segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer


Diagnóstico precoce pode curar 90% dos casos-As mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos devem fazer mamografia uma vez a cada dois anos

      O Outubro Rosa acabou, mas a prevenção, não. A campanha, que teve propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, necessita perpetuar o ano inteiro na cabeça das mulheres, para assim estar sempre atenta aos exames de rotina e ao autoexame, a fim de checar alguma alteração. De acordo com o cirurgião oncológico e mastologista Luiz Antonio Guimarães Brondi, responsável pelo setor de Mastologia e titular da disciplina de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba, é possível curar este tumor em 90% dos casos, desde que seja feito o diagnóstico precoce. Em conjunto com isso, a área médica de mastologia teve uma enorme evolução nos últimos anos. "Sempre tentamos curar com um tratamento conservador para preservar a integridade do paciente. Se uma mulher nos procurasse há 20, 30 anos, ela não teria tanta opção de tratamento, seria a mastectomia radical, independente do tamanho, estando o cancro no início ou não", afirma o médico. Hoje, é sabido que os tratamentos conservadores levam a um resultado igual ou até melhor do que os tratamentos agressivos, contanto que se faça o diagnóstico no início. 
      O câncer é um crescimento descontrolado das células, fruto de um erro genético qualquer devido ao nosso próprio organismo e também a algumas influências externas. As células se desenvolvem sem um controle, organização, e há dois tipos de tumores: os benignos, no qual a célula se desenvolve mais lentamente, mas permanecem no local; e o maligno, que tem a possibilidade de invadir os vasos periféricos e assim as células do tumor entram na corrente sanguínea, se instalando em outro local, processo chamado de metástase. "Tentamos fazer o tratamento da fase inicial quando ele está ali, parado. Mas, quando há a metástase, a chance de cura é menor e um tratamento mais complicado, pois necessita tratar o corpo todo, e não local, como seria no princípio", explica Brondi.

As mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos devem fazer mamografia uma vez a cada dois anos e, a partir dos 40 anos, já é recomendável realizar o exame. Entretanto, para mulheres de até 35 anos que quiserem checar, é aconselhável o uso de ultrassom porque o tecido mamário é mais denso.

Embora o câncer de mama esteja associado às mulheres, os homens não estão livres desta doença. A cada 100 casos, um é do sexo masculino. A diferença é grande, mas existe. Além disso, para as mulheres, segundo Brondi, a probabilidade de desenvolver o cancro na mama aumenta conforme passa a idade. "Existe uma curva de maior incidência do câncer mamário entre os 40 e 70 anos e, principalmente, na mulher quando ocorrem as mudanças hormonais, como a menopausa. A expectativa de vida aumentou, e com isso aumenta o risco de surgir um câncer", diz o médico. 
      O cancro do tecido da mama, como qualquer outro, é assintomático no início. As células começam a desenvolver-se até alcançarem alguns milhões. "É difícil ter um diagnóstico no início porque o paciente sentiu dores. O principal sintoma no Brasil é ainda o autoexame, mas o ideal seria fazer mais mamografias e ter o diagnóstico antes da apalpação", frisa Brondi.


Números


      Em Sorocaba, surgem 450 a 500 casos de novos casos de cancro de mama por ano, e há a possibilidade de realizar o tratamento na própria cidade. O mastologista conta que existe o local da quimioterapia, radioterapia, profissionais e equipamentos, então não é necessário sair da cidade para realizá-lo. De complemento ao tratamento, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer - entidade sem fins lucrativos - auxilia as pacientes no processo pós-operatório, fornecendo, por exemplo, apoio psicológico, social, doação de prótese mamaria, gorros, perucas, e até reabilitação com um fisioterapeuta. 
      Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, tanto em países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. No último levantamento realizado pelo INCA em 2010 ocorreram no Brasil 12.852 mortes, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.


