Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (01/02/2010) aponta que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial, subiu em pesquisa de intenção de voto e chegou a um empate técnico com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provável candidato da oposição. No principal cenário, Dilma alcança 27,8% da preferência em janeiro, contra 33,2% de Serra. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ficou com 11,9% e a senadora Marina Silva (PV-AC) tem 6,8%. Votos brancos e nulos somaram 10,5% e 9,9% não sabiam que candidato escolher.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 a 29 de janeiro com 2 mil entrevistados em 136 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro é o 1570/2010.
Em novembro do ano passado, última edição da pesquisa do instituto, Serra tinha 31,8% das intenções, Dilma ficava com 23,5% e Ciro Gomes, com 17,5% dos possíveis votos.
Em um cenário sem Ciro Gomes, Serra aparece com 40,7% das intenções de voto, Dilma, com 28,5% e Marina com 9,5% - 11,4% votariam branco ou nulo e 10% não sabem.
Num hipotético segundo turno entre Dilma e Serra, o governado ficaria com 44% das intenções e Dilma, com 28,2%. "O instituto considerou expressiva a subida de Dilma", afirmou Guedes, dizendo que em fevereiro de 2008, Serra teria 57,9% e Dilma, 9,2%. "Temos um quadro eleitoral diferente do que vínhamos tendo. Ela (Dilma) passa a ser uma candidata competitiva."
O diretor afirmou ainda que Serra e Dilma estão cada vez mais próximos e que a ministra parece estar "extrapolando" a transferência de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Me parece que Dilma Rousseff caminha para uma consolidação como candidata junto ao eleitorado", disse.
Dilma vence Serra na pesquisa espontânea
Levantamento CNT/Sensus divulgado hoje mostra que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela primeira vez ultrapassou numericamente o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na chamada pesquisa espontânea, na qual os entrevistados respondem livremente em quem vão votar, sem a apresentação de uma lista. Na pesquisa espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que não pode mais concorrer - lidera com 18,7% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 9,5%, e Serra, com 9,3%.
CNT/Sensus indica que 81,7% avaliam positivamente o presidente Lula
A avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantiveram estáveis em alta no mês de janeiro deste ano, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A aprovação da população brasileira ao governo do presidente Lula subiu de 70% em novembro para 71,4%. Já a avaliação positiva do presidente subiu de 78,9% em novembro para 81,7% este mês.
Em janeiro, a avaliação positiva do presidente Lula foi uma das maiores já registradas pela pesquisa CNT/Sensus desde que o presidente assumiu o cargo, em janeiro de 2003 --quando Lula obteve 83,6% de avaliação positiva.Em janeiro deste ano, somente 5,8% avaliaram o governo federal negativamente, enquanto 13,9% desaprovaram a maneira de Lula governar o país.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.