sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E O DIA DE ITUPARARANGA

Ontem foi um dia de intensas ativdades educativas, de concientização e de cidadania focada nas reflexões do Dia da Água e do Dia de Itupararanga.

O Dia da Itupararanga foi criado através de um Projeto de Lei de minha autoria. Aprovado em 2009, o projeto se transormou na lei que instituiu no município de Mairinque o dia 22 de março como o Dia da Itupararanga.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.

Logo pela manhã participei de uma atividade, chamada de Caminhada Diagnóstica, junto com alunos da Escola Municipal Gabriel Rocha. Saimos da escola, que fica no bairro da Sebandilha, e fomos até a margem da represa. De frente para a represa pudemos contemplar a sua beleza e fazermos uma série de considerações e sugestões para o bom uso dessa dádiva da natureza. Daí o termo Caminhada diagnóstica.
 
Lá, os alunos acompanharam uma palestra com os ambientalistas Lucélia Ferrari e Davi Genesi, da ONG Grupo de Trabalho Ambiental (GTA) Jerivá, de Votorantim, junto com o vereador Chicão do Flora, a diretora Thais, a vice-diretora Tânia e a professora Regina.


Lucélia e Davi falaram sobre a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, sobre o Conselhor Gestor dessa APA e sobre a importância da represa para as comunidades ribeirinhas e para a população de toda a região, que utiliza da água da represa para consumo.
 
Esse evento foi coordenado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Mairinque, que tem a vereadora Déia como presidente e os vereadores Chicão do Flora e Dr. Arlindo como membros.
 
Após o almoço participei de um evento no Cemec, em parceria com a concessionária Saneaqua e às 16h proferi uma palestra para alunos do ensino médio da Escola Técnica e alunos da 8ª série da rede municipal.
 
"Foi um dia carregado de sonhos e espectativa para buscar um futuro  com qualidade para as próximas gerações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de participar do mandato, dê sua opnião.