quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
A Caminhada continua
O prefeito ficou muito grato pelo gesto de solidariedade da vereadora Déia e, também, prestou sua solidariedade aos mairinquenses que estão lutando contra a instalação de presídio em Mairinque.
Lembrando que a vereadora Déia(PT) é autora de projeto que proíbe a instalação de unidades prisionais no município. Projeto este que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
ANIMAIS EM CIRCO
O artigo 1º, alterou artigo da lei nº 2.752/08 e passou a ter a seguinte redação: "Fica proibida a instalação e a expedição de alvará de licença para circos, espetáculos congêneres e eventos, ou similar, que utilizem ou exibam animais como atrativo."
E estabelece multa pelo não cumprimento ao disposto de 900 (novecentos) UFM (Unidade Fiscal de Mairinque) por espetáculo apresentado.
Na justificativa, esta registrado que nunca podemos nos esquecer que os circos são importantíssimos instrumentos culturais. Nos últimos anos tem intensificado o movimento pela proibição de animais em espetáculos circenses, com os mais diversos argumentos, entre eles o de que sem os animais os artistas são mais valorizados, pois sozinhos conseguem maravilhar as platéias. Esta é a evolução natural do circo: prestigiar o ser humano.
O maior exemplo disso é que diversos países já optaram pela proibição do uso de animais em circos (Áustria, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, índia, Israel, Cingapura e Suécia), e, no Brasil, a proibição existe em 5 estados e em mais de 50 cidades.
Animais em circo sofrem uma vida inteira de maus-tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.
Em Mairinque a nossa luta é pela derrubada do veto do Prefeito.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
CPFL Cultura retoma programação do Café Filosófico em Sorocaba
Corte de Eucaliptos!!!!
Na última sexta, 15 de maio de 2009, populares me ligaram e constatei que uma equipe prestadora de serviço já havia carregado em um caminhão toras de eucaliptos, retiradas da área pública situada atrás da Escola Lellis Ito. Liguei para a Guarda Civil Municipal que encaminhou para a Delegacia de Polícia a equipe, motos serra, o caminhão carregado e um trator.
O responsável pela equipe disse que tinha autorização do Sr. Benedito do Meio Ambiente, mas apresentou-nos somente uma cópia de um Decreto Municipal. Até o Prefeito Denys compareceu à Delegacia e novamente o autuado apresentou a mesma cópia do Decreto Municipal 5.338/09. Devemos aguardar o desenrolar desse fato, mas esses cortes de eucaliptos nas áreas públicas precisam parar. Outras ocorrências relacionadas à corte de eucalipto em área pública na av. Alberto Cocozza, Av. Paulo Azzine na cabeceira de nascentes foram registradas recentemente, e na Câmara esse assunto tem sido muito discutido.
Muitas são as dúvidas sobre o que motiva esses cortes. Há muitas árvores já tombadas nas áreas citadas e na área entre a Av. Alberto Cocozza e o Jd. Reneville, o encaminhamento é do interesse de todos.
Dias depois, segunda-feira (18/05/2009), novamente a denúncia que mais eucaliptos estavam sendo cortado. Dessa vez era no conhecido “morrinho”, no Jd. Cruzeiro, especificadamente na linha férrea que ali passa. A concessionária ALL (America Latina Logística), com a intenção de não prejudicar o trânsito de trens, começou a cortar eucaliptos que de alguma forma apresentava perigo.
Novamente a Guarda Municipal interveio juntamente do Dept. de Meio Ambiente, tomaram as atitudes cabíveis para que essa madeira parasse de ser cortada e levada para venda. Isso tudo acontecendo sem a devida autorização da Prefeitura. Esta Vereadora recebeu a denúncia, e solicitou que fosse verificada a veracidade, comprovando assim, mais um atentado ao nosso bem natural.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
"Defendo que a Prefeitura retome o serviço de água e esgoto"
Em 2007 depois de 10 anos o Supremo Tribunal Federal julgou irregular o contrato de prestação de serviços de água e esgoto entre a Prefeitura de Mairinque e a Ciágua. Essa empresa saiu devendo contas de energia elétrica de mais de 5 milhões de reais, não cumpriu o contrato pois não fez a Estação de Tratamento só para citar um dos descumprimentos. Desde então a prefeitura tem firmado contratos emergenciais com empresas para a prestação do referido serviço. Inicialmente foi a Uniáguas e atualmente a Qualitá que paga à Prefeitura um valor de R$20mil por mês.