Evolução médica


      Algo muito pesquisado hoje é a terapia alvo-dirigida, no qual usa-se drogas específicas para determinado tumor. O estudo anatomopatológico e o estudo imunostoquímico mostram se aquele cancro é sensível a uma droga, agindo como um antibiótico próprio. A única coisa que não acertaram ainda foram os efeitos colaterais, de acordo com o mastologista. Existem casos em que a realização deste procedimento é contraindicado a alguns indivíduos. Por isso, antes de realizá-lo, é necessário fazer exames a fim de verificar alguma alteração cardiológica, alteração sanguínea, queda de glóbulo branco e de plaquetas, por exemplo, para ter conhecimento se será possível este procedimento. Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/527200/diagnostico-precoce-pode-curar-90-dos-casos

A vereadora Déia recomenda o artigo da Ministra Marta Suplicy que explica sobre o Vale Cultura, recurso de R$ 50,00 reais que as pequenas e grandes empresas têm a opção de aderirem ao Programa e disponibilizarem aos seus funcionários sem pagar nenhum imposto pelo valor liberado. Os funcionários do Banco do Brasil já estão recebendo o Vale Cultura! Confira:

De vento em popa
Tendências / Debates
"O Vale-Cultura pertence ao Brasil que tem menos desigualdade, com muito a conquistar, mas já podendo pensar "nas coisas do espírito"
"Preciso estudar política e guerra para que meus filhos tenham liberdade para estudar matemática e filosofia. Meus filhos terão que estudar matemática, filosofia, comércio, agricultura para legarem aos seus filhos o direito de estudar pintura, poesia e música" (John Adams)
Quase 200 anos se passaram e grande parte do mundo ainda luta pela sobrevivência e não consegue se dedicar às "coisas do espírito", mencionadas por John Adams (1735-1826). Entretanto, o Brasil, em consequência de políticas sociais desenvolvidas na última década que nos distanciaram da fome, nos permite sonhar com um país que tem a possibilidade de seus filhos receberem o alimento para a alma.
O programa Vale-Cultura, marca do governo Dilma Rousseff, inicia singrando mares não navegados e de vento em popa.
Depois do projeto de lei que propunha o Vale-Cultura, apresentado pelo ex-deputado José Múcio em 2006, muita água passou embaixo da ponte. Finalmente, com sua aprovação em 2013, o trabalhador brasileiro passa a ter a possibilidade de um cartão de crédito de acesso à cultura a partir da adesão da empresa empregadora.
O benefício foi estendido às empresas que declaram lucro presumido ou simples. Estas não recebem incentivo fiscal, mas os R$ 50 mensais que oferecem ao funcionário é livre de encargos. É um dinheiro que não entra como salário e, portanto, não é tributado, permitindo que escolas e salões de cabeleireiros, por exemplo, forneçam o benefício.
Já temos a adesão de todas as estatais e do setor bancário. O Banco do Brasil entrega hoje o primeiro cartão para seus funcionários. Empresas do porte da Vale e outras grandes aderem.
O mais surpreendente é que, em número, são as pequenas empresas que predominam e que nos descortinam um gigantesco ingresso de recursos na mão do povo a serem utilizados no consumo cultural.
Comemoramos há pouco os dez anos do consagrado programa Bolsa Família. Lembro-me de várias campanhas ao lado do presidente Lula nas quais ele reiterava o sonho do brasileiro de poder fazer três refeições ao dia.
Os que ficaram de fora do gigantesco número atendido pelo Bolsa Família foram inseridos por meio da Busca Ativa. O resultado são 22 milhões saindo da extrema pobreza. Gigantesco impacto na diminuição da mortalidade infantil, permanência na escola e empoderamento das mulheres, como mostram os dados. Além do forte impacto econômico nas regiões onde o Bolsa Família é distribuído. Quando fizemos o Renda Mínima em São Paulo, atingindo 12% da população, esses benefícios foram percebidos. Onde antes víamos a vendinha passamos a ter o mercadinho.
Neste momento, novo desafio, mais sutil, mas igualmente cidadão, se impõe: a possibilidade do alimento para a alma. Ele paira, ele voa, ele seduz, produz prazer enquanto qualifica e amplia a visão de mundo de quem entra em contato com a cultura.
O Vale-Cultura é esse alimento, na medida em que milhares de trabalhadores poderão realizar o sonho de entrar num museu ou numa livraria pela primeira vez e outros tantos realizarão o desejo de ir ao teatro --este que é o primeiro sonho em pesquisa realizada. Na verdade, nós pouco sabemos sobre os desejos da alma e quais serão seus alimentos.
Certamente seremos surpreendidos. E as mudanças de escolhas também ocorrerão, como aconteceu com os alimentos no Bolsa Família, que migraram do iogurte, até então inacessível, para outras opções. O impacto econômico se fará sentir em toda a cadeia produtiva da cultura.
Este programa, o Vale-Cultura, pertence ao Brasil que adentra o novo século com menos desigualdade, com muita coisa ainda para conquistar, mas já podendo pensar "no mais". E o mais é o livro, a peça de teatro, o museu, a música. Este é o Brasil que dará o laço nas duas pontas que constroem a cidadania.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/148000-de-vento-em-popa.shtml


