LEIA:
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Jornal Le Monde elege Lula como o "Homem do Ano"
LEIA:
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
BOM NATAL, VIVA 2010 !!!
Orçamento de 2010 só será votado em janeiro
A prefeitura de Mairinque respondeu em nota da assessoria de imprensa que a LDO não foi rejeitada e foi aprovada em suas sessões, no aguardo apenas o autógrafo com as emendas. Já o PPA teve o parecer contrário do jurídico do Legislativo devido às exigências de um membro da Câmara e por novas determinação do Tribunal de Contas. A reportagem questionou qual era a situação do orçamento e quando iria a votação. No entanto, a nota da prefeitura não trouxe qualquer informação do orçamento.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É sem dúvida um campo aberto de possibilidades. E interessante é que muitos estudantes do ensino fundamental estão buscando profissões na área ambiental, mas eles reclamam que precisam ter acesso a eventos da área.
No Comitê das Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê há representantes das entidades da sociedade civil, sejam as associações de profissionais liberais, ONG's, entidades de classe e representantes dos governos estadual e municipal, mas todas as pessoas podem e devem acompanhar os trabalhos e podem usar da palavra.
As reuniões são a cada dois meses, e entre as plenárias do Comitê, acontecem reuniões das Câmaras Técnica e outros eventos, e, aí vai um convite gratuito, não só para os estudantes assim como para todos os interessados em meio ambiente: IV Fórum Permanente de Educação Ambiental do CBHSMT.
Dia 8 de dezembro em Sorocaba
Vereadora Déia
Encontro da Micro Região do PT
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Vereadora Déia 2ª Secretária
Embora a votação em si durou poucos minutos, os Vereadores já estavam conversando há algumas semanas. Por fim, chegaram a um acordo e elegeram o Vereador Teixeira (PSL), próximo Presidente da Câmara. Os demais: Vereador André do Bar (PSDB), Vice-Presidente, Vereadora Geovana Souto (DEM), 1ª Secretária e Vereadora Déia (PT) 2ª Secretária.
O PT em Mairinque nunca teve um representante na Mesa Diretora da Câmara, acredito que ocupando tal função poderei contribuir ainda mais com o trabalho do Legislativo, com sua independência, legitimidade e funcionalidade para garantir sempre o bem comum, tanto à Mairinque quanto aos mairinquenses.
Confiantes num bom trabalho no ano de 2010, sempre torcendo para que a participação do Partido dos Trabalhadores possa estar sempre presente na Câmara de Mairinque, e, que na próxima eleição possamos eleger uma bancada de Vereadores.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
JACARANDÁ DE MAIRINQUE X JACARANDÁ DE IBIUNA
O concurso, promovido pela ONG SOS Itupararanga, em parceria com a Fundação Florestal, UFSCar/Sorocaba e Secretaria Municipal de Educação de Ibiúna, teve início em Outubro, e contou com a participação de mais de 15 mil alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular; desde as crianças do Ensino Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Os alunos realizaram a pesquisa sobre as árvores do Município, e cada Escola indicou aquela que deveria ser o Símbolo de Ibiúna.