Na audiência, Plenário tomado pelos munícipes, falamos pelas comissões e a Qualitá, Sabesp, Prefeito e sua consultora Infra Engenharia, vereadores e a população fez perguntas e dirigiu algumas por escrito.
Vereadora Déia Questiona
Leia na íntegra o presente requerimento:
Considerando que nos fundos das casas da Prefeitura, ocupadas por servidores municipais, passa o córrego carvalhal, que recebe esgoto in natura do loteamento Jardim Cruzeiro “A”, entre outras localidades, causando inúmeros transtornos, principalmente para os moradores;
Considerando que o local indicado na foto situa-se no final da referida rua e é outro ponto de lançamento de esgoto;
Considerando que esse caso é parte da questão do planejamento das obras de interceptores, emissário e tratamento de esgoto do município, cujo cronograma das obras não se tem conhecimento, é que
Requeiro do Chefe do Executivo, nos termos regimentais, as seguintes informações:
1) Qual a tratativa da Prefeitura com a empresa Qualitá para a solução desse problema?
2) Para quando poderá ser feito, pelo menos, o afastamento desse esgoto?
Gabinete da Vereadora Déia, 12 de maio de 2009.
É claro, que o melhor para nossa cidade seria uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), mas enquanto isso não surge para o município, que pelo menos os mairinquenses não tenham que conviver com mau cheiro, risco de infecções, problemas com animais que vivem perto desse esgoto... entre tanto outros fatores prejudiciais à saúde.
Aguardemos agora, a resposta do Executivo.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Telessaúde: tecnologia a serviço do SUS. Participe de debate ao vivo no Canal Saúde, sexta (15), às 13h.
Como a tecnologia pode diminuir distâncias físicas e de conhecimento, circulando informação especializada por todo o país. Perguntas para http://mce_host/compose?to=canal@fiocruz.br ou ligue 0800 701 8122.
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, vai debater a telessaúde a serviço da saúde pública brasileira, sexta-feira (15), às 13h. Veja qual o impacto dessa tecnologia na rotina de um posto de saúde no interior do país no momento de o médico do PSF ouvir a opinião de um especialista da Capital, por exemplo. A equipe de reportagem do Canal Saúde esteve no Rio Grande do Sul, onde mais de 40 municípios recebem apoio e consultoria a distância para mostrar como o Telessaúde Brasil funciona. Participe.
O público poderá esclarecer dúvidas ao vivo pela WEB <http://www.canalsaude.fiocruz.br/>, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a pergunta pelo e-mail canal@fiocruz.br
Convidados – para debater o tema, estarão no estúdio representantes: da coordenação do Telessaúde Brasil, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Ana Estela Haddad; da coordenação do Núcleo de Telemedicina do Amazonas, professor Cleinaldo de Almeida Costa; e da Universidade de São Paulo, Drº Chao Lung.
Integração – O Telessaúde Brasil tem por objetivo integrar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças (Fonte: Telessaúde Brasil).
Sala de Convidados – Na internet, acesse <http://www.canalsaude.fiocruz.br/>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: http://mce_host/compose?to=canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesn-br_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz
Marcelo de Castro Neves(21) 3194-7700 / 3194-7704 / 0800-701-8122 / ascom@fiocruz.br
Canal Saúde/FiocruzLevando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Caravana do PT mobiliza militância da Macro Sorocaba neste Sábado
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Projetos Aprovados
O primeiro refere-se ao projeto de autoria da vereadora, referente a firmar um convênio a entre o Gov. Federal e a Prefeitura, para a implantação da Farmácia Popular do Brasil. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas o prefeito Vetou por completo. Depois de uma breve discussão, a vereadora apresentou os benefícios do Programa: remédios de marca por até 90% mais barato. A lista de remédios chega por volta dos 110 medicamentos, muitos deles para diabéticos e hipertensos, hoje os vilões do bolso da população.