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ciclismo

      No próximo domingo 26, a gestora do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga Sandra Beu, fará com os ciclistas da cidade um passeio piloto na região de Mairinque,  para produzirem um guia fotográfico da APA com rotas ecológicas para ciclismo nas áreas da represa.
      E no dia 18 de fevereiro, às 14 horas, na Câmara Municipal de Mairinque, haverá reunião do Conselho Gestor da APA e um dos assuntos abordados será a divulgação das rotas ecológicas para ciclismo na região e a criação de um Balneário na represa.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeito Binho, Deputada Iara Bernardi e Secretário da Saúde Dr. Ismael se reúnem com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha

      Encontro em Brasília com o Ministro Padilha para apresentação das propostas de Mairinque para a Saúde : implantação de uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento em parceria com Alumínio e um CAPs 1. Na foto, Ministro Padilha, Deputada Iara Bernardi, Prefeito Rubens Merguizo, Dr. Antonio Sergio Secretário de Saúde,Dr. Carlos Jorge, assessor do ministro. Fonte: Deputada Federal Iara Bernardi


Profissionais que pretendem obter bolsas de mestrado profissional nos Estados Unidos têm prazo até o dia 31 deste mês para fazer a inscrição

      Em dez anos de governo petista, os investimentos em educação aumentaram mais de 150%. Até o final de 2013 foram concedidas 60 mil bolsas, das quais 48 mil para cursos de graduação em instituições de educação superior de 40 países de todos os continentes. A meta do Ciência sem Fronteiras é fechar 2014 com 101 mil bolsas. Serão 75 mil garantidas pelo governo federal e 26 mil por empresas particulares. Em 2012, o programa concedeu 401 bolsas no exterior para estudantes de São Paulo. Saiba mais : http://goo.gl/aNucSH

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Déia participa de almoço na Comitiva Roda Malú

      No último domingo 19, Déia esteve saboreando comidas típicas na Comotiva Roda Malu, com os moradores da área rural. O evento acontece duas vezes ao ano e é  organizado pelo Sr. Roberto Moreira. 

Déia participa da reunião para implantação de Coleta Seletiva

A prefeitura segue  firme para implantar em parceria com a  Cooperativa de Reciclagem de Mairinque (Coremk) a  COLETA SELETIVA  COM INCLUSÃO DOS CATADORES. Essa medida foi reafirmada na reunião realizada no último dia 18, para traçar as diretrizes da coleta seletiva.
O projeto tem envolvido vários departamentos da administração. Desde o início de 2013, o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social estão em tratativas com Coremk e as redes de cooperativas da região. Além dos representantes desses departamentos a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elza Merguizo será fundamental nessa fase inicial de estruturação dos trabalhos da coleta seletiva.
         Durante a reunião os membros da diretoria da cooperativa falaram de sua luta para firmarem os trabalhos na cidade e que acreditam na viabilização do projeto.
         No encontro, a Profª Dra Rosalina Burgos da UFSCAR-Sorocaba que está lançando  o livro Periferias Urbanas - O Chão dos Catadores, fruto da  sua tese de doutorado na USP compartilhou um pouco de sua vivência na área de coleta seletiva. Déia também se posicionou diante desse novo cenário a ser criado:
“Esse Universo dos catadores e catadoras exercem importante papel nas cidades e, é imprescindível a criação de políticas públicas eficazes e o desafio da coleta seletiva com inclusão dos catadores é de responsabilidade  de cada um de nós, a Prefeitura e  a Coremk podem contar com o meu apoio, inclusive  técnico” finalizou





segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Será que eu teria tido coragem de lutar como eles lutaram?


Alcançamos o valor da multa em dez dias de campanha familiar. Essa é uma vitória que tem um significado enorme dentro de nossa incansável luta em busca de verdadeira justiça para José Genoino
Por Miruna Kayano Genoino, especial para Rede Brasil Atual
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014



      Quando eu tinha por volta de 13, 14 anos, comecei a ter consciência de tudo o que meu pai e minha mãe tinham feito na época da ditadura. Abriram mão de família, amigos, conforto, estabilidade e entraram em clandestinidade, fuga, medo, prisão e tortura porque não duvidaram um minuto sobre de que lado estavam: o de quem lutava pela liberdade para todos. Apesar de ser para mim claro o fato de que tinham lutado por algo sem dúvida muito importante, sempre me vinha à mente uma pergunta: será que se eu vivesse naquela época, teria tido coragem de fazer tudo isso? Será que eu teria tido essa força? Será?
      Hoje percebo que em alguns momentos da vida não temos escolha quanto a tomar essa ou aquela decisão, quando tudo em que acreditamos está em risco, seja, como naquela época, a liberdade, seja, como agora, a justiça para uma pessoa honesta, como meu amado pai, José Genoino Neto. Ao longo de mais de oito anos de martírio e sofrimento, foram muitas as situações de desespero, de angústia e de muita, muita solidão.
      E por isso, quando de repente percebemos pequenos espaços de luz e força que vão se abrindo e se construindo por meio de atitudes generosas de tantas pessoas, o alívio e a emoção são sentimentos que ocupam totalmente tudo aquilo que pensamos e vemos acontecer nessa trilha tão difícil que temos percorrido nos últimos tempos.
      Gostaria de mencionar uma grande amiga que no dia 15 de novembro levou meus filhos para passear, dispondo de seu tempo para nos ajudar a lidar com toda a perseguição que estávamos sofrendo na casa sitiada pela mídia. Com seu pequeno gesto, poupou duas crianças de 7 e de 5 anos, de presenciar o momento em que o avô saiu de casa para ser preso injustamente.
      Aquele gesto, de dar carinho e acolhimento para meus filhos, quando eu apenas podia ser filha, e não mãe, vai marcar sempre minha vida e meu coração, porque mostra que mesmo em meio a tanta desgraça, sempre existe o lado da humanidade pura, bondosa, generosa, e capaz de acolher, verdadeiramente.
      Esse gesto pequeno, individual, pode ser comparado ao que estamos vivendo agora, com a multa imposta a meu pai em decorrência de sua condenação injusta. No primeiro momento de desespero, pelo valor solicitado, tão enormemente distante de nossas possibilidades, já surgia um primeiro site que se dispôs a unir muita gente e assim iniciar uma primeira arrecadação para meu pai. E ainda que aquele site não tenha seguido em frente por questões técnicas, acredito profundamente que foi uma ação que nos deu força para prepararmos o segundo site que possibilitou a arrecadação do valor total da multa.
      Foram muitas doações, muitas. Pessoas que dedicaram parte de seu tempo para enviar a nós R$ 10, R$ 20, R$ 50, R$ 100 reais, às vezes mais, R$ 1.000, R$ 5.000... e mensagens, muitas mensagens, de carinho e solidariedade.
      Aposentados, desempregados, professores, advogados, secretárias, jornalistas, dentistas, bordadeiras, gente, muita gente, que quis de alguma maneira, mostrar que estão conosco, que sabem que apenas assim poderíamos pagar esta enorme multa, porque José Genoino nunca acumulou riqueza material, nunca, ainda que alguns tenham tido coragem de condená-lo por corrupção. Sua riqueza é apenas de ideias, de sonhos, de esperança, de verdade e de justiça – que um dia, de alguma forma, acreditamos que chegará.
      Essa campanha foi criada pela mulher e pelos filhos de José Genoino. Nós mesmos elaboramos e escrevemos cada uma das palavras que aparecem no site. Nós mesmos mandamos os e-mails a amigos e familiares contando sobre o início desse pedido de ajuda. Nós mesmos fomos em busca de tentar compreender e organizar toda a burocracia necessária para que tal arrecadação desse certo.
      E com a ajuda de amigos queridos, que nunca deixaremos de agradecer, fomos lendo os e-mails um a um, cadastrando cada pessoa, respondendo cada mensagem, ainda que, pela forma familiar de ação, esteja acontecendo em uma velocidade nem sempre compreendida por um mundo sempre recheado de grandes grupos administrando eficazmente grandes gestões e situações.          Nossa resposta não é automática, mas sim manual, e foi feita por outras tantas pessoas especiais que também dedicaram seu tempo e sua alma, para permitir que a campanha funcionasse.
       Alcançamos o valor da multa em dez dias de campanha familiar. Essa é uma vitória que tem um significado enorme dentro de nossa incansável luta em busca de verdadeira justiça para José Genoino. Em nome dele, que está impedido de falar publicamente, precisamos agradecer com toda a intensidade possível a todas essas pessoas que tornaram esse momento de vitória possível.
      A você, que contribuiu. A você que divulgou o site. A você que respondeu os emails. A você que nos informou. A você que escreveu honestamente sobre nós. A você que são tantos vocês, nosso agradecimento por não terem tido nenhuma dúvida de que sim, quando chega o momento de dificuldade, vocês são daquele grupo de pessoas que têm coragem de lutar por algo que é verdadeiro e no qual acreditam. De verdade.

