segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DOCUMENTOS DA DITADURA MILITAR

Recebi um exemplar do livro Dossiê Ditadura - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil 1964-1985. O presente foi enviado pela escritora Maria Amélia Teles, vítima da Ditadura Militar que entre tantas atividades coordena o Curso Promotoras Legais Populares (PLP). Foi através do PLP que a conheci e todos os anos ela vem a Mairinque para a abertura do curso.

Entreguei o exemplar à Biblioteca Municipal, pois lá sei que estudantes e leitores poderão ter acesso ao doloroso assunto que marcou nossa história.

No início de janeiro de 2011, os Ministérios da Educação e da Justiça lançarão um CD-ROM sobre os mortos e desaparecidos da ditadura de 64, e enviarão a todas as escolas de ensino médio do país.

O livro foi editado pela imprensa Oficial do Estado em 2009 e o prefácio é de D. Paulo Evaristo Arns. Cito um trecho: “tocar nos corpos para machucá-los e matr. Tal foi a infeliz, pecaminosa e brutal função de funcionários do estado em nossa Pátria brasileira após o golpe de 1964. Este é um livro de dor. É um memorial de melancolias. Um livro que fere e machuca, mentes e corações. Um livro para fazer pensa e fazer mudar o que deve ainda ser mudado e pensado em favor da vida e da verdade...”

Outro importante material de pesquisa sobre esse período histórico, que preceisa ser do conhecimento dos estudadntes, é um vídeo da jovem jornalista de Sorocaba, Fernanda Ikedo, que há dois anos lançou um trabalho documentário sobre personagens de Sorocaba, que foram vítimas da Ditadura de 64. Entregaremos uma cópia à biblioteca.

Dilma promete honrar mulheres e cuidar dos “mais frágeis”

A presidente eleita Dilma Rousseff colocou as mulheres e os pobres no centro de seu discurso ao ser diplomada nesta sexta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Recebo este diploma com alegria e disposição para empenhar todo o meu esforço, para honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos”. Para ela, a eleição de 2010 “rompe preconceitos, desafia limites e enche de esperança um povo sofrido e de orgulho as mulheres brasileiras”.

Dilma afirmou ainda que cuidará da estabilidade econômica e do investimento, “tão necessários ao crescimento e ao emprego”. Na cerimônia, que também diplomou o vice-presidente, Michel Temer, a presidente discursou por cerca de sete minutos. “É uma imensa satisfação receber este diploma. É uma grande emoção, tanto do ponto de vista da minha trajetória política, quanto da minha situação como mulher brasileira”, disse.

Depois de Lula

O desafio de dar prosseguimento às políticas de Lula mereceu atenção especial. “Sei que há muitas expectativas, sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do presidente Lula”, discursou. “O povo experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia de levar um trabalhador à Presidência. Quanto orgulho temos nós, brasileiros, de ver um homem do povo conduzindo o País num momento de tão extraordinário avanço”, completou.

O presidente não pode participar da diplomação. Ele estava na 40ª. Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na qual transmitiu a presidência do bloco para Fernando Lugo, do Paraguai. Lula só chegou à noite para o coquetel oferecido aos diplomados no Itamaraty.

Michelle e Cristina

Ainda em Foz do Iguaçu mas atento ao que ocorria em Brasília, Lula comentou a conquista do poder pelas mulheres e disse que este fato já está mais do que reconhecido na América do Sul.

“A nossa companheira Michelle Bachelet (ex-presidente do Chile) terminou o seu mandato com 88% de aprovação”, mencionou. “E pelo que me consta, as últimas pesquisas da Argentina te dão [virando-se para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner] 70% de aprovação”, reparou. “Isso é um fato extraordinário. E a Dilma, antes de tomar posse, tem 62% de expectativa positiva. Se vocês cuidarem do país como cuidam das famílias, estarão maravilhosamente bem cuidados nossos países”, comparou.

Hillary na posse

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, vai representar os Estados Unidos na posse de Dilma, de acordo com o Itamaraty. Estarão presentes ainda, ao menos, nove chefes de Estado: Juan Manuel Santos (Colômbia), Hugo Chávez (Venezuela), Alan García (Peru), Evo Morales (Bolívia), José Mujica (Uruguai), Álvaro Colon (Guatemala), Sebástian Piñera (Chile), Maurício Funes (El Salvador) e Sékouba Konaté (Guiné Conacri).

O diploma

“Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas urnas em 31 de outubro de 2010, a candidata pela coligação ‘Para o Brasil Seguir Mudando’, Dilma Vana Rousseff, foi eleita presidente da República do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu-lhe o presente diploma, que a habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2011, nos termos da Constituição”.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ESCOLA DA GRANADA, ESCOLA PITANGUEIRAS, UNIFORME ESCOLAR E CRECHE COMO FICARÃO EM 2011?

Déia, Presidente Teixeira e Rosane (Diretora Depto. de Educação)
A Diretora do Departamento de Educação, gentilmente, atendeu nosso convite para uma reunião no último dia 7 de dezembro. Estavam presentes algumas lideranças de bairro. Insistimos em propostas que ao longo desses últimos dois anos, na Câmara, defendemos e encaminhamos ao prefeito.

É natural que ao final de um ano letivo, juntamente com a comunidade, façamos a cobrança daquilo que indicamos ao longo do período, decorrido o tempo suficiente para que muitas das propostas fossem concretizadas ou encaminhadas para acontecer no próximo início de ano letivo.

Sobre a construção de uma escola no bairro Pitangueiras para atender moradores de lá, do alto Cristal e do Vale da esperança, a Pastoral da Criança apresentou a lista de todas as crianças do ensino infantil e primeiras series do fundamental. Emendas de minha autoria aos orçamentos de 2009 e 2010 foram aprovadas por todos os vereadores, o terreno existe e a comunidade apóia o projeto. Cabe a prefeitura iniciar as obras. Essa construção até aliviaria a escola de Moreiras e quem sabe lá uma unidade de ensino período integral poderia ser instalada.

