sexta-feira, 30 de julho de 2010

Campanha na internet: autor do hit 'Dilmaboy' filia-se ao PT

O estudante de publicidade Paulo Henrique Reis, o “Dilmaboy”, que ficou famoso após postar um vídeo no Youtube, elogiando a candidata á presidência, Dilma Rousseff, assinou ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) na noite desta quarta-feira (28), em Salvador. O estudante esteve na capital baiana a convite do governador Jaques Wagner, para participar de atividade de campanha, que reuniu mais de 300 twitteiros e blogstas.

A filiação do Dilmaboy, que aconteceu no bairro Rio Vermelho, após evento com Wagner, foi articulada pela Secretaria Estadual de Juventude, setorial LGBT da agremiação, em conjunto com a coordenação de campanha dos candidatos a deputado pelo PT, Valmir Assunção (federal) e Marcelino Galo (estadual). O secretário de Juventude do partido na Bahia, Gabriel Oliveira, abonou a filiação.

Com mais de 280 mil acessos, o vídeo de Dilmaboy virou um dos maiores hits do Youtube. Trata-se de uma paródia da música Telephone, da cantora Lady Gaga. “A proposta foi mostrar o que a juventude pensa e quer”, disse o estudante, destacando a importância da opinião jovem no momento político que o Brasil vive. “As pessoas votam em quem acreditam, mas o fundamental é participar”, completou.

Paulo Henrique, que tem 25 anos e mora em Rio Verde (GO), esteve acompanhado pelo coordenador da campanha de Dilma Rousseff na internet, Marcelo Branco.

Assessoria de Comunicação / Secretaria da Juventude PT/BA

ABGLT lança campanha para candidatos das eleições 2010

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançou hoje (29) a campanha "Voto contra a Homofobia, Defendendo a Cidadania", destinada aos candidatos das eleições 2010. Seu objetivo é identificar os políticos que assumem abertamente o compromisso com a promoção da cidadania de pessoas LGBT e que poderão desenvolver projetos para o segmento no âmbito dos poderes Legislativo e Executivo.

A apresentação e aprovação de projetos de lei que promovam os direitos das pessoas LGBT e combatam a discriminação, o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo e o uso do nome social para travestis e transexuais estão entre as principais reivindicações da Associação. Além disso, esperam pela implementação das decisões da 1ª Conferência Nacional LGBT e a criação de coordenadorias políticas estaduais para o tema.

A campanha completa e os termos de compromisso para os candidatos podem ser acessados no endereço http://www.abglt.org.br/.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Líderes indígenas participarão de reunião para debater Belo Monte

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) vai reunir lideranças indígenas de toda a Amazônia para desenvolver estratégias de combate à construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, estado do Pará. O evento deve acontecer entre os dias 9 e 12 de agosto, no município de Altamira.

De acordo com Marcos Apuriña, coordenador geral da Coiab, os participantes do encontro irão apresentar os problemas e desafios vividos pelos povos indígenas da bacia do rio Xingu, tendo como ponto central os prejuízos causados pela construção da hidrelétrica. Alteração do regime de escoamento do rio, redução do fluxo de água, impactos sobre a flora e fauna locais, e diversos prejuízos de cunho socioeconômico são alguns dos problemas causados pela obra.

Brasil está entre os dez países que mais acessam redes sociais

O Brasil é um dos dez países que mais acessam redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Os resultados mostram que 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, com tendência de crescimento, já que 20% da população pretende entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo.

Os dados atuais colocam o país em décimo lugar entre os usuários de sites como Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook, ou Linked In. A Índia lidera este ranking dos que mais acessam (100% dos internautas indianos visitam redes sociais), seguida por Sérvia, Coréia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.

Os internautas brasileiros acessam redes sociais principalmente por razões pessoais (83%), mas há também parcela significativa, de 33% dos usuários de internet, que acessa estas redes para uso profissional. Em ambos os casos os índices brasileiros estão acima da média mundial: 75% de acesso por razões pessoais e 25% por razões profissionais. As principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil (76%).

Diferenças por segmentos

Não há diferenças entre sexos no acesso às redes sociais por razões pessoais. No entanto, como esperado, as razões profissionais levam os homens a acessar mais do que as mulheres.

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 28.944 pessoas em 27 países para identificar as diferenças na forma como cada país interage com mídias como Twitter, Facebook, Orkut, entre outras. O estudo abordou pontos como representatividade da população que visita as redes sociais, frequência das visitas, perfil do visitante, forma de acesso, sugestões de melhoria e atividades realizadas. O relatório completo é comercializado pelo IBOPE Inteligência.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Convite - Seminário de Mulheres

Segue o convite, para tratarmos de políticas públicas para temas específicos das mulheres. Somente com o nosso debate, troca de idéias e informações poderemos ter uma sociedade justa e igualitária. (clique para ampliar)

Tarifa Social de Energia é reformulada e favorece consumidor de baixa renda

Mais uma ótima notícia do governo Lula, para as familias de baixa renda e aquelas que recebem benefício continuado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica deverá , nos próximos dias, fixar em 18,5 milhões de famílias o público beneficiado pela Tarifa Social, cobrada com descontos de 10% a 65%, de acordo com o consumo. O benefício não será mais concedido com base no consumo médio mensal, mas na renda, seguindo a lei aprovada pelo Congresso, e sancionada pelo presidente Lula.

Pela resolução da Aneel, daqui as dois meses a Tarifa Social passará a favorecer as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Serão favorecidas também as famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e aquelas com renda mensal de até 3 salários mínimos que têm portadores de doença cujo tratamento médico exibe o uso contínuo de aparelhos ligados à energia elétrica. E ainda terão direito à Tarifa Social os indígenas e quilombolas. Eles não pagarão pelos primeiros 50 quilowatts-hora consumidos mensalmente.

Revista virtual acompanha manifestações culturais de favelas do país

O projeto Viva Favela vai comemorar seus 9 anos de existência com o lançamento simultâneo das duas primeiras edições de sua Revista Multimídia, fruto da colaboração de correspondentes comunitários de todo o Brasil. A partir de amanhã (28), os internautas poderão acessar os números 0 e 1 da publicação, com os temas "Festa na Favela" e "Memória".