Violência contra a mulher, um problema de saúde pública
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Formatura PLP´s
A Vereadora Déia que também é uma das coordenadoras do curso, esclareceu a origem e importância do curso em seguida convidaram a Sra. Elza R.B. Merguizzo e o Dr. Wilson Medina representando os palestrantes, o Sr. Justo Vice Prefeito de Alumínio e a Professora Iara Bernardi representante do Ministério da Educação para mesa.Esse curso é gratuito e dirigido ás mulheres. A iniciativa é da União de Mulheres de São Paulo e tem o apoio do Instituto de Advocacia Pública e do Movimento do Ministério Público Democrático. Os palestrantes, todos voluntários, passam às mulheres conhecimento nas áreas de saúde, feminismo, direito,meio ambiente, cidadania.O objetivo é fortalecer a cidadania. A entrega dos certificados acontece nos 16 Dias de Ativismo que começa no Dia 25 de novembro Dia Latino Americano de Combate a Violência Contra as Mulheres, segue no dia 1 de dezembro Dia de Combate a AIDS e termina no 10 de dezembro.Ao final a coordenação agradeceu os parceiros e colaboradores do curso Prefeitura de Alumínio, Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente de Alumínio,Padaria Ponsoni e Ótica Sorocaba e à Câmara Municipal de Mairinque.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
PRESIDIO e SABESP em Mairinque
Na última reunião do CBHSMT - Comitê da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê - eu, Ildéia Maria de Souza - membro titular do colegiado, cobrou a manifestação que solicitou do CBHSMT sobre a instalação do presídio no bairro Cristal em Mairinque. Há meses aguardamos.
O estado havia recuado e agora a licitação foi reaberta, ou seja, o processo para contratação de empresa para a construção dos pesídios. É preciso retomar a luta.
Também perguntou à SABESP, que também é membro titular, se havia interesse da empresa pelo serviço de água e esgoto em Mairinque, o que foi confirmado pela SABESP.
O PREFEITO VAI CONTRATAR UMA OUTRA CIÁGUA?
Dia 26 de novembro, o prefeito Dennys marcou a abertura do certame licitatório, ao qual ele deu início há dois meses para análise das empresas privadas interessadas no saneamento em Mairinque. Parece que a SABESP, cuja maior parte do capital é do Estado, também participará.
O certame licitatório é pública e esta marcada para 10h na prefeitura.
A Câmara rejeitou a Lei que o Prefeito encaminhou para concessão dos serviços e, em seguida o Prefeito seguiu o processo com aquela Lei, do século passado, e que deu origem à CIÁGUA, a empresa que veio, deixou um rastro negativo e que depois de 10 anos a Ação Popular a expulsou daqui.
Agora vem o Prefeito Dennys de novo acenando com nova empresa privada, para prestar o serviço de água e esgoto de nossa cidade!!!
Já é publico que defendemos que a prefeitura monte um serviço autônomo forte. Defendemos o emprego dos funcionários da empresa Qualitá, atual prestadora do serviço em caráter emergencial e estão desde a década de 90, e ontem (24/11), protocolamos REPRESENTAÇÃO no Ministério Público no sentido de impedir o processo de entrega, do que temos de mais precioso: nossa água.
Outra representação sabemos que tramita no MP, originadas em ONG´s e Associações de Mairinque.
As próximas horas são fundamentais. Acompanhe.
A licitação é um ato público, qualquer cidadão poderá comparecer na Prefeitura para ver o momento da abertura dos envelopes com as propostas.
Entrega de Certificados
É a 4ª Turma de PLP’s da nossa região. Em 2006 ele foi realizado em São Roque em parceria com OAB – Ordem dos Advogados de Brasil. Em 2007 aqui em Mairinque em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, e ano passado e no presente ano em Alumínio.
O compromisso das mulheres PLP´s é com a defesa dos Direitos das Mulheres, as lutas feministas. A promotora legal é uma liderança capaz de dar orientação diferenciada sobre os direitos das mulheres, observar e agir quando no dia a dia esses direitos são violados. Não há que se confundir a atuação de uma PLP com a atuação do profissional e da profissional do Direito já que esses tem a capacidade postulatória. Enfim as PLP são fundamentais na construção de um mundo mais justo e solidário.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Exame de HIV
Faça um Exame Gratuito, de 16 de Novembro à 1º de Dezembro. No Centro de Saúde da Vl. Sorocabana:
07hs30 às 16hs (dia 28, sábado)
07hs30 às 12hs (dia 29, domingo)
Por que fazer o teste anti-HIV?
Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem qualidade de vida.
Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar pode transmitir o vírus involuntariamente.