Sobre mais vagas em creche nossa proposição de adequação de cargo, criando o auxiliar de creche, exigência de ensino médio na sessão extraordinária de 15/12 será colocada em votação na Câmara. Cobramos o funcionamento da creche Granada que permanece fechada e voltamos à questão da indicação de adequações nos prédios das EMEI's da lagoinha e Vila Sorocabana para criar vagas de creche para o início de 2011. Assim como a locação de prédio no Jd. Vitória para creche.

A escola da Granada, infelizmente, depois de dois anos, permanece sem um prédio adequado e para o início de 2011 o que a prefeitura tem de certo é que a polícia militar será transferida para outro prédio, mas a escola continuará lá, pois apenas o terreno foi declarado de utilidade pública e até efetivar a construção há uma série de providências. Infelizmente, para a Granada, especificamente quem estuda na escola ao lado da Benedita Camargo Valêncio resta aguardar.

O terreno para a escola deverá ser no antigo Cenaturis, declarado de utilidade pública.

Sobre a compra do prédio do Tamura para acomodar a escola do bairro Terras de São José a sinalização foi positiva, mas também é outra comunidade que tem que aguardar a prefeitura encaminhar a compra e adequar o prédio.

Demonstramos à diretora, um a vez mais, como já tivemos a oportunidade de colocar pessoalmente ao prefeito que para 2011 faça as compras de uniformes escolares e materiais no município, impulsionando as confecções e o comércio com recursos de mais de 800mil(2010) reais e tão importante quanto, se evitaria os prejuízos à rede, cujos alunos receberam atrasados os matérias escolares em 2009 e no presente ano.

AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA DA ROCINHA É REGISTRADO NO RIO DE JANEIRO

No final de novembro foi registrado, junto ao Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis, o Auto de Demarcação Urbanística de parte da favela da Rocinha (RJ), onde existem cerca de 5 mil domicílios. Trata-se de um marco para a regularização fundiária no Brasil, com o início do processo de implantação dos novos instrumentos criados pela Lei 11.977/2009, que regulamentou o Programa Minha Casa, Minha Vida e a regularização fundiária de assentamentos em áreas urbanas.

O Ministério das Cidades, criado em 2003 pelo presidente LULA, e o Ministério da Justiça vêm desde 2006 apoiando as atividades que culminaram com essa demarcação urbanística. A Rocinha é a primeira favela a ter o Auto de Demarcação Urbanística averbado. Esta iniciativa possibilitará o registro do projeto de legalização do parcelamento da área, e a emissão dos títulos de legitimação da posse que serão concedidos aos moradores.

Vitória dos Movimentos Populares, Acadêmicos, Juristas e tantos da luta desde a década de 60 do século passado! Li em algum lugar, que as primeiras favelas no Rio de Janeiro se formaram a partir de pequenos núcleos de familiares de soldados pobres, muitos doentes que voltaram da guerra de Canudos, quais o exército não deu assistência. Como a promessa feita a muitos deles não foi cumprida, ou seja, de que se voltassem vitoriosos seriam gratificados, sem lugar para morar foram para os morros e ergueram barracos sob grandes faveleiros (árvores).

Mais do que justo esses títulos de imóveis, mesmo que tanto tempo depois!

Marcha Mundial das Mulheres

Mulheres do Mundo todo em Marcha até que todas sejam livres! 2011 será o ano da Marcha das Margaridas, a mobilização e organização já começou no Brasil. Acompanhe o movimento pelo mundo e no Brasil www.blogspot.com/ e www.sof.org.br.

A meta é reunir 100 mil mulheres em Brasília lutando por igualdade e autonomia. Estamos mais uma vez desafiadas a demonstrar a força e organização das mulheres.

Temos 2011 razões para Marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, liberdade e igualdade.

Marcha Mundial das Mulheres

Sem atender, privatista Goldman propõe ‘venda’ de leitos do SUS

São 16 anos à frente do governo de São Paulo, o estado mais rico do Brasil e apresenta essa “venda“. Amanhã (15/12), o projeto que esta na Assembléia Legislativa será o tema da manifestação de representantes do setor médico.

O governador Goldman (PSDB) enviou esse PLC 45/10, que trata da venda de serviços do SUS para planos de saúde e particulares. Justifica de que a manutenção dos hospitais públicos é muita cara, o governo quer autorizar o uso de até 25% dos leitos da rede estadual pelas empresas de medicina de grupo. A administração destes leitos seria de responsabilidade das Organizações Sociais, que já recebem grande parte da verba do setor em São Paulo.

Veja a opinião dos representantes da saúde que esta no site da assembléia:

"É desnecessária a aprovação do PLC, pois já existe a Lei 9058 de 1994, que trata do reembolso de valores correspondentes a seguro-saúde de beneficiários atendidos gratuitamente na rede pública. Bastaria que essa lei fosse aplicada. Além disso, a Assembleia aprovou anteriormente um projeto com esta proposta, que foi vetado por razões eleitorais.” - Fausto Figueira, médico e deputado petista, presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa

“Há um equívoco básico no projeto: não podemos tratar uma patologia com um remédio fatal. Faltam recursos no sistema de Saúde, mas não iremos resolver o problema, diferenciando os pacientes que não têm convênio. Eles não podem ser tratados como cidadãos de segunda categoria. Isso fere o princípio da equidade, estabelecido pelo SUS.” - Maria do Carmo Cabral Carpintero, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

“Faltam leitos na rede pública. Não podemos vendê-los. Embora a dupla porta não esteja prevista na lei, sabemos que na prática haverá duas filas para o atendimento nos hospitais públicos: dos pacientes do SUS e dos que têm plano de saúde. A solução para o setor está em aumentar os investimentos e melhorar a gestão do sistema público.” - Renato Azevedo Júnior, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo

“Estão privatizando o SUS em São Paulo. O projeto é inconstitucional, beneficia apenas empresários e instituições financeiras e vai aumentar ainda mais a espera por exames e procedimentos.” - Moacir Miniussi Bertolino Neto, representante do Conselho Regional de

“Não há como regulamentar essa separação de leitos ou dizer a uma pessoa doente que ela ficou além da cota prevista pelo projeto. Isso é um crime. A proposta de privatização dos leitos antes que Alckmin assuma o Governo demonstra o interesse econômico e político do projeto.” - Benedito Augusto de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde (SindSaúde)

“Faltam vagas para os pacientes do SUS em São Paulo, seja para internação ou exames. Não dá para pensar em qualquer proposta que possa reduzir ainda mais a oferta.” - Maria Ademilda Mastelar, do Conselho Estadual de Saúde (do setor usuário)

Essa privatização é a linha política do PSDB, que não aplica em saúde pública. Em Mairinque, viraram as costas para a BHM sabendo que isso afeta e prejudica, principalmente, os cidadãos de baixa renda.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca resiste ao avanço da cidade
Acompanhamos o desenrolar do caso do Parque da Água Branca, o desfecho no mostra que ainda vale a pena lutar!

Vejam:

A Justiça suspendeu a execução do contrato da obra de reforma dos Pergolados, O Conpresp não autorizou a reforma dos Pergolados, pois desrespeita o tombamento, O Ministério Público indica as irregularidades nas demais obras realizadas no Parque da Água Branca pelo FUSSESP, Secretaria de Agricultura e DAEE.

Leia detalhes destas notícias e conquistas, que só foram possíveis com a sua contribuição na defesa do Parque da Água Branca, no link:


Desfecho noticiado nos dias 7 e 8 de dezembro, nos jornais Folha de SP, Estadão, Metro, Metrô News, Rádio CBN, Jornal da Gazeta/TV Gazeta e Blog do Nassif...

Movimento SOS Parque da Água Branca

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prefeitura abriu certame para buscar interessado no prédio D’Oro!

Doação de áreas para indústrias, comércio e serviços são feitas a partir de projetos elaborados pela prefeitura e que depois seguem para aprovação da Câmara, conforme determinação da lei municipal que pode ser conferida no site http://www.camaramk.com.br/.

Quando o bem público é imóvel, prédio ou terreno revertido por ação judicial, casos como da antiga empresa D’Oro, Prink entre outras que após falência ficaram fechadas anos e anos a regra passou a ser outra. Em 2008, Lei do Chefe do Executivo

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

10 anos do Parque do Horto teve merecida comemoração na Câmara Municipal

No último dia 29/11, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mairinque, que tem como presidenta a vereadora Déia, celebrou os 10 anos da criação do Parque Municipal do Horto Florestal Antonio Anselmo, com um evento que vem enaltecer ainda mais o seu valor e importância. 

MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES

Temos observado que muito micro empreendedor – cabeleireira, sacoleira, costureira, etc – estão se cadastrando no MEI - sistema do Micro Empreendedor Individual. Aqui em Mairinque, mais 150 já se cadastraram e esse número é cerca de 6% do estimado. Cadastrado o empreendedor tem acesso á previdência e outros benefícios.

O mandato da veredaora Déia, já agendou para janeiro com o SEBRAE um evento na Câmara para esclarecimentos aos micros e pequenos empreendedores, sendo que a Vereadora elaborou uma minuta do Projeto de Lei baseado na Lei Geral dos Municípios, que deverá ser protocolada após discussão com entidades.

Esse P.L. deve sinalizar todas as facilidades para abertura e fechamento de pequenos negócios e incentivos e descontos de taxas.

SEMANA DECISIVA PARA RECURSOS ESTADUAIS

Na audiência pública defendemos os interesses de Mairinque, principalmente recurso para asfaltar a estrada que liga o centro de Mairinque ao bairro de D. Catarina, entre outros pedidos de emendas. Infelizmente, o Estado demora muito a liberar o recurso das emendas, veja o caso do carro da APAE, emenda do deputado Enio Tatto (PT) que desde o início de 2010 é aguardado.

ORÇAMENTO 2011

Os deputados petistas, Adriano Diogo e Enio Tatto, defenderam transparência e ampliação das emendas apresentadas pelos parlamentares, para atender reivindicações da população como verbas para Santas Casas, APAES e outras unidades hospitalares. A receita fixada e a despesa do Estado de SP para o próximo ano ficou em: R$ 140.673.564.343 bilhões. Apesar do porte dos recursos, a Assembléia não tem sub-relatoria para o Orçamento, como na Câmara Federal, e, por isso, um parlamentar é responsável pelo parecer final, que inclui as 11.119 emendas. No ano passado, por exemplo, o Orçamento de R$ 125,5 bilhões teve apenas 0,13% do seu valor, aproximadamente R$ 170 milhões, empenhados em emendas propostas pela Assembleia Legislativa. “Em 2010, o governo já vai arrecadar todo o valor do orçamento estipulado para o próximo ano. Então, “temos que fazer um esforço político para atender de forma transparente as emendas apresentadas pelos parlamentares”, disse o deputado Enio Tatto. A Bancada do PT é idealizadora das audiências regionais para debater com a população as áreas com maior urgência de investimentos.

Minha Casa Minha Vida novidades para 2011

No próximo ano, a segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terá novas regras para a produção de dois milhões de moradias que serão oferecidas pelo programa do Governo Federal. Serão priorizadas, nessa nova fase, as famílias de menor renda, onde se concentra o déficit habitacional de 5,6 milhões de moradias. De acordo com o Ministério das Cidades, o programa surpreendeu com a superação das metas na faixa de menor renda na maioria dos estados, demonstrando ser possível contar com o setor privado para atender a essa faixa da população. A partir de 2011 a previsão habitacional em obras do PAC, segundo o ministério, será executada com recursos do MCMV.