As primeiras edições, compostas por textos, áudios, fotos e vídeos, tiveram a curadoria de dois editores convidados: Caco Barcellos, premiado jornalista de TV, jornais impressos e revistas, e Antônio Carlos Vieira, coordenador do Museu da Maré e presidente do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). A Revista Multimídia Viva Favela é uma publicação virtual bimensal e estará disponível no site http://www.vivafavela.com.br/

terça-feira, 27 de julho de 2010

Agrotóxico endosulfam deve ser banido até julho de 2013

A Comissão formada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Ministério da Agricultura (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, no último dia 15, pela completa eliminação do agrotóxico endossulfam de terras brasileiras até o dia 31 de julho de 2013. O produto, considerado altamente tóxico, está associado ao surgimento de problemas no sistema reprodutivo e no sistema endócrino.

A avaliação da Comissão foi apresentada à Justiça, onde tramita um pedido liminar para cancelamento imediato do registro do produto. O endossulfam já foi banido em 45 países, e faz parte de uma lista de 14 agrotóxicos submetidos à reavaliação pela Anvisa. A substância é utilizada no cultivo de algodão, cacau, café, cana-de-açúcar e soja, mas sua presença também foi confirmada em cultivos de pepino, pimentão e beterraba.

Além dele, outros dois produtos aguardam reunião da comissão para ter seu registro avaliado, adefato e metamidofós.

Fonte: Lígia Formenti, publicada pela Agência Estado

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por uma Saúde Melhor

Nessa campanha eleitoral a terceirização de serviços da saúde defendida pelo candidato Alckmin e já em curso pelo Governo Serra/Goldman no estado de São Paulo será muito discutida e as mulheres precisam prestar mais do que atenção.

A luta pela desconstrução de desigualdades entre homens e mulheres é uma importante responsabilidade de pessoas que estão em cargos públicos.

É quando se tem oportunidades de tratar essa questão histórica no dia a dia dos serviços de atendimentos às mulheres – saúde, transporte, educação, etc. –

A formulação de políticas públicas para combater as injustiças sociais e a violência que recaem sobre as mulheres, em especial mulheres pobres e negras.

Há especificidade na saúde da mulher e a sexualidade com o corte de gênero e raça.

Esta provado que muitas das questões que envolvem agravos e comprometimentos à saúde das mulheres têm origem na desigualdade de gênero. Geralmente as insatisfações e incômodos vividos por muitas das mulheres, na casa, no relacionamento, no trabalho não são identificados como resultante das relações de opressão que vive com os seus companheiros ou patrões. Em conseqüência disso, a vida das mulheres é marcada pela baixa auto-estima, pela falta de autonomia e de poder, bem como pela discriminação, pelo medo e pela dependência.

Recuperar a autonomia e o poder de decidir sobre si mesma é ter uma existência com significado próprio, e isto se traduz numa importante apropriação para a saúde física e mental das mulheres.

Serviços de saúde oferecendo trabalho interdisciplinar respeitando a perspectiva de gênero e raça são imprescindíveis na atualidade e para isso a parceria com sindicatos e entidades de classe é fundamental.

Contudo, é o poder público e no âmbito local, as prefeituras que devem ter a iniciativa, pois essa demanda deve estar na base de dados dos serviços de saúde.

Esse atendimento deve proporcionar às mulheres, das diversas faixas etárias, acolhimento, informações e atendimento médico, psicológico, social através de sistemáticas oficinas.

Reafirmo que sou totalmente contrária á terceirização dos equipamentos que trabalham a saúde, educação e cidadania das mulheres, não somente pelo sucateamento e mau atendimento que este tipo de gestão tem imprimido ao sistema de saúde, mas também porque acredito que somente o poder público está imbuído de valores e imparcialidade para tratar questões concernentes à saúde e sexualidade das mulheres.

Meio Ambiente - Sempre

Quem tem acompanhado as discussões sobre Serviços Ambientais deve anotar:

A Lei Estadual 13.798 de 2009 foi regulamentada pelo Decreto estadual 55497 de 24/6/2010 - A meta da lei é reduzir em 20% até 2020 as emissões de gases que agravam o efeito estufa.

No anexo do decreto tem a relação desses gases e os fatores.

O inventário de Gases de efeito estufa no estado de São Paulo será finalizado pela Secretaria estadual do Meio Ambiente no segundo semestre de 2010.

A resolução SMA - 061 de 24/6/2010 entre outras medidas estabelecem que o estado de São Paulo vá remunerar proprietários rurais conservacionistas que são pessoas físicas ou jurídicas que protegem as nascentes de suas propriedades, por um período de no mínimo 5 anos através do programa estadual denominado "Minas d' água" que, no momento, esta acontecendo para um município de cada uma das bacias hidrográficas do estado.

Os interessados nas questões ambientais e queiram participar das reuniões entrem em contato via email. A próxima agenda será dia 21 de junho, 14h e Salto - reunião extraordinária do Comitê da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT).

Na oportunidade, certamente, parecer técnico sobre o primeiro grande empreendimento de lotes e clube de golfe da APA Itupararanga fará parte da pauta. Projeto polêmico já que há anos esta sendo elaborado o Plano de Manejo da APA e para a preservação dela há o entendimento de que somente a revegetação da mata ciliar no entorno da represa é que de fato fará sua proteção e, o referido empreendimento terá um gigantesco gramado nas proximidades das águas.

Faço parte do Conselho Gestor da APA pelo segmento sociedade civil e tenho me debruçado sobre o caso, disponibilizado o EIA RIMA para quem quer contribuir com o estudo e faremos os encaminhamentos oportunamente.

sábado, 24 de julho de 2010

Sociedade Civil se une contra aprovação de alterações no Código Florestal

Diversas organizações da sociedade civil estão se articulando para evitar que as alterações no Código Florestal, propostas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em Substitutivo, sejam aprovadas no plenário da Câmara dos Deputados. Em carta aberta dirigida à população brasileira, as entidades alertaram para a necessidade de um amplo debate e reformulação de alguns pontos que representam um retrocesso em relação à legislação ambiental do país.

Estima-se que cerca de 80 milhões de hectares de área de vegetação nativa poderão ser derrubados para implantação de agropecuária, o que equivale a 138 vezes a área do Distrito Federal, que é de 5.822,1 km². Além disso a carta cita problemas que também colocariam em risco os direitos de parte da população, que serão impactadas pela degradação, como o aumento das emissões de gases de efeito estufa, o assoreamento e a contaminação de cursos d’água.

Vox Populi: Dilma dispara e abre 8 pontos sobre Serra no 1º e no 2º turnos

A pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi, contratada e divulgada hoje (23) pela Band e pelo Portal IG, mostra mais uma vez a liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Dessa vez, a petista tem 8 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB).

O levantamento aponta Dilma com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Marina Silva, candidata do PV, tem 8%. Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina.

