segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prefeitura paga adicional de periculosidade aos vigilantes

      Buscando melhorias aos Servidores Públicos Municipais, a Prefeitura passou a pagar 30% de adicional de periculosidade para os 30 vigiais municipais. O pagamento começou a ser efetuado em agosto e os servidores receberão correspondente ao mês e uma parcela dos atrasados. De acordo com Déia “muitas medidas estão sendo tomadas para beneficiar os funcionários, que há muito tempo esperam por esse benefício. Além dos vigiais, recentemente os servidores conquistaram efetivamente a aplicação do Plano de Carreira e o vale transporte, uma conquista à todos funcionários que contribuem para a transformação da nossa cidade”, finaliza.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS

O Programa Via Rápida Emprego do Governo, está com inscrições abertas para os cursos de controlador dimensional e desenhista mecânico.
Os interessados devem ter 16 anos completos e acessar o site para efetuar a inscrição: http://www.viarapida.sp.gov.br/
A vereadora Déia apoia a iniciativa: “além de adquirem qualificação profissional, recebem um auxílio durante dois meses que pode chegar até R$ 460,00 reais, caso o aluno esteja desempregado”.



SUS inicia prevenção contra o câncer para adolescentes

O Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária para a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos serão imunizadas. Estima-se que 5,2 milhões de mulheres serão beneficiadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. “É mais uma conquista à nos mulheres, que teremos GRATUITAMENTE prevenção contra o câncer, um avanço pela vida”, afirma Déia.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos, dentre eles pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, atrás apenas do câncer de mama. 
Estimativas indicam que 270 mil mulheres morrem no mundo em decorrência à doença. Para se combater esses dados alarmantes, é necessário usar preservativo nas relações sexuais e realizar o exame preventivo Papanicolau, disponível em toda rede pública de saúde, indicado a mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos.

Déia e Jorge Ferraz são eleitos para representar Mairinque nas Reformas Urbanas

        
            Aconteceu nos dias  27,28 e 29 de setembro no Memorial da América Latina, a 5ª Conferência Estadual das Cidades. Os objetivos da Conferência foram a discussão da Reforma Urbana e a criação do Conselho Estadual das Cidades (Concidades) para definir a política urbana baseada no desenvolvimento igualitário, democrático e sustentável.
O Conselho é formado pelas  Organizações Não-Governamentais (ONG's), entidades de Pesquisas e Universidades, Governos e Movimentos Populares.
Durante a Conferência foram discutidas todas as propostas enviadas pelos municípios, incluindo o nosso e  elegeram seus delegados a Concidades e ao Encontro Nacional.
              Mairinque de forma inédita, por ser um município de menos de 50mil habitantes, conseguiu eleger como representante do 1º Conselho Estadual das Cidades, o Sr. Jorge Ferraz ,  através da ONG Associação Civil Mairinque Transparente (ACOMT). Ferraz será um dos 44 integrantes das várias regiões do estado. Pelo mesmo segmento,  Déia foi eleita delegada à Conferência Nacional. Será responsável por levar as propostas do Estado que serão discutidas e encaminhadas sobre os temas: transporte coletivo, saneamento e moradia. Todas essas temáticas  fazem parte do planejamento do Ministério das Cidades para definir os repasses de recursos.
              O Concidades terá  como secretaria executiva a Empresa  Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (EMPLASA), dando suporte e viabilizando obras no Estado.
Geninho Fattori, Jorge Ferraz e Déia

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FÓRUM TERÁ SEDE PRÓPRIA

      Na última quinta-feira (18), no Fórum de Sorocaba, foi aberta a 1ª Vara Especial de Atendimento a Violência Doméstica.  Sorocaba é a 1ª. Cidade do interior a receber  essa unidade. A inauguração ocorreu durante a Sessão Solene da Câmara de Sorocaba para a entrega ao Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Ivan Sartori  o título de Cidadão Sorocabano. Várias autoridades estavam presentes, dentre elas a Deputada Federal Iara Bernardes (PT) representando todas as mulheres que há muito reivindicavam esse atendimento. As Promotoras Legais Populares(PLP’s) também estavam presentes reafirmando a importância de se combater a violência contra as mulheres.
      Durante o evento a vereadora Déia e o presidente da Câmara Vereador Teixeira obtiveram a informação relevante aos munícipes. “O Tribunal de Justiça, confirmou que já está sendo finalizado o projeto do Prédio ao Fórum de Mairinque e nós estamos otimistas de que a licitação da obra logo ocorra”, finaliza.