Também ficou estabelecido que imóvel em processo de desapropriação em assentamentos precários e comunidades de baixa renda poderão ser adquirido, assim como os direitos reais de uso e posse, pelos beneficiários do programa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desperdício de pratimônio público

A empresa Hospitécnica Comércio Médico Hospitalar LTDA, solicitou doação área de 15.000m2 e os encaminhamentos da prefeitura culminaram num projeto de doação de 31.770,86m2, no distrito industrial da Estrada Sertanejo. O fato de a prefeitura indicar doação de área duas vezes maior que a solicitada, culminou na apresentação de emenda da vereadora Déia alterando a área doada para 15 mil metros quadrados.

A argumentação pela emenda foi no sentido de que o restante da área fosse doado para outras indústrias na medida em que um acesso tornasse isso possível.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Horto de Mairinque - 10 Anos

(clique para ampliar)
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mairinque vai celebrar os 10 anos da Criação do Parque Ambiental do Horto Florestal Antonio Anselmo, em 29 de novembro próximo, às 19 horas, na Câmara Municipal. A Lei 2318/2000 foi de iniciativa popular, e a partir de um movimento chamado Horto Vivo elaborou um projeto de lei criando o Parque e 1802 eleitores e eleitoras de Mairinque subscreveram o PL, que protocolado na Câmara foi aprovado por todos os vereadores. Foi a primeira e única iniciativa popular da Câmara de Mairinque, e o veto do Prefeito, da época, foi derrubado pela Câmara. Essa iniciativa popular está prevista na Lei Orgânica do Município de Mairinque.

Um Parque Municipal é uma unidade de conservação, assim como os parques nacionais, as florestas conhecidas como UC. A área de Proteção Ambiental de Itupararanga (APA) também é uma UC. A Câmara aprovou recentemente indicação para que a prefeitura cadastre o nosso parque no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - Lei Federal rege tudo o que pode e não pode fazer em uma UC.

Horto Florestal de Mairinque, nosso pulmão natural!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CÂMARA DERRUBA VETO DO PREFEITO

Na semana passada entrou na câmara o veto n° 01/2010 do prefeito Denis, ao Projeto de Lei 14/2010-L da vereadora Déia.

Esse projeto de lei dispõe sobre a Coleta Seletiva Solidária e foi aprovado de forma unânime pelos vereadores e vereadoras, porém, o prefeito Denis apresentou veto na totalidade do projeto. Diante dessa situação, o veto do prefeito precisou passar pela deliberação da Câmara de Vereadores.

Argumentando contra o veto, Déia relembrou que há exatos dez anos um veto do prefeito da época, ao projeto de iniciativa popular que criou o Parque Municipal do Horto Florestal, foi derrubado e isso foi importante para continuarmos a luta em defesa daquele patrimônio. “Com as políticas ambientais impostas nos últimos anos em Mairinque, imaginem o que seria do Horto Florestal se não tivesse esse instrumento de defesa”, indagou a vereadora

Felizmente os vereadores compreenderam o alcance do projeto, tanto do ponto de vista socioambiental como do ponto de vista econômico e novamente, em votação unânime, a Câmara derrubou o veto do prefeito e agora o projeto de Coleta Seletiva Solidária aguarda a promulgação por parte da Presidência da Câmara.

Para a vereadora Déia a derrubada do veto é uma grande vitória na luta pela recuperação, preservação e conscientização do meio ambiente, além de proporcionar a possibilidade de fonte de renda parta muitos trabalhadores e trabalhadoras de Mairinque.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CURSO DE SAÚDE INTEGRAL E AGROECOLOGIA

O Curso de Saúde Integral e Agroecologia é dedicado a um público livre, interessado em conhecer abordagens complementares essenciais de saúde e agricultura, integradas com o meio ambiente.
O curso constitui-se de 4 módulos/meses e os conteúdos do mesmo fazem parte do Curso de Ecologia Profunda (16 módulos), oferecido pela Associação Ipê.

Alguns tópicos abordados são:
- Saúde Integral: sistemas tradicionais de cura, cura interior, medicina indígena, fitoterapia, homeopatia, medicina antroposófica, terapia floral, medicina chinesa, ayurvédica, ho’oponopono, alimentação consciente, tipos de alimentação: vegetarianismo, eterovorismo;
- Agroecologia: agricultura e meio ambiente, perigos da agricultura convencional, interferentes endócrinos, agrofloresta, agricultura orgânica, biodinâmica, permacultura, agricultura ecológica;

Câmara Realiza Audiência Pública

No último dia 09 deste mês, a Comissão de Orçamento e Finanças, presidida pela Vereadora Déia e que tem como membros os Vereadores Prof. Alex e Geovana Souto, realizou audiência pública para discutir orçamento municipal de 2011, cujo projeto Nº 51/10, foi apresentado pelo prefeito, conforme determina a lei.

Além dos membros da Comissão também estiveram presentes o presidente da casa, vereador Teixeira e o Vereador Jorginho.

A Vereadora Déia presidiu a audiência, que contou com a participação de mais de 15 entidades da sociedade civil além de munícipes que trouxeram sugestões e reivindicações para serem incluídas no orçamento.

O Orçamento previsto para 2011, conforme projeto, é de R$ 96.782.397,02. Segundo Déia é um orçamento maior do que muitas cidades da nossa região com características e população semelhantes a nossa. “Portanto, pode-se considerar um bom orçamento”, afirmou a vereadora.

Entre as reivindicações feitas pelos presentes estão as necessidades de construção de escolas, pavimentação, atendimento a saúde e melhorias básicas, principalmente na região do bairro Pitangueiras. Também foram feitas reivindicações para coleta seletiva do lixo, recuperação ambiental, entre outras.

A avaliação da Vereadora, em relação a Audiência, foi muito positiva tanto pela participação de entidades organizadas e população em geral como pelo nível dos debates e discussões. “Foi uma das audiências com maior participação da população e isso qualifica o trabalho da Comissão de Orçamento e Finanças” concluiu a vereadora Déia.