O Vox Populi aponta ainda que os demais candidatos somam 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 4%. E 13% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos.

Voto espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista para escolher o candidato preferido, Dilma também lidera. A petista tem 28%, contra 21% do candidato do PSDB e 5% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem estar concorrendo, tem 4% das intenções de voto.

A rejeição do candidato tucano também é a maior entre os concorrentes: 24%. A de Dilma é a menor e ficou em 17%.

Segundo turno

Numa possível disputa entre Dilma e o candidato tucano no segundo turno, a candidata do PT também venceria segundo o levantamento. Dilma teria 46% das intenções de voto e Serra apenas 38%.

A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, o tucano 32% e a verde 9%. Dilma também é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Desemprego no Brasil cai, em junho, para o menor nível do ano, indica IBGE

A taxa que mede o desemprego no país caiu meio ponto percentual em junho na comparação com maio, fechando o mês em 7%. É o menor nível de desemprego apurado no ano.

O índice foi divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2009, que registrou taxa de 8,1%, a redução foi maior: 1,1 ponto percentual.

Entre maio e junho, 117 mil pessoas deixaram de procurar emprego. Isso refletiu o recuo de 6,6% da população desocupada no mês, estimada em 1,6 milhão de pessoas. No acumulado do ano, a queda já chega a 11,8%. A população ocupada, que soma 21,9 milhões de pessoas, se manteve praticamente inalterada entre maio e junho, crescendo 3,5% em relação a o mesmo período do ano passado.

O rendimento médio do brasileiro também melhorou no período, crescendo 0,5% de um mês para o outro, fechando junho em R$ 1,423 mil. Na comparação com mesmo mês de 2009, o aumento foi de 3,4%.

De acordo com o IBGE, no primeiro semestre deste ano, a média da taxa de desemprego no primeiro semestre deste ano caiu para 7,3%. O acumulado representa queda de 1,3 ponto percentual em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

A Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE é feita nas seis principais regiões metropolitanas do país: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

CGU divulgará na internet relação de empresas éticas

A Controladoria-Geral da União (CGU) passará a divulgar, nas próximas semanas, uma nova relação contendo as empresas que investem em práticas corporativas éticas. O anúncio foi feito nesta semana, em São Paulo, pelo ministro-chefe da CGU, Jorge Hage. Ele explicou que a iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Ethos de Responsabilidade Fiscal, tem um caráter voluntário.
"Não é um cadastro para indicar que determinada empresa é ‘limpa' ou que jamais se envolveu em corrupção, até porque não temos condição de atestar isso', disse o ministro em entrevista coletiva concedida durante a Conferência Latino-Americana sobre Responsabilidade Corporativa na Promoção da Integridade e no Combate à Corrupção, promovida em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o ministro, a nova listagem será um contraponto ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, relação que já conta com cerca de 1,5 mil empresas impedidas de assinar novos contratos com o Poder Público por terem sido condenadas por atos de fraude e corrupção. A relação será divulgada nos sites da CGU e do Instituto Ethos.

As companhias interessadas em ter seu nome incluído na lista positiva terão que se comprometer a adotar programas contendo códigos de conduta e de integridade ética, iniciativas de proteção aos funcionários que denunciarem práticas ilícitas e, além disso, essas empresas terão que assumir o compromisso de denunciar à CGU ou ao Ministério Público atos de corrupção cometidos durante processos de concorrência pública e terão que dar transparência às doações feitas a partidos políticos e a candidatos a cargos eletivos.

De acordo com Hage, a intenção é que a divulgação das boas práticas sirva de exemplo, estimulando cada vez mais as empresas a promoverem a ética no setor privado. "Uma das grandes preocupações, não só no Brasil, mas em todo o mundo, é aumentar a consciência do setor privado para a sua responsabilidade na luta contra a corrupção, mostrando que é possível vencer do ponto de vista empresarial, jogando limpo e mostrando que as empresas que se envolveram em atos de corrupção tiveram danos de imagem que lhes custaram muito", observou.

Para o vice-presidente do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi, o cadastro que irá para a rede é um avanço em relação ao Pacto de Combate à Corrupção e de Integridade, lançado em 2006 pelo instituto, e ao qual aderiram, inicialmente, 600 empresas. "Para as empresas avançarem, não basta elas tomarem medidas voluntárias pois isso tem um limite. É preciso que o mercado tenha mecanismos de punição, mas também de premiação das empresas. A iniciativa de reconhecer as boas práticas é um prêmio às empresas e eu considero que muitas delas vão querer ter suas marcas na relação", disse Itacarambi.

Todos Pela Educação lança kit sobre aprendizado nas férias escolares

Está disponível para download o 23º kit do programa "No Ar: Todos Pela Educação", iniciativa do movimento Todos Pela Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Nesta edição, a necessidade de incentivar o aprendizado durante o período de férias escolares é o principal ponto de debate.

No material deste mês, o ex-jogador da seleção brasileira, Raí, pede aos pais que descubram um bom filme para ver com os filhos durante as férias ou que incentivem a leitura de um livro. Os kits do programa são distribuídos mensalmente para radialistas de todo o país com o objetivo de alertar a população sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade da educação dos nossos jovens. O projeto é apoiado pelo Grupo ABC e pela produtora Friends Áudio.

Para fazer o download do kit, acesse:

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vereadora Déia e comunidade encaminham pedido de pavimentação da Estrada Moreiras/Dona Catarina ao Deputado Enio Tatto.

Estive ontem 20/07, acompanhada do vereador Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Mairinque, Sr. Jorge, da ONG Mairinque Transparente, Sr. Almino, comerciante em Moreiras e Srª Santinha e Ana, representantes da Pastoral da Criança e moradoras do bairro de Pitangueiras, na Assembléia Legislativa do estado de São Paulo onde fomos recebidos pelo Deputado Estadual Enio Tatto do PT.

A visita teve o objetivo de encaminhar uma série de reivindicações de nosso município e, principalmente a intervenção do deputado para a pavimentação da Estrada Governador Mario Covas, que muito transtorno vem causando a população das localidades por ela servida.

Após ouvir a explanação dos presentes, o deputado Enio, sugeriu que se fizesse uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Mairinque em data e horário a ser definido. Antes, através de requerimento, o deputado pedirá informações ao Prefeito Municipal, Secretaria de Transportes e ao DER, sobre qual é a real situação de projeto de pavimentação da via. Enio entende que sem pressão popular a pavimentação da estrada não sairá do papel.

Espero que com esta ação consigamos uma solução definitiva para as comunidades que tem nessa via seu único meio de acesso a nossa cidade.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Me diga com quem andas...