MERENDA PARA ALUNOS DA ETEC

Foi aprovado com votação unânime o Projeto de Lei 62/2013 de autoria do Prefeito, que beneficia os estudantes do Centro Estadual de Educação Paula Souza  com o fornecimento da merenda escolar.
Desde sua inauguração em 2010, os estudantes reivindicavam a alimentação e finalmente essa solicitação foi atendida. Uma vez que muitos saem do trabalho e vão direito à escola a merenda se torna fundamental. A vereadora afirma: “É um ganho para os 650 estudantes, que além de receberem um ensino de qualidade, terão direito a merenda”.

DESCONTO DE ATÉ 100% PARA PAGAMENTO DE IMPOSTOS

      A semana da vereadora incluiu esclarecimentos a população que a procuraram para saber da Lei 3.027/2013, que possibilita aos contribuintes em dívida com a Prefeitura, instituída ou não como dívida ativa, o pagamento da mesma com até 100% de desconto das multas e dos juros desde que pague a vista. A lei prevê também, desconto de 50% para parcelamento em 24 vezes; 40% parcelamento em 36 vezes e 30% parcelamento em 60 vezes. Para aderir a esse benefício, os interessados devem comparecer à Prefeitura até 15/04/2014.

DÉIA TEM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APROVADO

Foi aprovado com votação unânime o Projeto de Lei 7/ 2013 que institui a Política Municipal de Educação Ambiental. O Projeto tem como objetivo criar nos munícipes uma visão humanística, sistêmica, democrática, sustentável e participativa.
É um grande avanço para a nossa comunidade, que passa a ter a Educação Ambiental, como um processo contínuo de aprendizagem que deve acontecer no ensino formal e nas demais atividades não formais. Em nosso município, o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação já desenvolvem ações de Educação Ambiental com muita seriedade e o Projeto será mais um instrumento de gestão.
 De acordo com a Vereadora Déia “esse será uma poderosa ferramenta, para que possamos vencer o desafio de preservar e recuperar nosso meio ambiente, pois o significado da preservação da natureza é a nossa preservação”, finaliza.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Viva a inclusão


      No dia 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei nº 11.133 de 2005.
Desde então em todo o país, ficou estabelecido a busca de novos caminhos para garantir a inclusão social, a cidadania e a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
     A luta das pessoas com deficiência por cidadania e equiparação de oportunidades pressupõe a acessibilidade à informação, aos bens e serviços, aos transportes e ao meio físico, independente de suas limitações físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais.
     Portanto, a construção de uma cidade para todos – justa, democrática e inclusiva, passa pelo entendimento da acessibilidade como um componente do direito amplo à cidade, eliminando barreiras físicas e principalmente culturais, que podem restringir a utilização dos espaços e equipamentos urbanos pelas pessoas com deficiência. Para mais informações sobre o tema acesse: htpp://pessoacomdeficiencia.gov.br/app/


     Veja essa dança, chamada de Guanyin de Mil Mãos. Todos os 21 dos dançarinos são completos surdos-mudos. Contando apenas com os sinais dos formadores, nos quatro cantos do palco, estes dançarinos oferecem um espetáculo visual que é ao mesmo tempo complicado e movimentado. Sua estréia internacional foi em Atenas na cerimônia de encerramento da Paraolimpíada de 2004.
    O vídeo foi gravado em Pequim durante o Festival da Primavera deste ano.



Confira resumo da Sessão de 18 de setembro de 2013


A vereadora solicitou ao Prefeito através do requerimento 279/2013, informações sobre a regularidade de um parcelamento na região dos Jardim Chácaras Brasília, onde o parcelador não fez obras para conter enchentes.


Para beneficiar as crianças e adolescentes do município, Déia protocolou a indicação 718/2013, solicitando ao Prefeito que informe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre edital da Fundação Itaú, que investe em Projetos Sociais.


