terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO SAMU CHEGA A MAIRINQUE

Esta vereadora votou a favor e foi aprovado o projeto incluindo Mairinque no sistema SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - cujo atendimento ao cidadão é feito pelo telefone 192.


Em 2010 estive junto com o vereador Teixeira na cidade de Tatuí quando o Governo Federal entregou centenas de ambulâncias para cidades com mais de 100mil habitantes. Meses depois, o Governo Federal anunciou um novo lote e desta vez as cidades do porte de Mairinque foram incluídas.


Vereador Teixeira e vereadora Déia na entrega das ambulância em Tatui

No mês passado foi enviado para a câmara de vereadores o projeto do executivo para a aprovação do convênio para o programa SAMU. Junto com meu voto, os vereadores aprovaram a autorização do convênio. Agora, aguardamos com muita expectativa a implementação do programa.

Obtivemos essa semana a informação de que uma ambulância do SAMU já está a disposição no município, no entanto, aguardamos informações oficiais sobre a situação atual e se vai começar a funcionar em abril desse ano, que é o prazo previsto.

PROGRAMA SAMU

O programa tem entre seus objetivos o de padronizar e dar mais dinâmica ao trabalho de atendimento emergencial na saúde, além de diminuir o custo operacional por parte dos municípios. O sistema de comunicação é por rádio e a padronização no atendimento é fundamental em caso de acidentes de grande gravidade.

sexta-feira, 25 de março de 2011

DIA DA ITUPARARANGA e o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

No dia 22 de março comemoramos o DIA DA ITUPARARANGA e o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

O Dia da Itupararanga foi criado através de Projeto de Lei de autoria da vereadora Déia. Esse projeto, aprovado em 2009 instituiu no município de Mairinque o dia 22 de março como o Dia da Itupararanga.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.


Quando falamos em comemoração desta data, nos referimos ao exercício de reflexão do que ela representa. Apesar de dois terços de o planeta Terra ser formado por água, somente cerca de 0, 008 %, do total dessa água é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

No caso de Itupararanga houve enorme degradação sofrida nos últimos 30 anos. Especulação imobiliária desenfreada, desmatamento das margens, agricultura extensiva no seu entorno e conseqüentemente uso de agrotóxico e extração da água para irrigação, estão entre as principais ações que contribuíram e contribuem para sua degradação.

 alunos durante palestras do Dia da Águia e Dia da Itupararanga

A represa de Itupararanga banha os municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Votorantim e Piedade. Além desses municípios é a principal abastecedora de água para o município de Sorocaba.

Uma lei de 1969 do então prefeito Arganauto Ortolani, instituiu a área da represa como ”zona de turismo e recreação”. Já foi um sinal da preocupação com a preservação da represa, pelo menos nos limites do nosso município.

Porém, durante anos a importância sócio-ambiental da represa foi relegada a um plano de abandono. Os municípios permitiram a degradação da represa sem avaliarem as conseqüências futuras. Só no final da década de 90, com a aprovação da lei que instituiu a área da represa como APA – Área de Proteção Ambiental, as ações para barrar sua degradação foram ganhando força.


Vereadora Déia com alunos da E.M. Gabriel Rocha

No último dia 22 estivemos participando e coordenando várias ações para debater o Dia da Itupararanga e o Dia Mundial da Água. Porém, duas atividades merecem destaques: um evento com alunos da E.M. "Gabriel Rocha", organizado pela escola em parceria com o PLENU – Instituto Plena Cidadania e Fundação Florestal e o ciclo de palestras promovidas pelo CEMEC – Centro Municipal de Educação e Cultura. Nessas duas atividades foi possível dialogar com crianças e jovens estudantes que serão os responsáveis pelo futuro da nossa sociedade.


leia mais: http://apaitupararanga2.blogspot.com/index.html#4778434678986100702

quinta-feira, 24 de março de 2011

Praça da Vila Sorocabana, em Mairinque, mais uma obra emperrada

 
praça em obras desde agosto do ano passado

A Reforma da Praça da Vila Sorocabana chama atenção pela demora, pois desde agosto de 2010 está em obras e além de comprometer o espaço público, expõe uma paisagem muito feia.

Recentemente foi promovida uma atividade para crianças, organizada por um comércio que se instalou nas imediações da praça. Houve um grande movimento de pessoas e ficou sensível os transtornos e a precariedade do espaço.

A praça é hoje um dos espaços públicos da cidade por onde mais circulam pesssoas. É um local onde acontece eventos e duas vezes por semana funciona feira-livre. É contornada por duas importantes avenidas e é uma área de muitos comércios e serviços.

Tenho esclarecido à população, que o contrato da reforma, cuja placa a prefeitura instalou na praça, é de uma parte dos serviços para atender as necessidades da população.