É nossa gente caminhando com o Brasil" é um vídeo que conta uma breve história e trás uma entrevista com a candidata a Deputada Federal, nas eleições 2010, Iara Bernardi. Uma professora de Ciências Físicas e Biológicas, sorocabana, de 58 anos, filiada nº 01 do PT (Partido dos Trabalhadores) de Sorocaba que foi vereadora por 14 anos e deputada federal por 8 anos. Foi uma das poucas parlamentares com várias leis aprovadas. Iara dedicou a maior parte da sua vida às causas dos menos favorecidos e dos excluídos.

Uma amiga de Mairinque, onde começou sua carreira de professora lecionando pela primeira vez.

Reunião do Conselho de Saúde


Atenção: Acontecerá Reunião Ordinária Do Conselho Municipal de Saúde, de Mairinque, na próxima sexta-feira dia 23 de julho às 9h30, no Centro de Reabilitação Bem Me Quer, no bairro Jardim Cruzeiro.

- Pauta: Apresentação para Aprovação das Contas do trimestre.

Contamos com a presença de todos, pois a participãção popular é o que garante maior eficiência, transparência, preservação de direitos e podemos cobrar maior empenho dos Poderes Públicos.

Estaremos presentes na reunião, para novamente cobrar a reabertura do hospital!!!

Até lá!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lula: "Dilminha, eu tenho a convicção de que o Brasil precisa de você."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem (16) pela primeira vez de um ato público da campanha de sua candidata à sucessão presidencial. Na Cinelândia, no Rio de Janeiro, e sob chuva intensa, Lula disse que não era o mau tempo que o impediria de pedir votos para Dilma Rousseff e o candidato ao governo estadual, Sérgio Cabral.

“Eu acho que a primeira vez a gente nunca esquece e essa é a primeira vez que a gente vem fazer a campanha da Dilma e do Sergio Cabral no Rio e não há chuva que me tirasse de estar aqui nessa praça para poder conversar com vocês”, afirmou para 15 mil pessoas. “Certamente sairei daqui tão molhado como vocês. Mas, sairei convencido de que me dirigi a uma parte do povo brasileiro para que a gente não permita que nenhum retrocesso aconteça nos próximos anos.”

Ao falar de “Dilminha”, Lula afirmou aos militantes que as palavras sairiam do “fundo” de sua “alma”. “Eu não tinha amizade com essa mulher. Eu a conheci um pouco antes de ser presidente e posso dizer a cada um de vocês que ao indicar ela para ser a futura presidenta desse país eu estou indicando uma pessoa que eu colocaria as minhas duas mãos no fogo, que eu colocaria a minha alma por ela, porque eu sei da competência e da honestidade, do compromisso e do sofrimento [dela].”

Dilma vive do futuro

Segundo ele, apesar da “cara de anjo”, Dilma já passou por torturas bárbaras e mesmo assim não leva mágoa em seu coração. “Essa mulher já tomou choque elétrico e essa mulher não guarda uma mágoa de sentimento, porque essa mulher não quer viver do passado. Ela quer construir o futuro. E o futuro é o destino do povo brasileiro”, salientou.

O presidente lembrou as melhorias nas favelas cariocas com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que seu projeto é transformar essas comunidades em bairros, elevando a cidadania de seus moradores.

“É por isso que a minha alma bate forte, quando eu posso pegar na mão de uma companheira, e dizer: Dilminha, eu tenho a convicção de que o Brasil precisa de você e de que você pode ajudar o Brasil. Que Deus te abençoe e que Deus te faça com a força desse povo a futura presidenta da República desse país para que o Brasil experimente pela primeira vez que a mulher não é objeto de cama e mesa, que a mulher é um ser político e ela pode fazer mais e melhor do que nós fizemos durante 500 anos nesse país”, concluiu.

sábado, 17 de julho de 2010

Valorização do trabalho não remunerado da mulher é principal ponto do Consenso de Brasília

Brasília – Conquista de autonomia econômica e de igualdade na esfera do trabalho, fortalecimento da cidadania feminina, ampliação da participação das mulheres nos processos decisórios e nas esferas de poder e, ainda, o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.

Essas foram as diretrizes apontadas como fundamentais para a melhoria da vida das mulheres, na 11º Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. O principal ponto destacado foi a valorização do trabalho não remunerado.

O evento, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), terminou hoje (16), com a aprovação do Consenso de Brasília, documento que traz as diretrizes em debate desde terça-feira (13).

As propostas foram aprovadas pelas 53 delegações dos países participantes. A secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, destacou como ponto principal do consenso a questão do trabalho não remunerado. “O Consenso de Brasília tem a plena consciência de reconhecer o trabalho não remunerado como um trabalho [como outro qualquer]”, afirmou.

Segundo o documento, devem ser adotadas todas as medidas necessárias para avançar na valorização social e no reconhecimento do valor econômico do trabalho não remunerado realizado pelas mulheres na esfera doméstica e do cuidado.

Pesquisa mostra que selos verdes estão sendo utilizados sem auditoria

O jornal O Estado de São Paulo divulgou, na última quarta-feira (14), que os chamados selos verdes desenvolvidos para informar ao consumidor que o produto é certificado em razão de atender a normas socioambientais, estão sendo colocados, muitas vezes, pelas próprias empresas, sem qualquer auditoria ou verificação independente.

O jornal divulgou, ainda, que um levantamento realizado no Brasil pelas consultorias Unomarketing, Mob Consult e Ideia Sustentável, apontou a existência de 600 selos verdes ou com atributos de sustentabilidade no país - atribuídos, em grande parte, por meio de critérios questionáveis. A ideia é reforçada por um outro estudo, de nível internacional. O World Resources Institute (WRI) mapeou em 42 países a existência de 340 selos socioambientais, dos quais menos de um terço monitora os reais impactos sociais e ambientais da cadeia produtiva.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Salário inicial aumentou quase 30% desde 2003, aponta Caged

A criação de 212.952 empregos em junho elevou para 1,473 milhão o número de novas vagas preenchidas no mercado formal de trabalho durante o primeiro semestre, informou ontem o Ministério do Trabalho com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em nenhum outro período janeiro/junho o número de trabalhadores contratados foi tão superior ao de dispensados. O Caged revela também que o salário médio pago a trabalhadores recém-admitidos aumentou 4,86%, entre o primeiro semestre do ano passado e o deste ano. Subiu de R$ 783,08 para R$ 821,13.
Durante os quase oito anos do Governo Lula, o valor médio dos salários de admissão cresceu 29,14% – de R$ 635,85, em 2003, para R$ 821,13 em 2010.

