segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

Nós mulheres de todos os lugares do mundo caminhamos com bons passos na luta pelo fim da violência, da discriminação, do machismo e de todo tipo de conceito que fere nossa dignidade.

Por isso é um prazer partilhar os acontecimentos de luta das mulheres, seja onde for.

Esta acontecendo em Manila, capital das filipinas o 8o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres que reune 34 países, 80 mulheres.Nossas companheiras que representam o Brasil no Encontro estão enviando noticias, que estarão disponíveis todos os dias no site da MMM e no blog www.ofensivammm.blogspot.com . Esse encontro reúne 34 países, 80 mulheres, um só ideal!

Abaixo o relato da representante das mulheres brasileiras:

Como não podia deixar ser, o Encontro começou com toda a alegria e irreverência característica da MMM em todos os países.
Vivemos em um momento de crise, para muitas não é uma simples crise cíclica do capitalismo, é uma crise social, histórica, civilizatória.
Para outras, as mulheres vivem essas crises há séculos.

Depois de muito debate, apareceram quatro pontos gerais que fazem parte de nossa estratégia neste momento histórico:
1- Ser um movimento enraizado nas lutas locais com relações e estratégias internacionais.

2- Articulação das lutas em pontos comum, relacionados aos quatros eixos da Ação de 2010;

3- Construir experiências democráticas de auto-organização, de forma coletiva, onde todas possam contribuir.

4- Construção de alianças capazes de fortalecer a luta feminista em todos os espaços.

O dia terminou com uma "Noite da Solidariedade" onde cada país pode compartilhar um pouco de sua cultura.

Nós, do Brasil, fizemos uma pequena amostra da irreverência de nossa Batucada, que encantou a todas.

Você que está lendo este texto, não se esqueça de levar em consideração que aqui nas Filipinas são 10 horas a mais que no Brasil, por isso, pode haver alguma confusão nas datas das postagens.

 *Relato de Raquel Duarte, militante da MMM Brasil.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FORMATURA DO CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES

PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – PLP



Capacitando para a Cidadania


Hoje acontece a formatura da 6ª turma do curso de PLP realizado em Mairinque.

Nesses seis anos foram capacitadas mais de 130 mulheres para atuarem junto a comunidade no combate a discriminação e, principalmente, a violência contra as mulheres. As Promotoras Legais Populares ao se formarem, adquirem legitimidade para orientarem, aconselharem e fazer encaminhamentos necessários.



É uma enorme satisfação estar participando de mais uma formatura, pois fiz parte da coordenação nos três primeiros anos e me afastando após assumir o mandato de vereadora. Continuo acompanhando o curso, agora como parceira. Atualmente o curso é coordenado pelas companheiras Adriana, que está desde o início, e Marlene que fez o curso em 2009.

A solenidade é aberta a todos e todas, Compareça

 
No sábado acontece e eu estarei participando de um debate organizado pela juventude do PT.


Esse debate que será aberto para todo cidadão e cidadã que queira discutir políticas públicas para jovens. Na pauta está previsto a apresentação de um texto para reflexão e debate, escrito por uma companheira da juventude do PT.



Esse evento será na sede do PT que fica à Rua Luiz Matheus Maylask, 90 e terá início às 14hs.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FERIADO PRA LÁ DE PROLONGADO

Após um feriado, pra lá de prolongado, começamos o, já, final de semana com importantes atividades


Quinta feira acontece na Câmara Municipal de Mairinque um fórum de debate abordando a questão dos presídios e seus impactos nos municípios.

A Deputada Estadual Ana Perugini(PT), organizadora do evento, estará apresentando um projeto de sua autoria – PL 556/07 – que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo e que propõe compensação as cidades com unidades prisionais.

"Em 2009 apresentei e foi aprovado na câmara de vereadores um projeto proibindo a instalação de unidades prisionais em Mairinque."