Ao final, a votação foi nominal: rejeitaram o veto os vereadores: André, Jorginho, Geovana, Teixeira, Dr. Arlindo e Déia; votando favorável ao veto: Dr. Sérgio, Ricardo e Alex.
Portanto, o prefeito terá 48hs pra promulgar o projeto em lei, ou se ele não se manifestar, o presidente da câmara tem poder para fazer isso.
O segundo projeto da noite foi o referente à Proibição de Construção de Presídio em Mairinque, ou qualquer outra do gênero. Com menor discussão nesse, lembrou-se o fato de como o Governador José Serra, de maneira autoritária, decretou a vinda do CDP para MK e outras 48 cidades.
Não consultando a população, não realizando audiências públicas, sem ao menos saber dos impactos possíveis na área escolhida. Assim, por unanimidade o projeto foi aprovado e agora Mairinque conta com mais uma ferramenta para poder derrubar o Decreto do Governador, conquistando a idéia do Governador trazer esses CDP pra cá.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Falando à Rádio
Por volta de 30 minutos de bate-papo, a vereadora relatou sobre o CDP que foi decretado pelo Governador José Serra. Assim, apontou o repúdio perante essa decisão e em reposta, entrou com projeto 12/2009, referente à Proibição de Construção ou Instalação de Presídios, Cadeias, Centros de Ressocialização no município de Mairinque.
Muitas reuniões já foram feitas no bairro, onde se localiza a propriedade destinada para esse fim. Na Câmara, a presença de populares já foi marcante, sensibilizando os vereadores para a questão delicada. Para finalizar, convidou a população mairinquense para comparecer na Câmara e acompanhar a votação.
Aproveitando o momento, ressaltou o convite para uma Audiência Pública no dia 12/05, às 18hs30. Nessa audiência, será discutido o projeto de lei do Prefeito, que dispõe sobre a Concessão do serviço de água e esgoto em nossa cidade. Assim, espera-se uma grande participação nesse dia para ouvir as reclamações do povo, as sugestões e deixar claro se a maioria da população prefere Autarquia (Prefeitura assume o serviço), ou, se deixará para uma empresa privada uma concessão, como foi o caso da Ciágua.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Bernardo: Alterações na poupança não causarão prejuízos aos investidores
“Qualquer mudança que seja feita no governo do presidente Lula não será tempestiva. Vai ser feito com divulgação prévia e não vai ser da noite para o dia. E não vamos prejudicar os poupadores”, disse Bernardo.
O ministro negou ainda que o debate sobre as mudanças nas cadernetas de poupança seja “ideológico” no momento. Ele defendeu que as discussões sobre as alterações devem ser cuidadosos e sobretudo preventivo. “Não queremos que apareça aqui uma pessoa como George Soros, que tem muito dinheiro, e ele já falou que é um especulador, para depositar US$ 15 milhões na poupança e achar que tem a mesma garantia do seu Antônio e dona Maria, que tem que ser protegido e vão continuar.”
Bernardo afirmou ainda que não se deve cair no que ele chamou de “propaganda mau-caráter na televisão", que dizia que o governo vai mexer na poupança, numa referência a propaganda partidária exibida pelo PPS.
(fonte: www.pt.org.br)
UMA BOA HORA PARA TROCAR ALGUNS ELETRODOMÉSTICOS
O Banco do Brasil vai lançou, na última quinta-feira (30), uma linha de financiamento para produtos que tiveram redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – geladeiras, fogões e máquinas de lavar. A taxa de juros será a partir de 1,99% ao mês, e o prazo de pagamento vai até 60 meses. A primeira parcela pode ser paga em até 180 dias, mas nesse casos os juros serão maiores.
A taxa de 1,99% é a menor já oferecida pelo banco para o financiamento direcionado. Antes, a menor era de 2,66%. 18 grandes varejistas já fecharam contrato com o BB para oferecer esse financiamento.
Segundo o presidente do BB, Aldemir Bendine, a idéia de lançar esse nova linha surgiu porque deve haver uma procura maior por esses produtos, por causa da decisão do governo de reduzir o IPI.