Os maiores aumentos de salário inicial ocorreram em Rondônia (quase 60%), no Piauí (mais de 55%), no Maranhão e na Bahia (acima de 46%). Os menores aumentos foram registrados no Distrito Federal (12,13%), no Amazonas (15,16%) e em São Paulo (19,41%).

Internet promove primeiro debate com candidatos à Presidência da República

Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! abrem as rodadas de debates das Eleições 2010 com os candidatos à Presidência da República, na internet, em uma iniciativa inédita, no dia 26 de julho.

Ao vivo e 100% digital, o Debate On-Line 2010 será transmitido simultaneamente nos quatro portais, que representam 23 milhões de usuários únicos, atingindo 95% dos internautas de todo o País, segundo relatório do Ibope NetRatings, de junho de 2010.

Diferentemente dos debates tradicionais, o Debate On-Line 2010 promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo! terá o usuário da internet como foco central na interação com os candidatos, com canal aberto no Twitter no @debateonlinebr para envio de perguntas no dia do evento.

Os candidatos estarão frente a frente com o eleitor, pela internet, durante 90 minutos, das 15h às 16h30, período de maior audiência nos quatro portais. Serão convidados os candidatos que apresentaram mais de cinco por cento da intenção de votos, segundo a pesquisa Ibope, no mês de junho.
O debate será aberto pelos próprios candidatos fazendo perguntas entre si sobre os temas que os internautas irão sugerir pelos portais, nos dias que antecedem o encontro. Em seguida haverá perguntas dos jornalistas dos portais e dois blocos de perguntas dos usuários.

Dividido em quatro blocos a interação com os candidatos convidados será integralmente pautada pelos internautas, o que fortalecerá o processo democrático num debate com a própria sociedade.

Tremor assusta moradores de Três Lagoinhas

Jornal Cruzeiro do Sul

"Pequenos tremores registrados no início da noite de 4ª feira (14), assustaram aos moradores do bairro Três Lagoinhas, em Mairinque. Segundo um dos relatos, portas e janelas tremeram sem que ventasse o suficiente para isso. Esta já seria a terceira vez que a cidade é atingida com pequenos abalos.

De acordo com a artesã paulistana Priscila Bassi Russo do Nascimento, de 41 anos, que há cinco anos reside na cidade e naquele endereço, o tremor foi sentido entre 18h10 e 18h15. Ela disse que ia para a cozinha preparar o jantar quando foi surpreendida com o barulho na porta principal, dando, inicialmente, a impressão de que alguém do lado de fora tentasse forçar sua abertura. Porém, no mesmo instante as janelas também tremeram. Ela e o filho foram para a rua, e ao constatarem que não havia ninguém, retornaram para dentro da casa.

A artesã então ligou para a vizinha ao lado, e também para uma amiga, moradora duas quadras acima da sua casa, e ambas confirmaram terem sentido o tremor. Uma delas, Maria Lúcia da Silva, comparou o ocorrido a um trovão, só que mais forte. Segundo a artesã, “o tremor foi maior que o daquele provocado pela passagem do trem”, enfatizando porém que naquele horário não passava nenhum. Priscila do Nascimento disse que no ano passado esses abalos teriam sido sentidos duas vezes, e que numa delas, no final do ano, teriam sido sentidos também na área central da cidade. O bairro Três Lagoinhas fica a 3 quilômetros do centro da cidade.

Ainda de acordo com a artesã, que faz questão de frisar que só acionou a imprensa após confirmar o fato estranho com outras pessoas, tais tremores “não causam medo pelas suas intensidades, mas sim pela possibilidade de se repetirem em maiores proporções”. Procurado pelo G1, o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, George Sand França, disse que pode ter havido um sismo pequeno, de baixo impacto. Ele vai buscar hoje informações mais detalhadas sobre a ocorrência."

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Portal do governo federal é considerado o mais transparente por associação

A Associação Contas Abertas apontou ontem (14) o Portal da Transparência do governo federal, administrado pela Controladoria Geral da União, como o site governamental que melhor informa a população sobre as contas públicas.

Entre os estados, o Índice de Transparência lançado pela entidade destacou os portais mantidos pelos governos de São Paulo e de Pernambuco. Ainda pela avaliação da associação, metade dos sites dos governos estaduais ficaram com pontuação inferior a 5, numa escala de 1 a dez.

O índice leva em consideração 110 itens, divididos em três tópicos: conteúdo; facilidade para navegação; e frequência de atualização e série histórica.

“O conteúdo equivale a 60% da pontuação global. Para obter boa nota, o portal precisa apresentar as informações sobre quem comprou, o que comprou, de quem, por quanto e para que foi comprado. A usabilidade, que significa disponibilizar informações de forma acessível e facilitar a interação, corresponde a 33% da pontuação global. E a atualização, juntamente com a série histórica, corresponde a 7%”, explicou o secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Para ele, o que levou o Portal de Transparência do governo federal à liderança do ranking foi a experiência acumulada em sete anos. “Desde 2003, o Executivo já vem tomando a iniciativa de tornar mais transparentes suas contas. Essa experiência acabou refletida na melhor nota entre os avaliados”.

Lula assina proposta de PL que visa abolir castigos corporais contra crianças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará nesta quarta-feira (14/07), às 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil, uma mensagem apresentando ao Congresso um Projeto de Lei (PL) que visa abolir a prática de castigos corporais contra meninos e meninas.

O ato marcará os 20 anos de vigência da lei 8.069, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta foi encaminhada ao governo federal por organizações e pessoas físicas representadas pela Rede Não Bata, Eduque, com o objetivo de suprir lacunas existentes no ECA e criar mecanismos que garantam a integridade física e psicológica das pessoas com menos de 18 anos.

Encontro debate sobre Novas Mídias e Militância

No próximo dia 25 de julho acontece, no salão paroquial São José do Belém, em São Paulo, o Encontro sobre Novas Mídias, realizado pelo Centro de Capacitação da Juventude, Movimento dos Favelados de São Paulo e Cafod - Agencia Católica para o Desenvolvimento. (Inglaterra).