No tema livre, vereadora Déia ocupa a tribuna e inicia seu discurso, dando as boas vindas ao Vereador Robertinho Ierk e relembra da atuação do vereador Rodrigás, “enquanto ele esteve aqui foi um vereador muito participativo”.
Sempre militante da causa social, Déia parabenizou os dez anos do “Programa Bolsa Família (BF)” implantado pelo ex Presidente Lula em 2003, salientando que ele veio para transferência de renda. “Já são muitas as famílias beneficiadas e com Busca Ativa, novas famílias serão inseridas ao Programa. Como um dos princípios do BF é que as pessoas tenham promoção social, outro componente é oferecer cursos para que os filhos ingressem no mercado de trabalho, estudando no SENAI e na Etec de Mairinque até chegar a frequentar universidades”, ainda salienta a importância do Programa. “É inegável, ele é fonte de estudo para universidades, para vários profissionais. Hoje em Mairinque mais de 1.500 famílias são beneficiadas com o Bolsa Família”. Quem quiser saber mais informações sobre o Programa, acesse o site http://bolsafamilia10anos.mds.gov.br/
A vereadora parabenizou os 25 anos da Constituição Federal, salientando a importância da Constituição nas áreas de habitação e assistência social.
Déia não deixou de citar que a população tem aprovado o governo da presidenta Dilma. Adiantou que, em breve a Prefeitura de Mairinque, através do Prefeito Binho vai retomar importantes obras financiadas pelo Governo Federal, que ainda estão paralisadas por conta de problemas de documentação do ex-prefeito Dennys Veneri.
A vereadora encerra seu discurso mencionando a espionagem dos Estados Unidos, a Presidência da República e importantes empresas como a Petrobras. Já que o presidente Obama não se retratou pelo ocorrido, a presidenta Dilma adiou a viagem à capital dos Estados Unidos. Veja discurso da vereadora na íntegra.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lei Rouanet está na moda


A lei de incentivo à Cultura, denominada Lei Rouanet, está presente em muitos produtos culturais, principalmente em filmes brasileiros, que em sua maioria, são produzidos por meio deste incentivo fiscal. Recentemente, a  medida de incentivo à Moda/Cultura foi discutida, já que as duas estão interligadas entre si e fazem parte da Economia Criativa. Quero compartilhar com você esse texto da Senadora Marta Suplicy.

Moda é cultura
              As pessoas se expressam de diferentes maneiras e a moda faz parte dessa forma de se mostrar.
Não é difícil, olhando a vestimenta das mulheres do século 19, perceber seu papel na sociedade e distinguir as desigualdades nas classes sociais. A moda traduz muito da vida e cultura da história de um povo, assim como a gastronomia. Basta pensar na nossa culinária, na judaica e, por que não, nos Estados Unidos e seus hambúrgueres.
A cadeia produtiva da moda é gigantesca: dos botões aos zíperes. Das costureiras às fábricas têxteis. Das pequenas confecções aos ateliês dos famosos. Das vendedoras aos estilistas. São milhares de pessoas dinamizando a economia e criando empregos.
A moda também gera símbolos. Marcas que, de tão importantes, se tornam até sinônimo da cultura do país. Atraem turistas, agregam valor a outros produtos e se, combinadas com gastronomia, música, monumentos, potencializam uma imagem positiva e contribuem para o "soft power" do país.
No Brasil começamos a entender recentemente esse poder da moda. As "fashion weeks" se consolidaram graças ao esforço de alguns e toda a cadeia produtiva se beneficia.
No Ministério da Cultura o maior instrumento de fomento é a Lei Rouanet. Mas a moda não conseguia captar. O que faltava? Apresentar projetos de acordo com as previsões da lei. O MinC estabeleceu quatro critérios para aceitar projetos: promover internacionalização (impacto na imagem Brasil), ter simbologia brasileira (mostrar raízes e tradição), formar novos profissionais (estilistas ou na cadeia produtiva), ou ainda preservar acervos.
O primeiro a apresentar projeto com base nesses critérios foi Pedro Lourenço, jovem estilista já com reputação para participar da Semana da Moda em Paris.
Como ministra, chamei para mim a decisão, pela simbologia de quebrar um paradigma na afirmação que moda é cultura; por entender a importância da repercussão de um brasileiro estar nesse desfile (cobertura midiática), abertura e interesse pela nossa indústria da moda e para a construção de uma imagem de um Brasil criativo, moderno e atraente. Queremos um Brasil que transcenda o país do Carnaval, sol e biquíni.
Pedro Lourenço é beneficiado, assim como Herchcovitch ou Ronaldo Fraga? Certamente, pela exposição que terão. Entretanto, sem esses criadores, e outros que agora virão (espero as estilistas que trabalham com rendas nordestinas), nós não teremos condição de projetar nossas milhares de confecções charmosas que, com o tempo, darão alegria a tantas mulheres como quando hoje compram algo "francês".
Essa marca/país nasceu depois de enorme esforço da França na promoção de seus criadores (subsídios e exposições nos principais museus) e da genialidade de alguns deles: Dior, Chanel, Lacroix, Saint Laurent, para citar alguns. Exposições com esses ícones "vendem" o país.
A porta está aberta. Muitos passarão, sem tanto estardalhaço, para ampliar a marca Brasil, aumentar investimentos, exportar nossos produtos, gerar emprego e renda para brasileiros.
            Torço para que os nossos, que agora podem sair fortalecidos pelo apoio no incentivo fiscal propiciado pela Rouanet, consigam patrocinadores, concretizem seus sonhos, mas, mais que isso, se consagrem símbolos de um Brasil pujante, criativo e iluminado.
Todos seremos beneficiados.