Vale ressaltar que não inclui nos serviços o tão esperado banheiro, que atenderiam principalmente a feira livre. Também não inclui brinquedos para as crianças, iluminação, sinalização e até obras de drenagem .


placa com o custo total da obra - R$150mil

Emendas de minha autoria foram aprovadas para o banheiro e semáforo que, junto com play ground e bancos vão, dar mais conforto, segurança e comodidade a população que transita naquele local. Cabe a prefeitura dar explicações sobre o porquê de tanta demora. Isso tem deixado comerciantes, feirantes e moradores dos arredores inconformados.



sexta-feira, 18 de março de 2011

LEMBRAM: vote num careca e leve dois

Palavras do, então candidato a presidente, Serra(PSDB):vote num careca e leve dois.
Aí o outro careca, José Roberto Arruda(DEM), a quem Serra se referia, foi pego enfiado em corrupção. Veja no que deu:

Arruda diz que ajudou líderes do DEM a captar dinheiro Segundo o ex-governador, dinheiro da quadrilha que atuava em Brasília alimentou campanhas de ex-colegas como José Agripino Maia e Demóstenes Torres.


Em entrevista a VEJA, o ex-governador parte para o contra-ataque contra ex-colegas de partido. Acusa-os de receber recursos da quadrilha que atuava no DF. E sugere que o dinheiro era ilegal. Entre os beneficiários estariam o atual presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), e o líder da legenda no Senado, Demóstenes Torres (GO).

A seguir, os principais trechos da entrevista:

O senhor é corrupto?
Infelizmente, joguei o jogo da política brasileira. As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso.

leia mais:

http://chicosantanna.wordpress.com/2011/03/17/pandora-arruda-diz-a-veja-que-ajudou-campanhas-de-lideres-do-dem-e-ate-de-cristovam/

quinta-feira, 17 de março de 2011

DIA 22/3 - CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA E DIA DA ITUPARARANGA(a nossa represa)


PROGRAMAÇÃO:

14h:10 às 14:20
Tema: APA(Área de Preservação Ambiental).

Engª Ildéia Maria de Souza
Autora da lei que instituiu o Dia da Itupararanga em 2009
Pós graduada em Saneamento Ambiental
Membro do Conselho Gestor da APA 2009/2011.

14:20 ás 15:00
Tema: O Dia Mundial da Água

Engª Agrônoma Vivian Delfino Motta
Profª do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo – www.cefetsp.br/edu/saoroque

15:00 às 15:20
Tema: Vazamento de água na rede pública

Rubens Minor Yamazack
Comerciante

A ÁGUA É UM BEM NATURAL, FINITO E O CONHECIMENTO É IMPRESCINDÍVEL PARA A PRESERVAÇÃO DA QUALIDADE E QUANTIDADE


LOCAL: CEMEC – CENTRO MUNICIPAL EDUCACIONAL E CULTURAL
                              (antigo cinema).


ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO www.cemecmairinque.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

8 De Março Dia Internacional das Mulheres!


Na tribuna da Câmara Municipal a vereadora Déia lembrou a importância de se celebrar data, historicamente marcada por um ato violento contra tecelãs de uma fábrica, na cidade de Nova York, em 1857. As tecelãs reivindicavam redução de 16 para 14 horas de jornada de trabalho. Os repressores atearam fogo no local e aproximadamente 130 mulheres morreram queimadas. A história registra que foram enrolados em tecido lilás todos os corpos e a partir daí a cor lilás foi adotada pelo o movimento feminista.

Leia trechos do pronunciamento da Vereadora Déia

... quero lembrar, também nesse momento em que nós mulheres estamos empenhadas na discussão da reforma política, pois precisamos avançar além do sistema de cotas que nos últimos anos possibilitou a maior participação das mulheres nos processos eleitorais, mas que ainda não garante eleição de mais mulheres. É só analisarmos os resultados das eleições proporcionais. Será preciso estabelecer o sistema de listas que garanta igual número de candidatas e candidatos, iguais condições de disputa dentro dos partidos, etc. ...

... há 74 anos a mulher conquistou o direito a voto e precisamos lembrar e saudar a Cidadã Bertha Lutz que nasceu em São Paulo, em 1894. É considerada a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, teve papel decisivo na conquista do voto feminino no país, que passou a vigorar, a partir de 1932, por decreto do Presidente Getúlio Vargas. Ela empenhou-se também na melhoria das condições de trabalho das mulheres. Como deputada federal, em 1936, defendeu igualdade salarial entre homens e mulheres, licença de três meses para a gestante e redução da jornada de trabalho, que era de 13 horas diárias na época. Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1976, aos 84 anos.