Um dos pontos importantes do evento é o mapeamento dos grupos de jovens atendidos pelo Programa Urbano e o acesso às novas mídias. O palestrante Daniel Seidel, Secretário da Comissão de Justiça e Paz e membro da Comissão Nacional da Ficha limpa, abordará o tema da utilização das Redes Sociais e a Militância.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Após solicitação da Vereadora, pedidos da população de Moreiras, São José e Reneeville são atendidos parcialmente pela Jundiá

A Jundiá Transporte e Turismo, concessionária do transporte coletivo em Mairinque, atendeu parte das reivindicações solicitadas pelos moradores dos bairros de Moreiras, Rene Ville e São José, encaminhadas por mim, no último dia 05/07, em reunião na sede da empresa com a gerente Srª. Jolice.

As reivindicações:
Moreiras – Manter aos sábados, domingos e feriados os mesmos horários vigentes nos dias de semana, além de continuar com mesmo número de coletivos na linha durante o período de férias escolares, já que nesta época o número de ônibus que operam esta linha diminui consideravelmente
São José – Ponto de venda de cartão no bairro e adequação do horário da linha com a entrada e saída dos alunos das escolas Horácio Ribeiro, Lellis Ito e Paulo Freire;
Reneeville – Implantação de uma linha de ônibus que sirva o bairro.

As soluções:
Para atendimento a solicitação do bairro de Moreiras, a Jundiá a partir do dia 17 de julho, irá implantar em caráter experimental, na linha Moreiras/Dona Catarina, ônibus nos horários solicitados pelos trabalhadores e moradores, possibilitando a essas pessoas a certeza de poderão voltar para casa nos finais de semana e feriados, depois de cumprirem suas atividades profissionais, religiosas e de lazer;

No bairro do São José foram disponibilizados mais pontos de venda de cartões. Já com relação ao horário de entrada e saída dos alunos do Horácio Ribeiro, Lellis Ito e Paulo Freire, a empresa entrou em contato com a direção das três escolas, houve um ajuste no horário, passando esta medida a valer no final do período letivo, impedindo que os alunos percam o horário ou aguardem por muito tempo o ônibus;


Já a linha do Reneeville, está sendo estudada sua implantação, e, segundo a concessionária, um dos problemas seria a falta de retorno e o fato da ligação entre o bairro e o São José não estar em condições de uso, ser um aclive acentuado, e sem pavimentação.
Os usuários que adquirirem dez ou mais unidades do cartão terão um desconto, já que a tarifa unitária passará a custar neste caso R$ 2,28. Sendo que o valor normal é de R$ 2,45. Este cartão poderá ser vinculado ao CPF do usuário que adquiri-lo, em caso de perda ou roubo poderá bloqueá-lo, sem prejuízo das unidades restantes, salienta a Srª.Jolice, gerente da empresa.
As outras solicitações destas comunidades continuam sendo estudadas pela Jundiá e terão uma definição até o final do mês de julho.

Questionado através de requerimento aprovado na Câmara, sobre estes problemas, o prefeito, Dennys Veneri, respondeu que a prefeitura não possui fiscais para fazer a fiscalização das operações da empresa Jundiá.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brasília sedia Encontro Nacional de Redes de Proteção

Começa amanhã (13 de julho), em Brasília, o VI Encontro Nacional das Redes de Proteção, promovido pelo ACNUR e pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). O encontro, que ocorre até a próxima quinta-feira (15 de julho), reunirá diversas instituições da sociedade civil envolvidas na acolhida e na assistência a migrantes e refugiados no Brasil. O Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) também participará do encontro, cujo tema é "A atenção aos refugiados e aos migrantes em casos especiais de vulnerabilidade: mulheres, crianças e idosos."

A solenidade de abertura, que será realizada às 19h30 de amanhã, contará com exposições do Representante do ACNUR no Brasil, Andres Ramirez, e do Presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio Almeida. Os palestrantes abordarão as questões da integração dos refugiados no Brasil e da política nacional de imigração, respectivamente.

Cresce 95,5% a busca por orientações na Central de Atendimento à Mulher

Nos cinco primeiros meses deste ano, a ‘Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180’ recebeu 271.719 ligações de mulheres de todo o Brasil que buscavam informações sobre seus direitos. De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a cifra representa um aumento de 95,5% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 138.985 atendimentos.
Segundo Aparecida Gonçalves, subsecretária de enfrentamento à violência contra a mulher, este aumento se deu porque as mulheres estão bem mais informadas.

"As mulheres estão tendo acesso à informação e buscando apoio. No final do ano passado a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizou uma campanha nacional em que divulgou a Central de Atendimento e também a Lei Maria da Penha. Este é outro fator importante, a questão da credibilidade desta Lei. Muitas mulheres já sabem o que podem fazer e como devem agir, estão mais informadas", esclarece.

Um relatório gerado para conhecer o perfil atendimentos de janeiro a maio deste ano revelou que neste período houve 51.354 relatos de casos de violência. Deste total, 29.515 foram de violência física, 13.464 de violência psicológica; 6.438 de violência moral; 887 casos de violência patrimonial; 1060 denúncias de violência sexual, 42 situações de tráfico e 207 ocorrências de cárcere privado.

Na tentativa de justificar as investidas violentas contra as mulheres e filhos muitos homens afirmam estar sob efeito de drogas lícitas ou ilícitas. No entanto, o relatório revela que mais da metade, 56% das agressões, acontecem "sem o efeito ou nem sempre do uso de álcool ou drogas".

Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço público e gratuito, que foi criado em novembro de 2005 pela SPM e parceiros para ceder às mulheres informações sobre seus direitos e orientar no caso de já haver ocorrido algum tipo de violência. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Estrada do Moreiras é utilizada como depósito de lixo

Matéria publicada no Jornal da Economia, em 09 de julho de 2010:

"Por Amanda Cóllo
Em meio a uma paisagem repleta de árvores e muito utilizada por ciclistas que passeiam pelo local, a estrada do Moreiras, na cidade de Mairinque, também é utilizada como depósito de lixo.

Segundo um ciclista que realiza seus treinos nesta estrada, há uma extensão de aproximadamente 3 mil metros quadrados de um terreno, onde é utilizado como depósito de lixo. “Há muito lixo de construção civil, inclusive lixo orgânico. Vi também até um sofá que foi jogado no local e depois atearam fogo”, comentou o ciclista.

De acordo ainda com o ciclista, o local que está sendo utilizado para despejar todo tipo de lixo fica próximo ao antigo lixão de Mairinque que foi interditado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mairinque informou que o poder executivo tem conhecimento dessas infrações e por isso mantém vistorias no local através do departamento de obras e serviços públicos durante o dia. E rondas periódicas aleatórias com a Guarda Civil Municipal, principalmente no período noturno quando acontece com mais frequência esses atos.