MARTA SUPLICY é ministra da Cultura. Senadora licenciada (2011-2018), foi prefeita de São Paulo (2001-2004) e ministra do Turismo (2007-2008) 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Justiça interdita aeroporto de São Roque


As obras do aeroporto de São Roque foram embargadas. O empreendimento faz divisa com o loteamento Porta do Sol, no KM 60 da Rodovia Castelo Branco.  A liminar foi expedida na terça-feira (10), pela 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. A decisão prevê multa diária de R$ 10 milhões, caso a construtora retome as obras.
O embargo jurídico foi a partir de uma Ação da Associação dos Proprietários e Amigos da Porta do Sol (APAPS), representada pelo advogado Marcio Cammarosano, que visa impedir que os danos ao meio ambiente se tornem irreversíveis.
A vereadora compareceu a 1ª. Audiência do Aeroporto feita pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada em 27/06 para apresentação e discussão do Projeto de implantação do Aeroporto Executivo, salas comerciais e lojas (outlet) e lamentou que o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), não foi tratado com o cuidado necessário referente à área urbana de Dona Catarina, que é o núcleo urbano mais próximo do empreendimento. Também não foi abordado de forma adequada os impactos negativos para as áreas de interesse ambiental do município de Mairinque. Déia afirma “Queremos ver atendidos os interesses da cidade, de forma que sejam diminuídos os impactos causados ao meio ambiente, indicaremos a implantação de serviços na Vila Dona Catarina”.
Obras desse tipo são fundamentais para a melhoria da logística do tráfego aéreo que há muito já encontra problemas na região metropolitana de São Paulo, mas todas as exigências para se evitar impactos negativos devem ser respeitadas e a falta dessa documentação foi denunciada na audiência pública. Por conta das faltas administrativas, a construtora recebeu uma multa de R$ 5 milhões do governo do Estado.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Déia promove oficina de artes


Apresentação de Artesanato Criativo
Exposição dos conceitos artísticos
As peças artesanais têm conquistado cada vez mais prestígio e rentabilidade. Pensando nesse nicho de mercado, as professoras da rede pública de ensino Daise Albuquerque Moura e Climéria (Mel) Lima dos Santos Souza mostraram na Oficina de Artes peças que podem ser feitas inspiradas em artistas renomados como, Romero Brito, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi. Segundo Moura     “as artesãs não farão uma cópia do artista, mas sim observar os traços para que sirva de base para desenvolverem um trabalho diferenciado”.
Representante do Banco do Povo Valdirene Ferreira Ribeiro
Durante o evento, as peças artesanais foram expostas e objetos feitos a partir de matéria-prima natural ou reciclada, ganham forma e agregam valor não só cultural, mas também econômico. As palestrantes também deram dicas de como expandir os negócios através da internet e a utilização de outros tipos de materiais como os reciclados para captação de novos clientes.
A oficina também contou com a presença da representante do Banco do Povo (BP) Valdirene Ferreira Ribeiro, que as orientou como captar recurso para investir em seu negócio. O BP libera de R$ 200 a R$ 10.000,00 mil reais para pessoa física e até 15.000,00 mil reais para Micro Empreendedor Individual (MEI).
Essa é mais uma ação da vereadora Déia, em parceria com a OSOMU e as lojas de artesanato da cidade, que trabalham em conjunto para beneficiar as artesãs, que são muito participativas e cujo número cresce a cada encontro.
Em breve será realizada uma nova oficina, para a confecção de objetos artesanais. Déia afirma “o artesanato local tem que se fortalecer e eu vou continuar trabalhando, para que vocês mulheres conquistem cada vez mais espaço”. 