... temos que aprofundar o debate e refletir sobre o que falta para que a Lei Maria da Penha, lei que pune a Violência Contra as Mulheres, seja efetivamente implementada. Temos que nos preparar para fazer a defesa da lei na sua plenitude, pois já surgiram rumores de juristas que querem diminuir sua abrangência o que poderá significar mais violência e impunidade na agressão as mulheres...

... não posso deixar de lembrar que lutamos e conseguimos que em Mairinque a política pública de Planejamento Familiar se iniciasse em 2010....

... precisamos avançar, fortalecer nossa cidadania, lutar pelas nossas prioridades locais, lutar pela reabertura do hospital, reivindicar mais vagas em creche, lutar pela abertura do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial...

 
Durante esse mês de março a vereadora cumprirá uma extensa agenda de debates e palestras sobre o Dia Internacional da Mulher.

quarta-feira, 9 de março de 2011

MERENDA COM PRODUTOS DA NOSSA REGIÃO

30% DA MERENDA ESCOLAR SERÁ DE PRODUTOS COMPRADOS DE AGRICULTORES FAMILIARES NO MUNICÍPIO OU NA REGIÃO
Conforme estabelecido na Lei Federal 11947/09 as prefeituras deverão iniciar a compra de 30% da merenda escolar através da agricultura familiar local ou da região.

Em Mairinque, a prefeitura publicou no último dia 5/3/2011 o Edital do Chamamento Publico 7/2011 para o processo de seleção publica para aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar, que será através da contratação de grupos informais e formais da agricultura Familiar, tipo menor preço.

Essas compras são resultados de muita luta da Agricultura Familiar que, ao contrário do que muitos pensam, comparando com o agronegócio, empregam mais e produzem a maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Infelizmente a prefeitura de Mairinque não disponibiliza em seu site oficial nenhuma informação sobre o edital. Essa medida poderia ajudar na participação de possíveis concorrentes, assim como na informação da população em geral.


Prazos do edital:

Dia 21/3 – 14h – apresentação das propostas de habilitação e dos projetos de venda, e abertura das propostas relativas à habilitação;

Dia 22/3 – comunicação dos habilitados para apresentação de amostras;

Dia 28/3 – 9 ás 16h – recebimento das amostras para análise;

Dia 29/3 – comunicação daqueles que tiveram amostras rejeitadas;

Dias 30 /3 a 2/4 – período de recurso;

Dia 4/4 – 14h – abertura dos projetos habilitados

Dia 5/4 – divulgação dos resultados das análises.



A quem quiser participar ou acompanhar esse processo, a Prefeitura Municipal de Mairinque fica á Av. Lamartine Navarro, 514, centro, F: (11) 47188657 / 47082198

No site do Ministério do Desenvolvimento Agrário você terá todas as informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos através da agricultura familiar

htpp://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/alimentacaoescolar

sábado, 5 de março de 2011

Alckmin comprova que desgoverno Serra nada fez para conter enchentes

Blog Augusto da Fonseca
Desgovernador Alckmin demonstra que "Alaga São Paulo" é um fato
Como este modesto blog vem afirmando há dois anos, o desgoverno Serra nada fez para conter enchentes. E contou com a cumplicidade criminosa da Organizações SerrAlckmin (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) que sempre atribuiu às chuvas – e a Deus, portanto – os constantes alagamentos no Estado e na capital.


leia mais: http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/

quarta-feira, 2 de março de 2011

ENTREVISTA DA PRESIDENTA DILMA P/ ANA MARIA BRAGA

Rede Cegonha e aumento do Bolsa provam compromisso social

CENTRO DE HEMODIÁLISE PARA A REGIÃO


vereadora Déia com os técnicos da NESP

No último dia 28 de fevereiro, houve nova rodada de discussão sobre a implantação do Centro de Hemodiálise(CH) em São Roque. Nesse mesmo dia esteve visitando o prédio construído p/ funcionar o CH, representante do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – São Paulo(NESP), que fez a vistoria na edificação e a considerou em condições de atender o objetivo.

ENTENDA O CASO

O Governo Federal, em 2001, através do Fundo Nacional da Saúde, firmou convênio com a prefeitura de São Roque e disponibilizou um recurso de R$300mil e a prefeitura de São Roque R$ 145mil como contrapartida para a construção do prédio. A Irmandade Santa Casa de São Roque doou uma área ao lado do hospital, visto que para o funcionamento de um CH é necessário a disponibilidade de uma UTI. Embora a Irmandade não disponha de uma UTI, oferece condições para sua implantação.