Para maiores informações e acompanhar na íntegra, acesse o site da Câmara e clique no vídeo Audiência 9/11: http://www.tvcamaraaovivo.com/01/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cursos gratuitos - Instituto Federal

Cursos gratuitos - O nosso IFSP - Instituto Federal de Educação, unidade São Roque abre inscrições para o vestibular 2011

Técnico Agronegócio e Agroindústria (40 vagas cada)

Licenciatura em Ciências Biológicas - primeiro curso superior gratuito da região (80 vagas)

Os cursos técnicos são no período da noite e o pré-requisito é ter concluído o 1º ano do ensino médio. Para o curso superior de Licenciatura, 40 vagas no período da tarde e outras 40 no período noturno, sendo metade das vagas preenchidas pelos candidatos do vestibular e a outra metade pelos candidatos oriundos do ENEM.

SERVIÇOS

- Inscrições: site www.vestibularifsp.com.br, de 05 a 19 de novembro de 2010 (até às 15h ).
- Isenção de pagamento: para solicitar a isenção, o candidato deverá preencher integralmente a ficha de inscrição de 05 a 19 de novembro de 2010 (até às 15h).
- Valor: ensino superior R$ 50, técnico concomitante ou subseqüente R$ 20. A quantia deverá ser paga no período de 5 a 19 de novembro de 2010.

- Prova: 19 de dezembro de 2010.

- SiSU: os candidatos que optarem pelo ingresso por meio do SiSU deverão se inscrever nas datas e em endereço eletrônico a serem informados pelo Ministério da Educação – MEC.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o endereço eletrônico http://www.vestibularifsp.com.br/, no link “Fale Conosco”, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com a Central de Informações ao
Candidato pelos telefones: (11) 3471-6127 Capital e Grande São Paulo ou 0800-7227227 (demais localidades).


Leia mais sobre o IFSP São Roque:

Ensino Técnico e a Sustentabilidade, clique aqui.
Curso Gratuito da Região, clique aqui.
Inauguração Instituto Federal em São Roque, clique aqui.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ações positivas para as Mulheres!

PLANEJAMENTO FAMILIAR

O planejamento Familiar como conjunto de ações voltadas para a saúde da Mulher esta disponível na Rede Básica de Saúde de Mairinque. Nosso reconhecimento a profissionais que no conselho de Saúde e na própria Rede Básica lutaram para isso. São anos de espera pela implantação desse Direito garantido no artigo 226 da constituição Federal e na Lei Federal 9663 de 1996.

São disponibilizados métodos contraceptivos naturais, entrega de preservativos, DIU, anticoncepcionais e laqueadura. Tudo conforme as Normas do Ministério da Saúde. O fluxograma de atendimento e o Protocolo adotado pela prefeitura através da equipe técnica formada pelos profissionais: Dr. Frank A. Miyanara, Urologista Felice Durante, Enfermeiro Rafael Lelis Andrade, Psicóloga Tatiana de G. Rocha e Assistente Social Jacqueline de Fátima , esta disponível no site da Câmara http://www.camaramk.com.br/ - acesse e na relação do lado esquerdo da tela clique em sessões, depois em expediente da 75ª sessão ordinária de 01/9/2010.

CÂMARA APROVA RECURSO PARA ABRIGO

Já vigora a Lei que autorizou a prefeitura firmar convênio com a Casa Abrigo para mulheres vitimadas de violência. Essa estrutura visa abrigar as mulheres que sob ameaças, maltratos, violências são obrigadas a sair do lar e com os filhos permanecerem em locais sob proteção e fora do alcance do agressor.

"São ações positivas implementadas pela prefeitura. Foram compromissos do mandato a partir da reivindicação das mulheres. Fizemos emendas garantindo recurso e contamos com o apoio da Câmara" afirmei durante a Sessão Ordinária.

ESCOLAS ESTÃO RECEBENDO OS COMPUTADORES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


Conferi com muita alegria os 16 computadores para cada escola municipal de ensino fundamental. Algumas escolas estão adquando os espaços e todas estão aguardando a vinda dos técnicos para ligarem e orientarem o uso dos computadores.

Interessante que os pais saibam disso visitem essas salas porque essa é uma oportunidade de melhora na qualidade do ensino que sabemos que vai muito além da informática, mas ferramenta fundamental para o ensino.

MUITOS TORCEM O NARIZ QUANDO FALAM EM SOFTWARE LIVRE SAIBA DO QUE SE TRATA!

Muitas vezes, ao falarmos de software livre em alguns ambientes, as pessoas torcem o nariz. E na escola isso não é diferente. Definições como “difícil”, “voltado para técnicos” ou “foi feito para programadores” são comumente associadas ao software livre. Assim, não é de se estranhar que a simples menção de se adotar esses softwares em escolas provoque calafrios e destrua o sono de muitos professores. Entretanto existe muita confusão, tanto nessas definições quanto nos motivos de temor por parte das pessoas. O software livre hoje é não só uma opção viável para uso em ambientes educacionais como também a única eticamente aceitável. O texto abaixo é de uma comunidade que divulga o Software livre e quero socializar com voces:

Em primeiro lugar, algumas considerações, para quem ainda tem dúvidas sobre o assunto. O software livre é um contraponto aos softwares proprietários. Estes, como o nome indica, são propriedade de alguém – uma pessoa ou uma empresa – e não podem ser alterados por outros que não seus proprietários. Ou seja, você o utiliza do jeito que ele é sem poder mudar nada. Isso significa que se o software apresentar qualquer problema, você tem que esperar que seu desenvolvedor o conserte. Mesmo que você saiba a solução, não pode tocar no produto. Além disso, as maiorias dos softwares proprietários possuem diversos níveis de restrição de distribuição. Alguns podem ser distribuídos somente pelos seus produtores, através do comércio de suas licenças. Outros até são distribuídos gratuitamente, mas mesmo essa distribuição pode possuir regras restritivas – como, por exemplo, terem seu uso vetado em determinados países. E aqui é bom destacar uma distinção: software gratuito não é sinônimo de software livre. Existem muitos programas que são gratuitos e proprietários. Para ser considerado livre, o software tem que atender a quatro premissas básicas: não possuir nenhuma restrição de uso (nem técnica nem geográfica), ter o seu código-fonte disponibilizado e permitir a alteração e a distribuição desse código.