Não deixe o medo e o preconceito impedi-los de fazer o teste anti-HIV.
Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento.
Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da AIDS no país.
HIV ou AIDS? AIDS ou HIV?
Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar.
Atenção! Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter desenvolvido AIDS. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
PED 2009
Domingo tem eleição no PT
Das 9h às 17h
Câmara Municipal de Mairinque
O PT É UM PROJETO COLETIVO
COMPAREÇA E EXERÇA SUA CIDADANIA PETISTA
PRESIDÊNCIA MUNICIPAL
José Davi - 500
CHAPA MUNICIPAL
Partido de Lutas e de Massa - 600
PRESIDÊNCIA ESTADUAL
Edinho - 330
CHAPA ESTADUAL
Partido de Lutas e de Massa - 400
PRESIDÊNCIA NACIONAL
José Eduardo Dutra - 180
CHAPA NACIONAL
O Partido que Muda o Brasil - 280
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Pedido de Cassação do Prefeito Dennys será votado segunda-feira
Presidente Lula é o 33º mais poderoso do mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana Forbes e divulgado nesta quinta-feira.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
MACRO SOROCABA DEBATE PROGRAMA DE GOVERNO E CHAPA ESTADUAL
UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA
Há diversas datas e documentos importantes que refletem o resultado de ações e atitudes de milhares de ativistas e defensoras dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo afora. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres convoca as pessoas, organizações e governos a se comprometer e tomar uma atitude para acabar com a violência contra as mulheres. Cada compromisso assumido – uma promessa pessoal, uma lei local ou nacional, uma convenção ou resolução internacional, como a Plataforma de Ação de Beijing – deve ser considerado como uma promessa às mulheres. JÁ É O MOMENTO de tornar realidade essas promessas.
Uma vida sem violência é um direito das mulheres assegurado na Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e em outros tratados internacionais ratificados pelo Brasil. A Lei Maria da Penha, Lei 11.340/2006, é o principal instrumento para o enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar. Também na esfera nacional, o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2008) e o Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2007) reforçam a prioridade de ações articuladas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Exija seus direitos, não se cale perante a violência, cobre do poder público e faça valer esses compromissos.
No Blog http://www.agende.org.br/16dias/ da Campanha 16 Dias de Ativismo são disponibilizadas informações e sugestões de ações de mobilização para o fim da violência contra as mulheres, bem como os materiais da Campanha deste ano e dos anos anteriores.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
"Por mais alto que os tucanos possam voar, nunca alcançarão as estrelas."
Intransigente na defesa do governo Lula e intransigente na defesa do povo brasileiro, Dilma demonstrou que está preparada para enfrentar a eleição das nossas vidas. A eleição que consumará de uma vez por todas a democracia brasileira, e aprofundará a discussão política de dois projetos: o neo-liberal de FHC e Serra, o projeto tucano e o projeto popular do presidente Lula e da ministra Dilma, o projeto petista e de seus aliados.
Nós militantes petistas temos certeza que o povo saberá discernir fazendo uma comparação dos oito anos do governo do presidente Lula em comparação com os 8 anos do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.
Governo tucano onde qualquer marola internacional causava um tsunami no Brasil, contra um governo popular aonde o maior tsunami vindo dos Estados Unidos causou apenas marolas na nossa economia.
O Brasil vive seu melhor momento tanto econômico, quanto social, além do grande respeito internacional, por isso nós militantes da esquerda brasileira sabemos que, democraticamente, o terceiro mandato do presidente Lula será a eleição da companheira Dilma como a primeira mulher presidente do Brasil.
Nota Executiva PT-SP, sobre episódio UNIBAN
A executiva estadual do PT-SP reunida nesta segunda-feira debateu o episódio da violência sexista contra a estudante da UNIBAN de São Bernardo do Campo, Geisy Arruda, ocorrido no último dia 22 de outubro e também o anúncio, por meio de nota oficial, da expulsão da mesma pela direção da universidade realizado ontem, oito de novembro.