Quando surgiram os rumores de que Mairinque seria “premiado” pelo governo do Estado a receber uma unidade prisional para 750 detentos, isto em 2009, iniciamos uma série de ações para barrar esse “presente de grego”. Em 2009 apresentei e foi aprovado na câmara de vereadores um projeto proibindo a instalação de unidades prisionais em Mairinque. Porém, os Governos tucanos, primeiro Serra e agora o governador Alckimim, não abriram nenhum canal de diálogo com a população.

 Diante destas circunstâncias é imprescindível a participação da comunidade


Na sexta feira, acontece a formatura da 6ª turma do curso de Promotoras Legais Populares de Mairinque. Esse curso, do qual já fui coordenadora e hoje coloco meu mandato como parceiro, tem como objetivo capacitar mulheres para atuarem a favor dos segmentos populares, com legitimidade e justiça, no combate diário à discriminação. Ao longo desses seis anos estiveram fazendo o curso alunas de Mairinque, São Roque, Alumínio, Araçariguama e Ibiúna.

Convido a todos e todas para presenciar a festa de formatura.


Por fim, no sábado estarei participando de um debate organizado pela juventude do PT.
Esse debate que será aberto para todo cidadão e cidadã que queira discutir políticas públicas para jovens. Na pauta está previsto a apresentação de um texto para reflexão e debate, escrito por uma companheira da juventude do PT.

Esse evento será na sede do PT que fica à Rua Luiz Matheus Maylask, 90 e terá início às 14hs.





sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SAÚDE: GOVERNO DILMA LANÇA PROGRAMAS "MLEHOR EM CASA" E "SOS EMERGÊNCIAS"

S.O.S. Emergências e Melhor em Casa vão atender 145 milhões de brasileiros que utilizam o SUS.


Sistema Único de Saúde (SUS) tem dois novos programas que visam ampliar o alcance e melhorar a qualidade do atendimento para os 145 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do sistema. A qualificação da gestão e do atendimento de urgência em 40 grandes hospitais do País é o objetivo do “S.O.S. Emergências”. Já a finalidade do “Melhor em Casa” é a ampliação do atendimento domiciliar no SUS. O lançamento dos dois programas foi nesta terça-feira (8).

http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=78265

terça-feira, 8 de novembro de 2011

IMPORTANTE AGENDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

QUESTÃO AMBIENTAL NA REGIÃO


Dia 10 de novembro as entidades, órgão do governo do Estado, companhias de água e esgoto e prefeituras se reunirão em Cerquilho para a última plenária de 2011 que reúne 34 cidades entre as quais esta Mairinque que formam a Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. O Comitê é conhecido pela sigla CBHSMT onde são discutidos problemas e projetos relacionados aos recursos hídricos que abastecem indústrias e movimentam empreendimentos agrícolas e de lazer e, portanto, mexe com as cidades.

O GOVERNO DO PSDB EMPURRA PRESÍDIO PARA MAIRINQUE

A questão do presídio será debatida por entidades de Mairinque, Associações de Moradores de Bairros de Sorocaba – Brigadeiro Tobias e Mato Dentro e pelo município de Itu.

Itu tem interesse em captar as águas do Ribeirão Piragibu para complementar a distribuição à sua população.

A nossa luta no CBHSMT tem sido pela recuperação do ribeirão. Na contra mão, o Piragibu será impactado pelo presídio que se somara a grande parte do esgoto de Mairinque e de Alumínio que são descarregados nesse ribeirão sem tratamento. No caso específico do Mato Dentro a importancia dessa água é para agricultura, pesqueiros e recreação.

Desde 2008 apresentamos as nossas argumentações no CBHSTM e continuamos cobrando os encaminhamentos.

DEPUTADA ANA PERUGINI(PT) FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MAIRINQUE PARA DISCUTIR PRESÍDIOS

A Deputada Ana Perugine(PT) presidirá a audiência pública(AP) que se realizará em Mairinque dia 17 de novembro – 19horas na Câmara Municipal.

Se manifestarão autoridades de municípios que já contam com presídio, a exemplo de Hortolândia, e que falarão dos problemas decorrentes dessas instalações.