Professora Daise, Mel e Vereadora Déia 


Déia participa das comemorações na Semana da Pátria

Vereadora hasteou a Bandeira do Ceará

As escolas do município durante toda a semana, do dia 02 ao dia 06, realizaram apresentações temáticas envolvendo a história da Independência do Brasil, que é um dos fatos históricos mais importantes da história do nosso País.
A vereadora Déia compareceu em algumas unidades escolares, pois tem ciência da importância enquanto autoridade ser participante da rotina da comunidade. “Sou ativista na luta por um País mais justo e igualitário e quero influenciar essa geração para transformar cada vez mais nossa comunidade”, afirma a vereadora.
O encerramento das comemorações foi no Paço Municipal, na Praça das Bandeiras e contou com a presença das autoridades locais que hastearam a bandeiras nacional, municipal e de todos os estados do Brasil. 


Alunos do Bairro Três Lagoinhas
Alunos do Bairro Três Lagoinhas


Alunos do Bairro Três Lagoinhas











Alunos do Bairro Jardim Vitória
Alunas do Bairro Jardim Vitória
Prefeito Binho Merguizo e Vice-Prefeita Marly Moraes com os vereadores municipais
Autoridades de Mairinque aguardam o início das apresentações da  rede pública de ensino
Alunos da Escola Educador Paulo Freire - Jardim Cruzeiro
Alunos da Emei Jovelino dos Santos - Vila Sorocabana 
Alunos da Emei  Thereza Cristina Whitaker Ribeiro de Lima - Jardim Cruzeiro 
Alunos da Escola  Manoel Martins Villaça - Centro

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Déia ministra Palestra a estudantes do Ensino Médio

No último dia 6 de setembro, a vereadora Déia atendeu o convite da coordenação da Escola Estadual José Pinto do Amaral para promover uma palestra aos estudantes sobre Responsabilidade Social e Profissional. A Escola é a única na rede pública do município com o ensino médio em período integral, atualmente cerca de 200 alunos estão matriculados nesta unidade escolar.
     Na palestra, Déia abordou o conceito de Responsabilidade Social de forma geral, mas citando exemplos de projetos de empresas do município, como a Saneaqua que desenvolve a Campanha “Olho Vivo” óleo e água não se misturam. Esse projeto é sócio-ambiental, pois se cada litro de óleo comestível usado for despejado no esgoto pode contaminar 1 milhão de litros de água dos rios. Outro exemplo é da Fundação Cargill com o “Projeto Fura Bolo” que distribui livros de literatura infantil e beneficiam estudantes da rede municipal de ensino.
      No tema de Responsabilidade Profissional, a vereadora mencionou a importância de escolher uma carreira e lhes contou sua trajetória profissional como engenheira civil. Os estudantes interagiram com Déia querendo saber como se desenvolve um projeto e das vantagens e desvantagens da profissão. A vereadora declara “Penso que seja muito importante que profissionais possam ter oportunidade de falar aos estudantes no momento em que muitos deles estão decidindo por uma profissão ou outra. Claro que, como engenheira civil procuro incentivá-los, já que é uma profissão da qual tenho imenso orgulho”, finaliza.

Confira resumo da Sessão de 04 de setembro de 2013

      Foi unânime a aprovação da moção (51/20013) de aplausos ao Senai Mairinque, pelo belo trabalho que vem realizando através do Programa de Formação Profissional Cidadão de Ofício. Esse Programa, tem uma ação prática que é a restauração das casas da Vila Ferroviária, neles estão envolvidos jovens do município.

      A vereadora fez a Indicação 687/2013, ao Prefeito pela implantação de atendimento médico ao trabalhador do município – Centro de Referência do Trabalhador.

     No tema livre a vereadora Déia ocupou a tribuna e abordou alguns assuntos relevantes para a comunidade, dentre eles, o trabalho da cidadã Géssica que, irá realizar em parceira com a Associação Amigos Autistas de Sorocaba uma reunião para formalizar uma associação na cidade.
      A vereadora mencionou a reunião do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), juntamente com a Secretaria de Assistência Social, que será realizada em Mairinque, quando virá a Associação Amor Exigente que tem atividades com familiares e usuários de Álcool e Drogas. A proposta é de iniciar essa atividade na cidade.
      Déia se posicionou diante da resposta que recebeu da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) que fiscaliza a Saneaqua. A vereadora esperava que a ARSESP notificasse a Saneaqua, que ainda não implantou redes de esgoto nos bairros: Jardim Vitória, Alto Recanto dos Eucaliptos, Monjolinho e Dona Catarina. O absurdo é que o argumento da empresa é que para fazer essa obra precisa ser iniciada a estação de tratamento de esgoto no município. Os moradores desses bairros sabem que no contrato está estabelecido que a SANEAQUA realizaria essas obras entre 2012 e 2013. Veja discurso da vereadora na íntegra.