As obras do prédio foram concluídas em 2006, portanto, há quatro anos. Com o prédio já pronto, agora as fases seguintes darão conta de equipá-lo e credenciar o serviço.
Porém, de lá para cá, tudo ficou parado, pois, segundo levantamento estimado, precisará de um aporte de R$ 2,5milhões para viabilizar o funcionamento do CH e segundo informação do Dr. Alexandre Marques Silveira - Diretor do Departamento de Saúde de São Roque, a prefeitura de São Roque não tem condições de arcar com esse recurso.

É importante ressaltar que nem a governo municipal que pleiteou o Centro de Hemodiálise e nem o governo federal que aprovou o convênio, isso em 2001, tiveram o devido cuidado com a elaboração de um projeto completo, ou seja, a sequência depois de concluída a construção do prédio: credenciamento, implantação, equipamentos, etc..

Diante dessa situação a vereadora Déia oficializou ao MS um pedido de informações sobre a atual situação do projeto do CH. Obteve como resposta a confirmação da conclusão da construção do prédio, porém, informou que até agora não foi solicitado credenciamento para funcionar o CH.

A partir daí, a vereadora Déia, juntamente com o vereador de São Roque, Júlio Mariano(PT), fizeram várias tratativas na busca de uma solução para a abertura do CH. Em janeiro foi feita uma reunião com a deputada Iara Bernardi, vereadora Déia, o vereador Júlio Marino, assessoria do Deputado Enio Tatto e representantes da Irmandade Santa Casa de São Roque, da prefeitura de São Roque e da sociedade civil. Nessa reunião foi proposto que a deputada Iara marcasse uma agenda com representantes do MS em São Paulo. Também tivemos a informação de que já que estava agendada a vistoria do prédio pelo NESP.


Na reunião da última segunda feira, aproveitando a vinda dos representantes do MS, foi marcada também uma reunião. Participaram da reunião vereadores de São Roque, Ibiúna e Mairinque. A ex deputada Iara Bernardi, assessor do deputado Estadual Enio Tatto, representantes do NESP, da prefeitura de São Roque, da Irmandade Santa Casa, do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e da sociedade civil

esq. p/ dir. ver. Eduardo(PT) Ibiuna, Dr. Ismael - sind. médicos, ver. Júlio(PT) São Roque; ver. Pedrão(PTB) Ibiuna, ver. Déia (PT) Mairinque e de costas Edivaldo - técnico da NESP

Segundo informação do Sr. Edvaldo, representante do NESP e responsável pela vistoria do prédio, caso o projeto não tenha continuidade, ou seja, não se implante o CH, a prefeitura de São Roque pode ser responsabilizada pela devolução dos recursos aplicados na construção do prédio.

Após a vistoria foi realizada uma reunião, onde todos os presentes foram unânimes na necessidade de se buscar um caminho para a abertura do CH, já que a abrangência de atendimento acolhe todas as cidades vizinhas. O número de pacientes das cidades de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Araçariguama e Alumínio passa de 150 pessoas.

Para a vereadora Déia, a abertura do Centro de Hemodiálise é uma questão de respeito à dignidade humana. “Além do desconforto do tratamento, os pacientes ainda têm que suportar viagens, as vezes longas, e horas de espera, pois há situações em que saem de madrugada e retornam somente a noite, por conta da logística de transporte”.

Dessa última reunião ficou deliberado que os representantes da prefeitura de São Roque vão agendar uma reunião com o Dr. João Márcio – diretor da Diretoria Regional de Sorocaba, prefeitos, vereadores das cidades envolvidas e o grupo que está empenhado nessa reivindicação, O objetivo dessa reunião é apurar a participação do Governo Estadual na perspectiva de implantar o tão sonhado CH na região.








terça-feira, 1 de março de 2011

Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres

A criação da Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres em 2003 foi um marco para o Brasil. Muito do Trabalho está registrado em publicações e no site da SEPM, totalmente disponíveis para professores, estudantes, enfim para quem quizer se informar. Há livros, pesquisas e vídeos que poderão ser utilizados, principalmente, nas escolas.


Ministra até 31 de dezembro de 2010, Nilcéia Freire deixa a SEPM que agora tem como Ministra Iryni Lopes e os desafios são enormes, mas vejo que uma discussão que esta há anos no congresso nacional terá que ser finalizada e a SEPM poderá ter papel decisivo: reconhecimento dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas, que ainda não têm direito ao FGTS.

Recomendo aos professores, professoras , estudantes, trabalhadores da Saúde e trabalhadores da Segurança – guarda municipal, políciaa militar e civil.

Tire um tempinho e leia o Memorial da Mulher Brasileira. Há um perfil completo dos municípios brasileiros também.

Alguns exemplares deixamos na Biblioteca Municipal.

Acesse:
http://www.sepm.gov.br/publicacoes-teste/publicacoes-2010