A violência física e simbólica contra as mulheres ainda é uma marca presente em nossa sociedade - machista e marcada pela desigualdade de gênero. O episódio de agressão a Geysi Arruda chocou o país pela brutalidade. Em plena ambiente universitário, uma jovem foi submetida à humilhação extrema, quase foi estuprada e agredida fisicamente. Só saiu da universidade sob escolta policial.
Neste episódio, ficam evidentes a intolerância e o falso moralismo, colocando em questão quais os valores estão sendo transmitidos naquele ambiente educacional, e abre um precedente gravíssimo, dada a conduta conservadora dos alunos e alunas que participaram da manifestação.
O mínimo que se espera da direção da UNIBAN é a investigação rigorosa desse episódio terrível de violência sexista, a punição dos agressores, e a apuração das responsabilidades, promovendo um grande debate sobre a opressão às mulheres, sobre os direitos humanos e as liberdades democráticas.
Ao invés disso, a direção da Universidade Bandeirantes (Uniban), em uma inversão total de valores, resolve punir a vítima e expulsar a aluna Geysi Arruda do seu quadro discente. Uma atitude estarrecedora, vazada por meio de nota reacionária, que fere os princípios mais básicos dos direitos humanos, como o respeito à dignidade, à privacidade, a autonomia e à liberdade de expressão.
Pior ainda, uma covardia que coloca a direção da Universidade como cúmplice do que há de mais obscurantista, que é o desrespeito às mulheres, a intolerância e o autoritarismo.
Neste sentido, repudiamos a atitude arbitrária, intolerante e sexista da UNIBAN.
Defendemos a reintegração da aluna expulsa e reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade de mulheres e homens iguais – sem machismo, racismo e homofobia.
SP, 9 de novembro 2009.
Executiva Estadual do PT-SP
DEPUTADO ENIO TATTO E IARA BERNARDI VISITAM MAIRINQUE
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
THEATRON
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Diga NÃO ao Ato Médico
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
ENEM
Maria Alice Setubal é socióloga pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre na área de Ciências Políticas (USP). É presidente da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
terça-feira, 13 de outubro de 2009
MST Esclarece
1. A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. O resultado do Censo de 2006, divulgado na semana passada, revelou que o Brasil é o país com a maior concentração da propriedade da terra do mundo. Menos de 15 mil latifundiários detêm fazendas acima de 2,5 mil hectares e possuem 98 milhões de hectares. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras.
2. Há uma lei de Reforma Agrária para corrigir essa distorção histórica. No entanto, as leis a favor do povo somente funcionam com pressão popular. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988.
A Constituição Federal estabelece que devem ser desapropriadas propriedades que estão abaixo da produtividade, não respeitam o ambiente, não respeitam os direitos trabalhistas e são usadas para contrabando ou cultivo de drogas.
3. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas, como acontece, por exemplo, no Pontal do Paranapanema e em Iaras (empresa Cutrale), no Pará (Banco Opportunity) e no sul da Bahia (Veracel/Stora Enso). São áreas que pertencem à União e estão indevidamente apropriadas por grandes empresas, enquanto se alega que há falta de terras para assentar trabalhadores rurais sem terras.
4. Os inimigos da Reforma Agrária querem transformar os episódios que aconteceram na fazenda grilada pela Cutrale para criminalizar o MST, os movimentos sociais, impedir a Reforma Agrária e proteger os interesses do agronegócio e dos que controlam a terra.
5. Somos contra a violência. Sabemos que a violência é a arma utilizada sempre pelos opressores para manter seus privilégios. E, principalmente, temos o maior respeito às famílias dos trabalhadores das grandes fazendas quando fazemos as ocupações. Os trabalhadores rurais são vítimas da violência. Nos últimos anos, já foram assassinados mais de 1,6 mil companheiros e companheiras, e apenas 80 assassinos e mandantes chegaram aos tribunais. São raros aqueles que tiveram alguma punição, reinando a impunidade, como no caso do Massacre de Eldorado de Carajás.
