Apesar de datas simbólicas, como essa do dia 22 de março, serem canalizadas para um clima emocional e até mesmo romântico, principalmente quando direcionadas para jovens estudantes, acredito termos um saldo muito positivo. O fato de estabelecermos parceria com a comunidade estudantil, onde a comemoração extrapola a disciplina meramente cívica/professoral, alcançando um patamar político/social, já é positivo. Mas ver a comunidade interagindo e participando efetivamente é mais empolgante ainda, é um bom motivo de esperança.
Foi assim que senti quando fizemos a caminhada com os estudantes até a represa e foi assim que senti quando terminamos nosso dia de atividade junto com estudantes dando sua contribuição nas reflexões sobre o meio ambiente.
A última atividade aconteceu no CEMEC. Estava previsto uma apresentação de slides seguida de palestra, a ser proferida por mim. Pouco antes de começar, alunos do ensino médio da ETEC Mairinque me pediram para compartilhar minha apresentação com uma performace preparada por eles. Sem vacilar aceitei a proposta. Enfim, todos os presentes puderam acompanhar o trabalho dos alunos que de forma educativa fizeram suas reflexões, sem se preocupar com a presença de seus mestres professores, mas com a visão que o jovem tem quando se trata do futuro do meio ambiente.
Só posso dar parabéns a tudo que realizamos no dia 22, o Dia Mundial da Água e o Dia de Itupararanga.
Pouco antes de começar, alunos do """"ensino médio""""???? da ETEC Mairinque me """"pediram""""??? para compartilhar minha apresentação com uma performace preparada por eles.........
ResponderExcluir