A Associação Contas Abertas apontou ontem (14) o Portal da Transparência do governo federal, administrado pela Controladoria Geral da União, como o site governamental que melhor informa a população sobre as contas públicas.
Entre os estados, o Índice de Transparência lançado pela entidade destacou os portais mantidos pelos governos de São Paulo e de Pernambuco. Ainda pela avaliação da associação, metade dos sites dos governos estaduais ficaram com pontuação inferior a 5, numa escala de 1 a dez.
O índice leva em consideração 110 itens, divididos em três tópicos: conteúdo; facilidade para navegação; e frequência de atualização e série histórica.
“O conteúdo equivale a 60% da pontuação global. Para obter boa nota, o portal precisa apresentar as informações sobre quem comprou, o que comprou, de quem, por quanto e para que foi comprado. A usabilidade, que significa disponibilizar informações de forma acessível e facilitar a interação, corresponde a 33% da pontuação global. E a atualização, juntamente com a série histórica, corresponde a 7%”, explicou o secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco.
Para ele, o que levou o Portal de Transparência do governo federal à liderança do ranking foi a experiência acumulada em sete anos. “Desde 2003, o Executivo já vem tomando a iniciativa de tornar mais transparentes suas contas. Essa experiência acabou refletida na melhor nota entre os avaliados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.