Obrigado, sempre.

Miruna Genoino, em nome da família Genoino

Brasília, 19 de janeiro de 2014

*Observação: Em breve divulgaremos o total arrecadado e as resoluções práticas quanto a possíveis excedentes.

Nota da Redação: Nos últimos dez dias, Miruna Kayano Genoino, junto com os irmãos Ronan e Mariana, a mãe Rioco Kayano e um grupo de apoiadores, mantiveram uma mobilização para arrecadar recursos e poder pagar dentro do prazo, que expira nesta segunda (20), a multa de R$ 667 mil determinada pelo Supremo Tribunal Federal, como parte da condenação na Ação Penal 470. A defesa do ex-deputado considerou o valor injustificável e passível de contestação. A família, com apoio de amigos e do Partido dos Trabalhadores, conseguiu alcançar no último sábado o valor necessário para cumprir a determinação. O feito tem forte significado político, ao demonstrar o representativo contingente de pessoas que contestam a forma e o conteúdo do julgamento STF. No ano passado, quase 22 mil pessoas haviam assinado a carta de solidariedade intitulada Estamos Aqui, com o mesmo objetivo. E na noite deste domingo Miruna enviou à RBA este artigo-agradecimento. Fonte:http://www.linhadireta.org.br/noticia/p/?id=37505