Na nota consta também que a prefeitura vem atendendo o que está vigente na lei municipal e até mesmo respeitando o código municipal de postura. A prefeitura mantém placas de proibição em diversos locais da estrada e está aplicando multas aos infratores que são flagrados cometendo a ação."

Vale ressaltar, que o lixo coletado em Mairinque, pela empresa ENOB, é levado para o aterro sanitário da cidade de Itapevi. Além de ter o lixão interditado pela CETESB, Mairinque precisa recuperar a área degradada e construir seu próprio aterro.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MCCE lança campanha sobre corrupção eleitoral e saúde

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou ontem (07) a cartilha "Voto não tem preço. Saúde é seu direito!", tema da nova campanha da rede, que pretende esclarecer aos eleitores sobre serviços de saúde garantidos por lei e que não podem ser trocados por voto. O lançamento aconteceu na Plenária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O objetivo da cartilha, que teve apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e será distribuída nos 300 comitês do MCCE no país, é envolver a sociedade em ações de combate à corrupção eleitoral na saúde, no que diz respeito à troca de votos por bens e serviços, principalmente durante o período eleitoral. Esta é a primeira campanha da rede após a sanção da lei da Ficha Limpa, no dia 04 de junho.

Conheça mais sobre o MCCE e a nova cartilha no site da rede: http://www.mcce.org.br/.

Clique Aqui, e tenha a cartilha do MCCE.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Moradores do Jardim Esperança são atendidos

Saiu na imprensa:

"Mairinque: Pedidos dos moradores do Jardim Esperança são atendidos
7/7/2010 - 14:49:00

Através de emenda aprovada por unanimidade, a vereadora Déia (PT) atendeu antigas reivindicações de proprietários do loteamento popular Jardim Esperança para que eles obtenham a Escritura Definitiva do imóvel (desde que comprove origem da posse), bem como a quitação e regularização do desdobro do lote.

Os 170 lotes foram vendidos pela municipalidade, a custo subsidiado, para possibilitar a construção de moradia. Hoje, a maioria dos lotes está ocupada com casas e, em muitos casos, duas casas por lote, o que configura o desdobro.

No entendimento da vereadora: “As famílias que passaram por processo de inscrição e sorteio deverão constituir o início do cadastro municipal de habitação de interesse social, e não mais ser atendidas com programas habitacionais, exatamente, pelo fato de já terem sido beneficiadas”, explica."

Fonte: Jornal da Economia

Promotoria de Justiça instaura Inquérito Civil após representação

Representei no dia 01 de junho de 2010, junto a Promotoria Pública de Mairinque, pedido de explicações sobre o prédio onde funcionou o Programa Saúde Família do Jardim Vitória Alto.

Nessa representação, argumentou que a unidade de saúde, está fechada pela segunda vez, desde o dia 29 de dezembro de 2009. O fechamento da unidade foi causado por diversos problemas surgidos em sua estrutura física, como trincas e rebaixamento do piso.

O PSF Vitória Alto construído sobre aterro, funcionou durante meses, e, os danos foram aumentando, causando assim, a primeira paralisação no atendimento ao público meses depois de inaugurado. A unidade ficou fechada até que a empresa fizesse os reparos necessários. Retomando seu funcionamento, o prédio voltou a apresentar problemas relacionados a trinca nas paredes, piso, deslocamento de placas do forro, deslocamento das peças do fechamento lateral, etc., e então a unidade teve seu funcionamento novamente paralisado.

“ Surprendentemente, a Prefeitura não apresentou à Câmara o projeto de fundação e a respectiva sondagem de reconhecimento do solo, documentos imprescindíveis para uma construção segura”. Diante desta resposta da Administração Municipal fica claro como é tratado o dinheiro público em nossa cidade e, programas da saúde importantes para a população.

Embasada nas denúncias da representação a Promotora de Justiça de Mairinque, Dra. Fernanda Hamada Segata, instaurou o Inquérito Civil, nº 018/2010, que deverá apurar as possíveis irregularidades denunciadas referentes aquela unidade e a bairro do Marmeleiro.

Propaganda enganosa: Serra mente sobre FAT e Seguro Desemprego

A campanha de José Serra (PSDB) tem batido na tecla de que foi ele o responsável pela emenda à Constituinte que propiciou a criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e que ele também teria sido o grande responsável pela criação do Seguro Desemprego. “Foi o Serra que criou o maior patrimônio dos trabalhadores brasileiros, o FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. Ele criou também o Seguro desemprego”, repetiu várias vezes o locutor do programa do PSDB, levado ao ar esta semana na TV.

Mas, a realidade dos fatos não confirma as afirmações de José Serra e nem as de sua campanha. O Seguro Desemprego não teve nada a ver com sua atuação parlamentar. Ele foi criado pelo decreto presidencial nº 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. O seguro começou a ser pago imediatamente após a assinatura do decreto presidencial. O ex-presidente José Sarney já havia desmentido as declarações do tucano em relação ao Seguro Desemprego. “Não sei de onde ele [Serra] tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele [Serra] era secretário de Economia e Planejamento do governador Franco Montoro”, explicou o senador.

Depois, a Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, determinou em seu art. 239, que os recursos provenientes da arrecadação das contribuições para o PIS e para o PASEP fossem destinados ao custeio do Programa do Seguro Desemprego, do Abono Salarial e, pelo menos quarenta por cento, ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico, esses últimos a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

Fomos então pesquisar a data exata da criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) já que Serra diz que foi uma emenda sua que propiciou a criação do fundo. Está lá nos anais da Câmara. O FAT foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). O projeto diz textualmente: "DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS".

Nem o FAT foi criado por Serra e nem o Seguro Desemprego “saiu do papel” por suas mãos, como afirma a sua propaganda. A campanha tucana sobre Serra ter criado o FAT e “vestir a camisa do trabalhador” está, portanto, toda ela baseada numa farsa e numa mentira.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Em sete anos, mais jovens negros entraram nas universidades do que nos últimos 20 anos

O governo Lula implantou o sistema de cotas para negros e pardos nas universidades federais brasileiras em 2004, na Universidade de Brasília (UnB). Na época, menos de 2% do percentual de estudantes universitários brasileiros eram negros, apesar de representarem mais de 46% da população brasileira. Hoje, já são quase um milhão de estudantes negros em cursos superiores e 17 universidades federais mantém sistema de acesso por meio de cotas.
Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) indica que, durante os últimos sete anos, mais jovens negros ingressaram em universidades públicas do que nos vinte anos anteriores. Para o militante do movimento negro, Paulo Ramos, “as oportunidades para a juventude negra foram ampliadas durante o governo Lula em função das políticas sociais”.

