terça-feira, 11 de agosto de 2009

Descaso da Prefeitura: o PSF da Granada está fechado.

Surpresa, indignação e descaso com a saúde. Estas foram as sensações que os moradores dos bairros Granada e Monjolinho tiveram ao deparar com as portas do Programa da Saúde da Família (PSF) fechadas, literalmente trancadas, com cadeado. Nenhum comunicado, nenhuma satisfação às pessoas assistidas pelo programa. Nenhum respeito.
O que a gente constata é o descompromisso da prefeitura com um Programa que vinha atendendo mais de 2.000 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. Importante frisar que estas equipes do PSF estabelecem vínculo com a população, gerando uma co-responsabilidade com os usuários e a comunidade - essência do PSF – através de ações que visam promover a saúde, a prevenção, a recuperação, a reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e a manutenção da saúde desta comunidade. O PSF em nossa cidade iniciou-se em 1999 e este processo tem envolvido profissionais, agentes de saúde que visitam famílias, como já foi dito, estabelecendo uma parceria, um vínculo entre eles.

Na última sessão da Câmara ouvimos do médico Sergio Ribeiro, líder do prefeito na Câmara, a lamentável notícia de que outro PSF será fechado... Nesta segunda, dia 17/8, às 17 horas, a Dra. Elisabete Hirakawa, chefe do departamento de saúde, estará na Câmara e entre várias perguntas que faremos, vamos indagar:
- Sobre o PS do Jardim Vitória, inaugurado ano passado e fechado desde o início do ano, por conta das trincas e dos defeitos da construção;
- Quais medidas a prefeitura está tomando para recuperar os recursos que Mairinque perdeu e que foram remetidos para São Roque para atendimento da maternidade;
- A questão da falta de medicamentos e, evidentemente, a estrutura do serviço de saúde mental que está sem médico psiquiatra, pois o último foi embora no mês passado.
Está passando da hora da prefeitura fazer uma autoanálise!

Um comentário:

  1. Déia, tive a grata oportunidade de vê-la discorrendo sobre o fato do fechamento do Programa de Saúde da Família e é muito gratificante pra nós, mairinquenses, sabermos que há pessoas como vc, comprometidas com o que realmente importa para os munícipes, neste triste caso, de fechar-se as portas para a saúde do povo. Meu voto está sendo muito bem representado por vc, aí na Câmara dos vereadores.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.