6. As famílias acampadas recorreram à ação na Cutrale como última alternativa para chamar a atenção da sociedade para o absurdo fato de que umas das maiores empresas da agricultura - que controla 30% de todo suco de laranja no mundo - se dedique a grilar terras. Já havíamos ocupado a área diversas vezes nos últimos 10 anos, e a população não tinha conhecimento desse crime cometido pela Cutrale.
7. Nós lamentamos muito quando acontecem desvios de conduta em ocupações, que não representam a linha do movimento. Em geral, eles têm acontecido por causa da infiltração dos inimigos da Reforma Agrária, seja dos latifundiários ou da policia.
8. Os companheiros e companheiras do MST de São Paulo reafirmam que não houve depredação nem furto por parte das famílias que ocuparam a fazenda da Cutrale. Quando as famílias saíram da fazenda, não havia ambiente de depredações, como foi apresentado na mídia. Representantes das famílias que fizeram a ocupação foram impedidos de acompanhar a entrada dos funcionários da fazenda e da PM, após a saída da área. O que aconteceu desde a saída das famílias e a entrada da imprensa na fazenda deve ser investigado.
9. Há uma clara articulação entre os latifundiários, setores conservadores do Poder Judiciário, serviços de inteligência, parlamentares ruralistas e setores reacionários da imprensa brasileira para atacar o MST e a Reforma Agrária. Não admitem o direito dos pobres se organizarem e lutarem.
Em períodos eleitorais, essas articulações ganham mais força política, como parte das táticas da direita para impedir as ações do governo a favor da Reforma Agrária e "enquadrar" as candidaturas dentro dos seus interesses de classe.
10. O MST luta há mais de 25 anos pela implantação de uma Reforma Agrária popular e verdadeira. Obtivemos muitas vitórias: mais de 500 mil famílias de trabalhadores pobres do campo foram assentados. Estamos acostumados a enfrentar as manipulações dos latifundiários e de seus representantes na imprensa.
Apesar de todas as dificuldades, de nossos erros e acertos e, principalmente, das artimanhas da burguesia, a sociedade brasileira sabe que sem a Reforma Agrária será impossível corrigir as injustiças sociais e as desigualdades no campo. De nossa parte, temos o compromisso de seguir organizando os pobres do campo e fazendo mobilizações e lutas pela realização dos direitos do povo à terra, educação e dignidade.
DIREÇÃO NACIONAL DO MST
Letra Viva (MST), 9/10/2009 – http://www.mst.org.br/
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Reunião APA - Itupararanga
Data: 13 de Outubro de 2009
Horário: 14:00 às 17:00hs
Local: Horto Florestal de Mairinque (próximo à delegacia, no Centro de Marinque)
PROTESTO - Moradores impedem corte de árvore em Mairinque
Ela explica que a prefeitura tem um projeto de revitalização daquela área, mas os manifestantes querem que o projeto mantenha as árvores em seus lugares.
Segundo disse, na quinta-feira uma das árvores já foi cortada, mas hoje, os manifestantes fizeram vigília desde as 6h30 da manhã para impedir que as outras plantas tivessem o mesmo fim. Algumas pessoas até subiram nas árvores para impedir qualquer ação de derrubada.
Conforme contou Ildéia, o prefeito Dennys Veneri (PTB) esteve no local e suspendeu temporariamente o corte das árvores. A reportagem tentou questionar o poder público municipal sobre o caso, mas a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o ocorrido foi um caso isolado e que não se manifestaria sobre o assunto.