Prefeitura realiza poda de árvores

      A arborização urbana  é  cada  vez mais necessária para controle de temperatura e  poluição. Infelizmente,  boa parte das pessoas  ainda se incomodam muito com as árvores a ponto de muitas
vezes contribuir  para  a morte de algumas espécies. Essas árvores do centro da cidade  tem mais trinta anos, muitas  foram sacrificadas e  se não fosse isso estariam embelezando  e dando sombra á todos nós durante o verão de temperaturas altas sabemos  o quanto faz bem uma árvore por perto.
Anteriormente  cortavam a árvore  e deixavam um toco para  atrapalhar  a vida de  idosos e pessoas   com dificuldade para enxergar ou andar. Claro que  algumas espécies  não eram  apropriadas  para calçadas, mas é notável que mesmo assim  quando o morador ou a moradora das proximidades  tinha um olhar especial para  árvore  conviviam bem e,  é por isso que ainda temos  muitas sibipirunas, quaresmeiras sobreviventes.
      A Prefeitura está de parabéns, pois retirando os tocos que  deixaram anos nas calçadas da cidade. Na atual administração, o Departamento do Meio Ambiente está arborizando a cidade com espécies adequadas para não prejudicar a utilização das calçadas, como  na Rua Elias Sodré plantaram e penso que  deverá  prosseguir   com esse plantio e acertar as calçadas garantindo a acessibilidade. Veja como a cidade estava antes do plantio da década de 70.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pronto Atendimento de Mairinque passará por dedetização neste sábado

      A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado, dia 18, o Pronto Atendimento Municipal, ficará fechado das 11h às 15h, pois o local será submetido a uma dedetização.
      As pessoas que precisarem de atendimento médico urgente ou emergencial, nesse período, devem procurar a Santa Casa de São Roque, que já está ciente e atenderá os pacientes. Fonte:Prefeitura Municipal de Mairinque

INSCRIÇÃO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ - CORREIOS

     A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu o edital n° 1.417/2013 de processo seletivo para formação do quadro de pessoal do Programa Jovem Aprendiz. Com a retificação 11/2014, o certame passa a oferecer 2.559 vagas e formação de cadastro reserva, todas destinadas a jovens que receberão qualificação na formação de Auxiliar Administrativo, conforme regras da CLT. 
    Dentre as exigências para participação no certame, é necessário ter idade entre 14 e 22 anos completos (com exceção das pessoas com deficiência, cuja idade máxima não se aplica), estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio e ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem.
   O jovem aprendiz realizará atividades como: deslocar documentos entre as áreas internas, receber e expedir documentos, arquivar documentos, repor material de expediente, apoiar a realização de eventos (organizar ambientes), verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado, prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, dentre outras tarefas.
   O auxílio mensal será de R$ 318,26. A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais e o curso de aprendizagem terá a duração de 12 meses consecutivos.



Inscrições e Seleção



 As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via endereço eletrônico, http://www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/lst_concurso.cfm?con_nu=621, até o dia 19 de fevereiro de 2014.


        A primeira fase do processo de seleção será constituída pela inscrição e a segunda será a fase pré-admissional, constituída de exames médicos pré-admissionais. O curso de aprendizagem, do qual participarão os aprovados que forem contratados, será realizado no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (parte teórica) e na ECT (parte prática).

     Este processo seletivo terá a validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.



                Em Mairinque serão selecionados 2, São Roque 1, Alumínio 1, Ibiúna 1 e Sorocaba 2.