Cidadãos e cidadãs de Mairinque, Alumínio, Sorocaba e de outros municípios afetados por presídios, assim como trabalhadores da Justiça e Segurança terão nessa AP oportunidade para se colocarem e clarearem essa discussão.

ÁGUA DE IBIÚNA PARA ABASTECER REGIÃO METROPOLITANA?!

Também será apreciado no dia 10/11 o parecer da Câmara técnica do CBHSMT que analisou o pedido da SABESP. Trata-se do Sistema São Lourenço que consistirá na retirada de água da Represa da Fumaça, localizada no sertão de Ibiúna, para ser transportada para ampliar o abastecimento de água das seguintes cidades operadas pela SABESP: Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Itapevi e Vargem Grande .

Esse projeto tem sido amplamente denunciado por ambientalistas e militantes do setor de recursos hídricos.

O governo do Estado alega estar precisando das águas de regiões distantes para abastecer as cidades da região metropolitana. Caso as metas da despoluição do Tietê tivessem sido atingidas pelos governos SERRA, ALCKMIM, projetos de mais 10 anos, onde foram investidos mais de 1,5 bilhão de dólares, certamente os mananciais da próprias RM dariam conta dessa demanada.

O FRACASSO DA GESTÃO TUCANA

Fica a pergunta: A crescer nos índices atuais quanto de água será necessário para atender essas cidades nos próximos anos?

A CETESB avaliou que mais de 90% dos pontos monitorados no trecho do Tietê na cidade de São Paulo estão em situação pior quando comparados com o início do projeto.

É ou não é um fracasso sócio-ambiental do Estado?. Sem despoluir o Tietê e buscando água cada vez mais longe e em maior quantidade esta estabelecido o caos. O trecho acima da nossa região, ou seja, o trecho do Alto Tietê que cruza a RM poluindo cada vez mais, precisa nesse momento dessa quantidade e quando será o próximo pedido?
A continuar a verticalização e ocupação desses municípios teremos água para todos? Não será a hora de se discutir restrições quanto á ocupação em áreas onde haja baixa oferta de água potável e até que outros manciais sejam recuperados?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DÉIA PARTICIPA DE ATO PELA CPI DAS EMENDAS



Na última sexta feira, a vereadora Déia esteve participando de ato público pela apuração do escândalo das emendas.


O que é o escândalo das emendas?

Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo(ALESP) estariam liberando emendas às prefeituras do interior e em troca desviavam recursos, recebiam propinas e surrupiavam o dinheiro público. Nessas operações de “venda de emendas” estão envolvidos deputados, prefeitos e vereadores, responsáveis por montarem o esquema. O esquema foi denunciado pelo deputado Roque Barbieri(PTB) que, segundo o deputado, envolve mais de 30% dos deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo.


 

Após essa grave denuncia surgiram outros fatos que denunciam o envolvimento do Secretário Estadual Bruno Covas e o Governo Alckmim. O governo tucano tem feito muita pressão para que não seja aberta uma CPI e nem que seja feita qualquer investigação sobre o caso. Prova disso foi a postura dos deputados da base governista no Conselho de Ética que aprovaram, na quarta feira passada, requerimento do deputado Campos Machado (PTB) para que a apuração das denúncias sobre a venda das emendas parlamentares seja feita pelo Ministério Público.

Segundo o líder do PT na ALESP, deputado Enio Tatto, essa é uma manobra e um golpe para que seja emperrada qualquer tipo de apuração pelos deputados.

 

Geninho, Déia e Deputado Hamilton

Para a vereadora Déia, investigar esse escândalo é fundamental para fortalecer ações por transparência na administração pública em todas as esferas de poder, pois nesse caso o esquema está sustentado principalmente nas prefeituras.

“São muitas emendas liberadas para as prefeituras e intermediada por vereadores e nem sempre estão acompanhadas da devida transparência tão cobrada pelo povo”, comentou Déia




Leia mais sobre o assunto