Policiais Militares estiveram no local, mas informaram que nada foi registrado porque apenas estiveram lá para manter a ordem, sem que fosse necessário qualquer intervenção.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Déia Solicita que Mairinque entre para o Programa MINHA CASA, MINHA VIDA
Cidades com mais de 50 mil habitantes já estão executando os programas para construção de habitações pelo Programa.
Agora está aberto o prazo para as cidades com menos de 50mil habitantes, caso de Mairinque. Temos as áreas públicas sendo uma situada ao lado do Hospital e com frente para a Av. Milton Cardoso Leite e outra é a Gleba C do Jd. Cruzeiro. Apresentei requerimento indicando essas áreas e a esperança das famílias que ainda não possuem a tão sonhada moradia é que a Prefeitura não perca essa oportunidade.
A Portaria Interministerial nº 484 de 28/09/2009 prioriza o atendimento às famílias com renda mensal de até R$ 1.395,00 reais, isso porque nas cidades brasileiras essa é a faixa de renda que menos tem oportunidade de conquistar sua moradia. Esta aí uma reivindicação das Conferências das cidades sendo executada pelo presidente LULA.
Através do Requerimento nº 322/09, questiono o Prefeito Dennys, a fim de saber se o mesmo solicitou unidades habitacionais, quantas, e se o plano municipal de habitação está pronto, além de perguntar das atividades do Conselho de Política Habitacional, que tem papel importante para que nossa cidade possa ter muitas casas de qualidade. Queremos saber quando e onde esse conselho esta se reunindo para que a população interessada participe e acompanhe os encaminhamentos desse programa e também da construção de 27 casas em lotes remanescentes da CECAP que já era para ter iniciado.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Homenagem ao Companheiro Maurício Veterinário
Maurício teve uma trajetória política muito intensa. Em São Roque, sua cidade de coração, como fazia questão de dizer, Foi presidente do Partido dos Trabalhadores por várias gestões.
Foi candidato a Prefeito, foi vereador, coordenou o Movimento de Moradia. Maurício era ambientalista militante e atualmente tinha destacada atuação no Comitê de Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.
Desejamos muita paz nessa sua nova caminhada amigo e companheiro. Você é uma estrela que estará sempre no nosso coração.
Lula é o político mais popular do mundo, diz revista americana
(Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/09/23/ult1859u1500.jhtm)
Confira o discurso de Lula na Assembléia da ONU:
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Morre o ex-vereador de São Roque Maurício Veterinário
Na noite desta terça-feira, foi submetido a uma cirurgia e não resistiu.
Maurício Tavares de Lima deixa um filho.
Segundo o site do Jornal da Economia, um irmão de Maurício afirmou que não haverá velório, sendo o corpo do petista cremado logo após deixar o IML.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
SAÚDE DE MAIRINQUE
-Somente o P.A. (Pronto Atendimento) esta atendendo com a Ortopedia;
-dezenas de funcionários da BHM demitidos;
-Mês passado a Promotoria instaurou Inquérito Civil pelo descumprimento por parte da Prefeitura, da Lei do Planejamento Familiar;
-Há dois meses o Programa Saúde da Família (PSF) da Granada fechou e abriu dias depois sem o PSF, apenas como Unidade Básica;
Horário:9h30
Local: Bem Me Quer - Rua Prof: Edson dos Santos Nunes,600 - Jardim Cruzeiro
Atrás da Escola Paulo Freire.
Sua presença é de fundamental importância.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Membros do Comselho Gestor - APA - participam de visita de campo
Título de Eleitor pela Internet
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Programação comemorativa oferece cursos de Extensão - UNISO
Encontro Mulheres
Para 2010 nossa pré candidata à Presidência da República será Dilma Rousseff e precisamos avançar na organização das mulheres da região.