Cuidar do meio ambiente também é cuidar dos animais

A Prefeitura realizou no final de 2013, na área rural e urbana do município, a vacinação antirrábica de animais domésticos no qual foram aplicadas mais de 6mil vacinas. Essa medida sanitária é muito importante para a proteção dos animais e das pessoas.
O convívio entre animais domésticos e seus donos mudou ao longo dos anos. Isso se deve à melhoria do poder aquisitivo das famílias, mas  principalmente, a conscientização dos cidadãos. Eu mesma tenho procurado mudar meu comportamento ao longo dos anos, porém tenho muito a melhorar.
Na Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada em novembro, no CASM, tomei conhecimento, através de uma veterinária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que  participou  das mesas de trabalho, que é uma “diretiva ambiental” importante, o cuidado com a fauna doméstica. É isso mesmo, entre as diretivas ambientais que tratam da conservação de nascentes, recursos hídricos, tratamento de esgoto e fauna silvestre, foi incluída, também, a fauna doméstica. Essa medida faz todo sentido, já que quase todas as casas, além dos habitantes humanos, há também os animais domésticos. Há casos em que são as únicas companhias para o morador.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem programas específicos: a Vigilância Sanitária retomou a vacinação que há anos não era feita com a periodicidade necessária. Nesta gestão, se inicia uma importante estruturação para obter recursos de outras esferas do Governo como: Programa de identificação e registro de propriedade de cães e gatos; Campanha da guarda responsável; Campanha de incentivo a adoção responsável de animais domésticos e Programa  de controle populacional.
É importantíssimo que a sociedade, as ONG's e as associações realizem trabalhos de atendimento e proteção dos animais. Além disso, também há a preocupação com os casos de pessoas que têm muitos animais domésticos, esse fator pode prejudicar a qualidade no atendimento dos bichos. A parceria da sociedade civil com o Poder Público em muitos casos de controle de população, abrigo e posse responsável deve acontecer cada vez mais para inibir essa prática.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Para mudar o quadro de Violência Contra as Mulheres é preciso persistir. Façasua parte dissemine a informação.



“O Valente não é Violento” é uma iniciativa dentro da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres.
Tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Confira: A Secretaria Nacional de Políticas Públicas Para as Mulheres está disponibilizando o vídeo O valente  não é violento:
As principais frases de conscientização:
o   O Valente não discute, dialoga.
o   O Valente não machuca, nem com palavras.
o   O Valente sabe que é melhor inspirar carinho do que medo.
o   O Valente respeita a intimidade de sua companheira.
o   O Valente não intimida, confia.
o   O Valente compartilha as responsabilidades do lar.
o   O Valente respeita a opinião das mulheres.
o   O Valente jamais usa a força.
o   O Valente diz não à violência.
A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Afinal, essas ideias profundamente arraigadas em nossas culturas são a base da desigualdade de gênero, da discriminação das mulheres e, consequentemente, da violência exercida contra elas. “O Valente não é Violento” quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.

Acesse o hotsite da iniciativa: www.ovalentenaoeviolento.org.br


Vereadora Déia

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Chamamento Processo Seletivo 01/2013

      A Secretaria Municipal de Educação convoca os candidatos aprovados no Processo Seletivo 01/2013, para a Atribuição de Classes e/ou aulas para o ano letivo de 2014.
No dia 15 de janeiro de 2014 às 14 horas, serão atribuídas as classes/aulas para  Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental I.
      No dia 17 de janeiro de 2014 às 14 horas serão feitas as atribuições para  Professor de Ensino Fundamental II - disciplinas específicas.
      O processo seletivo 01/2013 possui validade de 1 (um) ano, portanto será utilizado para a atribuição do ano letivo de 2014, uma vez que foi homologado em 15/02/2013.
     A lista de classificação retornará a partir do 1º colocado, exceto para os Professores de Educação Infantil que será do nº 145 a 149 e não havendo interessados retornará ao 1º colocado.
      As atribuições serão realizadas no prédio da Secretaria, que fica na Rua Joaquim de Oliveira, nº 410 - Jardim Cruzeiro. Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Mairinque


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Formatura do curso de Agente Difusor Cultural e Restauro

      No dia 26 de dezembro, no Cemec, aconteceu a formatura do curso de Agente Difusor Cultural e do curso de Restauro, promovido pelo Senai em parceria com a Prefeitura Municipal de Mairinque. Foi uma etapa importante para a cidade no que diz respeito a preservação de seu patrimônio histórico e cultural e a valorização de suas origens.
      Estavam presentes o Prof. Júlio Barros, orientador do curso de Agente Difusor, José Francisco de Camargo presidente da AMPF (Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária), Maurício Dias, diretor do Departamento de Cultura, Élvio Lorieri, Dir. do DEPAR/FIESP, DEINFRA/CIESP, Conselheiro do SESI/Senai e Paraninfo, o Secretário de Educação José Zumckller de Camargo, a Secretária de Assistência Social Claudia Yoshida, a vereadora Ildeia e o prefeito Binho Merguizo.