Outra distinção importante é que software livre também não é sinônimo de GNU/Linux (ou Linux, como é, erroneamente, mais conhecido). O GNU/Linux é um sistema operacional e um dos mais famosos softwares livres. Mas não é o único exemplo. Além disso, nem todo software livre precisa do GNU/Linux para funcionar. Existem vários programas que funcionam sob sistemas proprietários, como o Microsoft Windows ou o MacOS da Apple (o navegador Firefox e o pacote de escritório BrOffice.org são dois exemplos, entre muitos outros).

MAS AÍ VEM A PERGUNTA: POR QUE MUDAR?

Se a maioria das pessoas já utiliza determinado produto, não seria muito mais fácil continuar com o que já existe? Bom, nesse caso, temos que ampliar a discussão para o fato de que as tecnologias, assim como qualquer outra atividade humana, possuem uma ideologia, uma intenção. Ao adotarmos um software que não pode ser livremente manipulado, mas somente utilizado, estamos trabalhando em uma lógica de “software para consumo”. Ou seja, você o adquire, utiliza para aquilo que ele foi planejado e, caso ele não atenda suas expectativas, você adquire outro (ou abre mão do seu uso). Sua interação com o software é passiva: você o utiliza e pronto, nada além disso. Até mesmo alterações mínimas, como a sua tradução, são vetadas. Por fim, todo o conhecimento relativo ao software proprietário pertence à empresa que o desenvolveu. Por exemplo, se duas pessoas pretendem produzir, cada uma, um software proprietário para edição de música, ambas terão que partir do zero e produzir trabalhos independentes (com uma duplicação de esforços), pois a natureza do seu licenciamento impede que elas troquem informações sobre seu trabalho.

Já o software livre, pelas suas características, pode ser livremente manipulado. Para um adolescente, uma criança isso por si só já é estimulante. Assim sai-se de uma lógica de consumo (unilateral) para uma lógica “interativa” (bi ou mesmo multilateral). É comum alguns softwares livres envolverem, em seu desenvolvimento, dezenas, centenas ou até mesmo milhares de colaboradores, espalhados pelo mundo inteiro. Com isso, ele e capaz de atingir um número maior de expectativas e formas de uso, pois pode ser adaptável a cada uma delas. O botão de “Salvar” não está no lugar que você gostaria? Mude-o! A tradução possui um erro? Corrija-a! Essas são algumas possibilidades de interação com o software livre. Ainda nessa lógica de manipulação do código – e usando o exemplo apresentado acima – dois desenvolvedores que trabalhem com software livre podem produzir produtos distintos com muito menos esforço, uma vez que eles podem trocar trechos de código entre si, o que economiza esforço de desenvolvimento. O trabalho passa a ser dividido entre os dois.

Em relação à produção do conhecimento, a distinção entre o software livre e o proprietário é ainda mais significativa. Todo conhecimento produzido com e pelo software proprietário pertence ao seu desenvolvedor. Já o produzido pelo software livre pertence, literalmente, ao mundo. Toda tecnologia desenvolvida sob um licenciamento livre pode ser reutilizada por qualquer pessoa do planeta para ser melhorada ou incorporada a outras tecnologias – que, obrigatoriamente, também tornam-se livres. Isso garante o avanço tecnológico da humanidade como um todo e não somente de determinados grupos/países/empresas.

Com tudo isso percebe-se que o software livre possui uma forte carga ideológica, que tem muito a ver o ideal das escolas, que é a formação de cidadão críticos e atuantes. Isso porque o software livre estimula a solidariedade, através do seu compartilhamento de código, o engajamento em projetos, através do seu desenvolvimento distribuído, e o respeito às diferenças, ao não fazer distinção das suas formas de uso. Além disso, como o software livre é distribuído livremente, torna-se financeiramente viável a produção de laboratórios de informática. Isso porque, muitas vezes, o custo necessário para a aquisição somente das licenças de uso dos softwares proprietários é o equivalente ao de um computador novo. Ou seja, pode-se utilizar o dinheiro que seria gasto na aquisição de softwares proprietários para comprar mais equipamentos para a escola.

Por fim, existe uma grande variedade de softwares livres para as diversas áreas do conhecimento. Um bom local de consulta da lista de programas disponíveis é o Projeto Classe. Além dele, outra referência é o Projeto Software Livre Educacional. Esse grupo tem por objetivo documentar e traduzir softwares livres voltados para a área educacional. Ele está aberto à participação de voluntários, especialmente pessoas da área educacional.

Portanto, se você quer defender uma educação ética e de qualidade, que tal começar divulgando e defendendo o software livre? Ou ainda faltam motivos pra isso?
(Fonte: Blog Trezentos)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Divulgação: Comédia "Cala a boca, Etelvina!"

O Grupo THEATRON-MK esta de volta com a comédia"Cala a boca, Etelvina!"

Dirigida pelo querido Giovani Huggler. Não percam - espetáculos dias 6, 7, 14 e 15 de Novembro às 20hs.

Escola Lellis Ito - Mairinque

Classificação Livre

Entrada Franca





(clique para ampliar)

Votação de Dilma em Mairinque

É com imenso orgulho e satisfação que divulgamos os números conquistados, por todo trabalho desenvolvido em nossa cidade, por esta Vereadora e por todos os outros membros do Diretório Municipal do PT em Mairinque, que a PresidentA eleita, Dilma Rousseff venceu no 1º e 2º turno nestas eleições.