Em encontro com negros e negras do PT, em Brasília, a candidata do o PT, Dilma Rousseff, defendeu a manutenção das políticas afirmativas e de cotas. Segundo ela, nos últimos anos o governo teve grandes avanços nesse campo, mas é preciso fazer mais. “O que nos une é o compromisso de que vamos continuar fazendo políticas afirmativas e de cotas, queiram eles ou não queiram”, afirmou Dilma.

I Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã acontece em agosto

Acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, na Cidade de Pato Branco- Paraná, a VI Conferência Brasileira e a I Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, o evento está sendo promovido pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, e pela Faculdade de Pato Branco (FADEP). As inscrições com apresentação de trabalhos podem ser feitas até 15 de julho e para quem deseja participar como ouvinte o cadastro será feito até o dia 28 de julho.

Na programação da conferência estão previstas mesas redondas e apresentações de trabalhos, sejam eles relatos de experiências, papers ou vídeos. Ocorrerá ainda, ao longo dos três dias, a II Mostra Nacional de Vídeo Cidadão, a III Feira Nacional de Mídia Cidadã e o VI Congresso de Educação da Fadep.

Mais informações no site http://www.fadep.br/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pronunciamento de Mercadante

Como já mencionei abaixo, no post "Convenção Estadual PT- SP" (clique aqui para ler), publico agora o pronunciamento de Mercadante, na Convenção realizada no dia 26 de junho, que formalizou as candidaturas Aloisio Mercadante e Coca Ferraz (Governador e Vice), Marta Suplicy e Netinho de Paula (Senado) e a chapa proporcional de deputad@s Estadual e Federal.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dilma recebe apoio de 117 prefeitos paulistas e de movimento pluripartidário

A cidade de Campinas serviu de palco nesta quinta-feira (1º) para que 117 prefeitos de São Paulo declarassem apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. A participação de prefeitos da oposição confirmou o tom do encontro: o lançamento de um movimento pluripartidário em defesa da candidatura de Dilma.
Dilma alertou a plateia para os dois modelos que estarão em debate nas eleições presidenciais. Segundo ela, o “dogma” de que não era possível aliar crescimento econômico e distribuição de renda foi o primeiro a ser quebrado. Contudo, mais que distribuir renda, o governo Lula garantiu a mobilidade social.

“Um país do nosso porte que não dá a sua população a perspectiva de melhorar de vida não é estável. Esta é a base e o pilar do governo Lula", afirmou. "Não é só distribuir renda. É garantir que as pessoas possam subir na vida. Esta visão de Brasil está em questão nesta eleição.”

A candidata defendeu a política econômica, com metas de inflação a serem perseguidas, rejeitou “aventureirismos” e criticou o que chamou de “apagão de investimentos”. “Nós fizemos um grande esforço para resolver a questão dos gargalos na infraestrutura do Brasil."

Concurso ‘Aprender e Ensinar Tecnologia Social’ tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 16 de agosto as inscrições para o concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil. O objetivo do concurso é ampliar a divulgação e o conhecimento sobre tecnologias a favor do desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do debate com professores, alunos do ensino fundamental e pessoas da comunidade. (clique na imagem para ampliar)

Serão cinco professores vencedores do concurso, cada um receberá uma passagem para o Fórum Social Mundial de 2011, em Dacar, no Senegal, onde participarão de uma atividade para apresentar uma proposta de atividade de difusão de tecnologias sociais. Os vencedores receberão um troféu e terão suas iniciativas registradas em um banco de propostas para discutir tecnologias sociais na escola.
Informações e Inscrições: www.revistaforum.com.br/ts

Reunião com moradores na empresa Jundiá Transportes e Turismo

Estive ontem dia 01/07, acompanhando os moradores dos bairros de São José, Moreiras e Reneeville na cidade de Sorocaba, para entregar junto à empresa Jundiá Transportes e Turismo, concessionária do transporte coletivo em nossa cidade, uma pauta de reivindicações e reclamações destas comunidades.

As reivindicações:

Moreiras – Manter aos sábados, domingos e feriados os mesmos horários vigentes nos dias de semana, além de continuar com o mesmo número de ônibus na linha durante às férias escolares, já que neste período  o número de coletivos na linha diminuem bastante;

São José – Ponto de venda de cartão no bairro e adequação do horário da linha com a entrada e saída dos alunos das Escolas Horácio Ribeiro e Lellis Ito;
Reneeville – Implantação de uma linha de ônibus que sirva o bairro.

Na oportunidade fomos recebidos pela Gerente da empresa Jundiá, Sra. Jolice, que ouviu os presentes e se comprometeu analisar as reivindicações apresentas e propor soluções em uma próxima reunião que será agendada pela empresa.

Déia e Iara Bernardi na Queima do Alho em Pitangueiras.

Estive no dia 19 de junho de 2010, acompanhada da Representante do Mec em São Paulo, Iara Bernardi, e do membro da executiva do PT, Geninho. Juntos participamos de um almoço com lideranças e a população do bairro de Pintangueiras. A já tradicional Queima do Alho, feita pela Santinha, líder da Pastoral da Criança, e seu marido José, foi um atrativo a mais para nosso encontro.

Depois do almoço, falei aos participantes da pouca atenção destinada aos moradores e seus problemas por parte do Poder Público. Na minha fala citei a necessidade da construção de uma creche, posto de saúde, iluminação pública, construção de escola, etc..

Iara falou da luta e dos investimentos do Governo Federal para toda nossa região, mas cobrou mais empenho dos governos municipais para não prejudicar os investimentos. Salientou a construção da Universidade Federal em Sorocaba (UFSCAR), a implantação da UNESP, do Instituto Federal (IFESP) m São Roque, e, o empenho do Governo Federal na melhoria destas cidades e na vida de seus habitantes.

Em sua fala a líder da Pastoral da Criança, Santinha, ressaltou que a população de Pitangueiras sabe quando pessoas com boas intenções visitam o bairro, do comprometimento que a Vereadora tem com as causas da comunidade e, se sentiam muito honrados com a visita da companheira Iara Bernardi. Santinha disse que a distância do bairro, faz com que as pessoas tratem Pitangueiras como um Nordeste, mas que os moradores de lá têm a mesma importância e merecem a mesma atenção destinada a outros bairros de nossa cidade. Encerrou sua fala dizendo que: a cobrança deve existir sempre, por isso muitos moradores de Pitangueiras participam das sessões da Câmara Municipal e também das Audiências Públicas.