Contamos com a presença de todas e de todos os companheir@s nesse encontr0.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Serra recua na decisão de construir presídios após pressão do PT, prefeitos e população
A justificativa do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, foi publicada no Diário Oficial, na quarta-feira (9/9): “Considerando que o programa de construção de novas unidades prisionais vem apresentando uma série de peculiaridades, inicialmente não previstas, em especial no que tange localização das obras, valor do investimento, formas de financiamento e cronograma de execução carecendo de ampla cooperação com diversas secretarias de Estado para o andamento desse programa, decido pela revogação do procedimento de pré-qualificação”.
O fato é uma vitória da Bancada do PT que há meses, ao lado de vários prefeitos e cidadãos, trava uma luta para reverter a imposição do governador Serra - por meio de decreto, ele determinou como e onde deveriam ser construídos os presídios em cidades do interior, sem avaliar com as prefeituras e comunidade local. Foi desta forma, autoritária que o governo pretendia construir as unidades prisionais.
Para os deputados do PT, o governo do Estado tem que respeitar às regras estabelecidas no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento dos municípios e discutir em audiências públicas, com a participação do governo estadual, municipal e sociedade local, os critérios para a construção dos presídios.
Outra questão fundamental, defendida pelos petistas, é a execução, pelo Estado, de ações compensatórias de minimização dos efeitos negativos gerados presídios, bem como elaboração de estudos prévios de seus impactos. Estas ações compensatórias devem ser efetivadas por meio de transferência de recursos financeiros ou por intermédio da ampliação da oferta de serviços públicos de responsabilidade do Estado.
Deputados do PT foram ao MP Os deputados Ana Perugini, Beth Sahão, Hamilton Pereira, Simão Pedro e Vanderlei Siraque, 12 prefeitos e representantes de outros cinco municípios estiveram, na sede do Ministério Público do Estado, em junho, com o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fernando Grella Vieira. Na ocasião, eles protocolaram representação que solicita suspensão do processo de instalação de novas unidades prisionais no interior do Estado. O documento aponta à falta de critérios técnicos para escolha das áreas e falta de diálogo com os representantes dos municípios.
REUNIÃO MICRO PT
Seminário Formação Política
A parceria Brasil-França é estratégica
Os acordos abrem uma grande possibilidade de reaparelhamento das Forças Armadas com a fabricação de equipamentos militares no Brasil com grande índice de nacionalização. O País vai se tornar também um grande exportador na área de defesa, gerando emprego e renda em território nacional.
Estes acordos, além de garantirem a transferência de tecnologia contínua, segura e sem restrições, irão possibilitar o desenvolvimento da indústria nacional de defesa com reflexos, inclusive, na fabricação de produtos para fins civis.
Eles atendem a exigência do reaparelhamento das Forças Armadas dando primazia ao acesso a alta tecnologia, construindo uma alternativa para a renovação dos equipamentos militares das Tres Forças.
São acordos baseados em princípios que se adequam as definições da Estratégia Nacional de Defesa, cujos fundamentos são o papel dissuasório e a garantia da presença, do monitoramento e da mobilidade das Forças Armadas.
A vigilância, a mobilidade e a pronta resposta, exigem a integração das Tres Forças numa concepção de preparo e emprego conjunto, de reposicionamento nos espaços do território nacional e domínio da inovação tecnológica e científica no campo da defesa. Por isso, temos que incentivar e estimular o uso dos equipamentos militares de maneira integrada pelo conjunto das Forças Armadas.
Além disso, esses contratos vão permitir o aparelhamento das Forças Armadas para a proteção da Amazônia, do espaço aéreo nacional e das grandes riquezas do pré-sal. Vamos produzir conjuntamente equipamentos que reforçarão a capacidade tecnológica do Brasil de proteger e valorizar suas riquezas naturais. Esse é um componente fundamental da estratégia de defesa do governo Lula.
Com esses acordos o Brasil diversifica suas escolhas estratégicas no cenário interno, regional e mundial, aumentando sua capacidade de pronta resposta. Evidentemente, tudo isto reposiciona o Brasil na geopolítica mundial como uma liderança em ascensão.
Abraços,
José Genoino