Segue abaixo os quadros, clique para ampliar:


Prefeito Veta Projeto de Coleta Seletiva

CAR@S:

O Projeto de lei que dispõe sobre a coleta seletiva solidária foi aprovado pela Câmara de Mairinque por todos os Vereadores e Vereadoras, mas hoje 03/11 a Câmara apreciará o Veto do Prefeito.

Solicitamos a todos que compareçam à Câmara para que possamos conseguir derrubar tal VETO.

Há exatos dez anos um veto do prefeito da época, ao projeto de iniciativa popular que criou o Parque Municipal do Horto Florestal foi derrubado e, hoje a questão ambiental local se faz presente e contamos com seu importante apoio.

Mairinque tem 46 mil habitantes, exporta lixo para um aterro de outro município desde a interdição definitiva da CETESB ao Lixão de Mairinque que, cuja gestão pela prefeitura era inadequada. Sequer iniciou a prefeitura a recuperação ambiental. Como a coleta seletiva é somente a iniciativa de catadores e não uma política pública, gasta-se milhões de reais por ano com a limpeza pública e a prefeitura não implanta coleta seletiva.

Há dezenas de catadores, associação e igrejas que fazem coleta seletiva sem apoio da prefeitura.

Peço-lhes que encaminhem mensagens dizendo da importância desse VETO ser derrubado.

sábado, 30 de outubro de 2010

Segundo Turno

Estaremos neste sábado, dia 30 de outubro, véspera do 2º turno, realizando uma carreata em prol de nossa candidata Dilma Roussef. 

Anote na sua agenda: Sábado às 12h - saindo da Etruria (rua paralela à Raposo Tavares). Presentes: organização dos apoiadores Dilma em Mairinque, partidos aliados nesta campanha, confira em nosso jornal lançado esta semana.

Até a vitória!!!

Dilma é 13

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campanha para erradicação da fome já conta com mais de 113 mil assinaturas

Chegou no último dia 8, em Porto Alegre, a lista de assinatura com a petição contra a fome. A lista faz parte de uma campanha da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O movimento tem como objetivo reunir mais de um milhão de assinaturas junto à petição que pede aos governos que trate com prioridade erradicação da fome.

A campanha foi lançada em maio deste ano e já conta com mais de 113 mil assinaturas, sendo que boa parte foi conseguida em Porto Alegre. A petição será entregue aos países membros da FAO durante a próxima reunião do Conselho da FAO, que se realizará em novembro de 2010, em Roma. Qualquer pessoa pode assinar a petição contra a fome acessando o site: www.1billionhungry.org/faobrasil.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lula foi o presidente que modernizou o Brasil, diz jornal francês Le Figaro

Uma reportagem na edição desta segunda-feira do jornal francês Le Figaro afirma que Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente responsável por "modernizar o Brasil".

O texto, que recebeu uma chamada na capa do Le Figaro, é assinado pela correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Lamia Oualalou.

A reportagem conta a história de Ricardo Mendonça, paraibano de Itatuba que se mudou para o Rio de Janeiro à busca de emprego em 2003 e conseguiu entrar na universidade graças a uma bolsa do programa Pro-Uni, do governo federal.
O jornal atribui o sucesso de Mendonça às políticas do governo Lula.

"Histórias como esta de Ricardo o Brasil registra aos milhões. A três meses do fim do seu segundo mandato, este é um país mudado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixará ao seu sucessor", escreve o Le Figaro.

O jornal diz que quando Lula chegou ao poder, em 2003, o Brasil era um país sem "grandes esperanças" que havia finalmente dado uma chance a um "turbulento barbudo onipresente na cena eleitoral deste o restabelecimento da democracia".
Citando analistas políticos brasileiros, o jornal diz que Lula foi responsável por ampliar políticas sociais do governo anterior.
"O chefe de Estado reagrupou algumas medidas sociais do seu antecessor e às deu uma dimensão inimaginável", diz a reportagem do jornal.
"Pela primeira vez na história, o Brasil assiste a uma redução continua e inédita das desigualdades. Em dois mandatos, 24 milhões de brasileiros saíram da miséria e 31 milhões entraram para a classe média."

O jornal diz que o governo quer agora usar a riqueza dos novos campos de petróleo descobertos no litoral brasileiro para criar um fundo que beneficie os mais pobres.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entidades produzem documento sobre igualdade de gênero na educação brasileira

O Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), a ONG Ação Educativa e outras organizações estão produzindo um documento sobre a equidade de gênero na educação do Brasil, com o objetivo de desenvolver ações para superar a desigualdade e a violência de gênero. O material sobre ‘Educação Não Sexista e Anti-Discriminatória’ deverá estar pronto até o final de novembro e trará um diagnóstico regional a respeito da educação e das relações de gênero.

De acordo com a integrante da coordenação executiva de Ação Educativa e Relatora Nacional para o Direito Humano à Educação (Plataforma Dhesca/Brasil), Denise Carreira, o informe brasileiro terá dados sobre temas que afetam o desempenho escolar de meninas, jovens e mulheres, como gravidez na adolescência, violência nos estabelecimentos de ensino, discriminação regional e desigualdade racial.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site http://www.educacion-nosexista.org/.  

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Dutra: Coligação vai intensificar combate à "guerra suja" de boatos contra Dilma

O Partido dos Trabalhadores anunciou nesta quinta-feira (7) medidas importantes para combater os boatos e as falsidades contra a campanha de Dilma Rousseff.
A coligação Para o Brasil Seguir Mudando lançará um manifesto para acabar com a "guerra suja" vista no final do primeiro turno das eleições presidenciais e no iníco da campanha do segundo turno, principalmente através da internet com a proliferação de e-mails falsos e agressivos contra Dilma.

No documento, além de combate à boataria, os partidos da coligação querem comparar os projetos das gestões Lula e Fernando Henrique Cardoso. Também apontarão os problemas questionamentos sobre as privatizações dos anos 90, a dependência de programas do Fundo Monetário Internacional e sobre o marco regulatório do pré-sal, que mudou o sistema de concessão para o sistema de partilha de produção de campos de petróleo.