Entre as duas turmas foram cerca de 40 formandos que estão aptos a exercerem trabalhos de restauro e revitalização. Os Agentes Difusores poderão elaborar projetos de tombamentos para patrimônios históricos e culturais.
      O Prof. Júlio Barros em seu discurso disse que os cursos ministrados foram importantes, pois “deselitizou” essa atividade, onde poucos conseguiam fazê-lo. “Antes apenas pessoas mais elitizadas conseguiam fazer um curso desse porte, mas hoje, com o Senai, essa realidade mudou e mais pessoas podem, o importante é nunca parar de estudar e se empenhar no seu ofício não apenas por dinheiro, mas por gostar do que faz.
      Binho Merguizo falou do curso como uma etapa da recuperação da identidade cultural e histórica da cidade e que a atual administração esta trabalhando com empenho e que os alunos permaneçam nesse ideal. “O que estamos fazendo na cidade não é apenas pintar e reformar as casas, mas o resgate histórico de nossa identidade. Esse trabalho não é só importante agora, mas muito relevante para as gerações futuras que irão conhecer e respeitar essa identidade cultural mairinquense. Hoje muitas pessoas não dão tanto valor, inclusive dão risada, porém eu garanto que no futuro irão agradecer o que hoje estamos fazendo no que diz respeito a nossa origem, nossas raízes”, enfatizou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Mairinque)

UFSCar recebe inscrições para ingresso nos cursos de graduação presenciais até o dia 10 de janeiro


       Até o dia 10 de janeiro, a UFSCar recebe inscrições para o preenchimento de 2.703 vagas nos cursos de graduação presenciais para ingresso em 2014. Os interessados devem acessar o site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Em relação a 2013, a Universidade conta agora com mais 150 vagas a serem ofertadas em três novos cursos de graduação, sendo os Bacharelados em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos (50 vagas cada), que iniciam suas atividades no campus Lagoa do Sino.

      Ao se inscrever no SiSU, o estudante pode escolher duas opções de vaga - 1ª e 2ª opção - que podem ser, inclusive, para vaga na mesma Universidade. Para cada uma das opções, o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei 12.711/2012, que instituiu a reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino. O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado no dia 13 de janeiro e deve ser consultado nos sites do SiSU e da UFSCar. O requerimento da matrícula deve ser feito nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, de acordo com o curso em que o candidato foi selecionado e nos locais e horários estabelecidos no calendário do processo seletivo. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar, pelo email covest@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8152.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MEC abre inscrições para o Sisu hoje

São oferecidas 171 mil vagas em cursos de educação superior.
Candidato deve monitorar nota de corte até o fim das inscrições, na sexta.



      O Ministério da Educação (MEC) abriu no início da madrugada desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais. As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10). (Fonte: Globo.com)

Parabenizo os atletas do Casm por suas conquistas durante o ano de 2013



Binho Meguizo recebe natação do CASM

      O prefeito Binho Merguizo recebeu em seu gabinete na última semana os integrantes da equipe de natação do CASM e o presidente do Clube Ricardo Ventura. Os atletas representaram a cidade de Mairinque nos Jogos Regionais, conquistando o título de campeão nas categorias masculino e feminino, deixando-a na quinta colocação geral da competição.
      Todos estavam portando as medalhas conquistas não apenas nos Jogos, mas em todas as competições que disputaram durante o ano e estiveram no paço municipal para agradecer o empenho, ajuda e dedicação que a Prefeitura Municipal de Mairinque ofereceram em 2013.

      Binho Merguizo se comprometeu a ajudar ainda mais o esporte mairinquense em todas as modalidades. “Fico grato e orgulhoso em saber que em nossa cidade existem atletas de dedicados e com potencial. Vamos investir mais em todos os esportes”, disse o prefeito antes de posar para a fotografia com os nadadores.   (Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Mairinque)