“Vamos continuar fazendo uma campanha de debate de idéias, de projetos. Todas as vezes que nos sentirmos caluniados, atacados, todas as vezes que detectarmos prática de crimes vamos recorrer aos órgãos competentes", garante Dutra.

O PT também vai entrar nesta sexta-feira (8) com um pedido à Polícia Federal (PF) para investigar a autoria do panfleto apócrifo distribuído ontem (6) no encontro nacional do PSDB e aliados que apóiam a candidatura de José Serra. O texto orienta como difundir uma campanha contra Dilma na internet. O caso foi noticiado no blog do jornalista Fernando Rodrigues.

"O manifesto faz uma análise do primeiro turno e contém uma avaliação de como deve ser a discussão do segundo turno, que vai balizar a ação política da militância do PT e dos partidos aliados", disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra, após reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília.

"Queremos evitar e repelir esta verdadeira guerra suja que está sendo feita por alguns setores, tentando inclusive colocar temas religiosas como centro de uma disputa eleitoral", enfatizou Dutra.

Governo Federal orienta gravidez para casais portadores de HIV/Aids

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Governo Federal lançou na última segunda-feira (4), o documento "Estratégias de redução de risco de transmissão sexual do HIV no planejamento da reprodução para pessoas que vivem e convivem com HIV ou Aids". O objetivo é orientar profissionais de saúde sobre como abordar o assunto com casais soroconcordantes, quando ambos têm HIV, ou sorodiscordantes, (quando apenas um é portador do vírus) que desejam engravidar.

Com este material, o Ministério pretende fazer com que a gravidez entre pessoas que convivem com HIV e Aids seja segura para os pais e para o bebê. As tecnologias atualmente disponíveis e recomendadas no Brasil são capazes de reduzir o risco de transmissão vertical (de mãe para filho) para menos de 1%.

O documento será disponibilizado nos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs), além de serem distribuídos nos cursos de capacitação a serem realizados pelo Departamento junto aos profissionais de saúde.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apenas um documento

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (29), três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.

A determinação de apresentar dois documentos na hora de votar foi fixada pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. A norma foi questionada pelo PT em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF.

Votaram contra a exigência os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso. Na quarta-feira, antes do pedido de vista de Gilmar Mendes, já haviam votado pela derruba da exigência os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Ayres Britto, além da relatora do processo, Ellen Gracie.

Em sua contestação sobre a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar, o PT alegava que a dupla identificação seria uma redundância porque, uma vez cadastrado pela Justiça Eleitoral, o cidadão já é eleitor e só precisaria comprovar a própria identidade.

No julgamento, a defesa do PT ainda classificou a norma como um excesso. Segundo os advogados da legenda, o pedido foi feito tão perto da data das eleições por causa da decisão do TSE de ampliar o prazo para retirada da segunda via do documento, interpretada como um indicativo da dificuldade para reimprimir o documento.

Os documentos oficiais previstos na norma para comprovação de identidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Certidões de nascimento e de casamento não são aceitas.

Ibope confirma preferência do PT entre o eleitorado brasileiro

Nova pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (29) confirma a preferência do eleitorado brasileiro pelo Partido dos Trabalhadores. No levantamento, a legenda aparece com 27% de preferência. Em segundo e terceiro lugar, aparecem empatados o PMDB e o PSDB, ambos com 5%. Já o DEM não pontuou. A pesquisa foi encomendada ao instituto pela Confederação Nacional da Industria (CNI).

O levantamento revelou ainda que 47% dos entrevistados pretendem votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula. Apenas 8% disseram ter preferência por candidato de oposição ao presidente.

O Ibope também perguntou aos entrevistados sobre qual candidato teria o apoio do presidente Lula. 93% apontaram Dilma como a candidata de Lula, 1% apontou Serra e nenhum entrevistado considerou Marina a candidata do presidente. Os que não souberam ou não responderam foram 6%.

Na avaliação do deputado Jilmar Tatto (PT-SP) a presença do PT em todos os movimentos sociais do País e o sucesso do governo Lula, são os responsáveis pela preferência do eleitorado brasileiro.

"O PT está enraizado em todos os movimentos sociais, nos bairros, nos movimentos rurais e nos sindicatos dos trabalhadores de todo o País. O governo do presidente Lula elevou o desenvolvimento econômico e social brasileiro a níveis jamais experimentados pela nação brasileira. Por tudo isso, o resultado nas urnas não poderia ser diferente", afirmou.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Participamos do penúltimo comício do PT em São Paulo.

Estive no dia 27/09, acompanhada de mais 11 companheir@s do Partido dos Trabalhadores de Mairinque para participar do penúltimo comício do PT em São Paulo nesta campanha eleitoral, o úlitmo será dia 30 em São Bernardo do Campo (berço do PT). Lá nos unimos a mais de 20 mil pessoas, todas comprometidas pelo mesmo desejo, de continuar com as reformas estruturais iniciadas pelo Presidente Lula em 2003.

Se por um lado nossas roupas e corpos se encharcavam com a intensa chuva que caia, em contrapartida, tivemos a oportunidade de lavar nossas almas com as palavras e compromissos de continuidade de mudança de Netinho, Marta, Mercadante, Dilma, Lula e a primeira dama Marisa. Voltamos com a certeza de que a partir de 03 de outubro teremos a companheira Dilma como Presidenta, levaremos o companheiro Mercadante para o 2º turno e a vitória definitiva em São Paulo. Assim teremos a certeza de que nosso estado terá um governo inclusivo e comprometido com a transformação realizada no País pelo Presidente Operário.

Temos andado por toda a cidade, e, em todos os lugares temos recebido as mais diversas manifestações de apoio, de todos os segmentos de nossa comunidade, engajada na continuidade do processo de mudança implantada pelo PT no Brasil.