sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROMOTORAS LEGAIS POPULARES

FORMA SUA 7ª TURMA


"Tem uma verdade que se carece de aprender, do encoberto, e que ninguém não ensina: o bêco para a liberdade se fazer. Sou um homem ignorante. Mas, me diga o senhor: a vida não é cousa terrível? (...) O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
(Guimarães Rosa, em "Grande Sertão: Veredas")


No último dia 22 de novembro aconteceu na Câmara Municipal de Mairinque a formatura da 7ª Turma do Curso Promotoras Legais Populares de Mairinque e Alumínio.
Numa cerimônia muito simples, mas cheia de emoção, estiveram presentes a ex-d eputada Federal e Presidenta de Honra do Plenu, Iara Bernardi; Angelita Fuller da Faculdade Uniasselvi e os palestrantes homenageados Celia Canto, jornalista, Elza Regina B. Merguizo, da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque (ACEMK), Dr. Adelmo Acácio Bellini, Dr.Wilson Luvizoto Medina e Douglas Ilha, Assistente Social da Casa da Criança e Professor da Faculdade Uniasselvi.

A cerimônia foi aberta pela vereadora Déia que presenteou a todos com palavras de reconhecimento ao esforço de todos esses anos por homens e mulheres que lutam pela igualdade de condições entre homens e mulheres.

Também fez uso da palavra a ex-deputada Iara Bernardi que frisou a importância de mulheres e homens se engajarem nessa luta pelos direitos das mulheres e também os homenageados.

De forma geral, foi uma noite festiva. As formandas emocionadas receberam as justas homenagens e fica certeza de que sairam do curso mais conscientes de seu papel transformador na sociedade.

Os parceiros renovaram o compromisso pela continuidade do curso em 2013.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


UM AVANÇO PARA A CAUSA FEMININA




 No último dia 30 de outubro, teve início o Programa do Governo Federal/MEC, MULHERES MIL, voltado para o aumento da escolaridade, qualificação profissional e geração de renda, dirigido às mulheres que vivem em condições adversas, em vulnerabilidade social e que não tiveram oportunidade de estudar.


O Programa teve início no Norte e Nordeste do País através dos Institutos Federais. Na nossa região, temos o Instituto Federal – campus São Roque, localizado no bairro Paisagem Colonial.


Após meses de organização, o curso teve início com aproximadamente 100 mulheres de várias localidades da região que irão se qualificar profissionalmente em Preparo e Manuseio de Alimentos.


Mas, o que queremos olhar aqui não é somente essa valiosa oportunidade no campo da qualificação profissional. Queremos olhar a questão de gênero.


Ao conhecermos as mulheres que ali estão, temos dois fatos explicitamente revelados. O primeiro diz respeito ao novo modelo de administração pública construído pelo Partido dos Trabalhadores, representado pela nossa Presidenta Dilma Rousseff e as ações afirmativas, que se configuram em programas e suportes efetivos às questões da mulher.


Sem dúvida, podemos afirmar que o Brasil continua em galopante avanço quando oferece à sua população feminina programas como o Mulheres Mil.


Sabemos que cada mulher que ingressou no curso sairá dele empoderada e qualificada profissionalmente. Sabemos que cada uma se sentirá capacitada para as transformações que se fizerem necessárias na busca de uma sociedade que valoriza a pessoa e corrige injustiças históricas, como a questão da mulher e de outras diversas minorias.


Para saber mais a respeito do programa Mulheres Mil, acesse a página www.mulheresmil.mec.gov.br

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB):


Melhorando a qualidade da educação




Fechando o ano, sabemos das muitas dificuldades das escolas municipais da nossa cidade, como a insuficiência de salas de aula da Escola da Porta do Sol que faz com que alunos de sexta série – a partir de 10 anos - estudem das 17 às 22 horas, fato altamente negativo para o ensino do município, assim como a questão do material e uniforme escolar, as salas de apoio pedagógico entre outros.


Mas acreditamos que o aspecto que, nesse momento está em evidência é a expectativa sobre os novos dirigentes da educação a partir de 2013.

Um indicador para se atingir metas na educação básica sem dúvida é o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que foi criado pelo INEP/MEC em 2007 para verificar a qualidade da educação das escolas públicas dos municípios brasileiros a partir de dois aspectos:

1. Fluxo, ou seja, a progressão ao longo dos anos e,
2. Desenvolvimento dos alunos, ou seja, o aprendizado.

Cada escola tem suas metas definidas individualmente pelo INEP e leva em conta o ponto de partida e qual foi o valor inicial.

A escala de pontuação varia de zero a dez e no site do MEC é possível ter acesso a todos os dados. Para o nosso caso o quadro abaixo indica a escola, bairros e respectivas notas, sendo que pela metodologia as notas baixas como 3,80 significa ATENÇÃO e a melhor nota, que foi a da Escola Villaça é nível EXCELÊNCIA. Lembrando que a meta para esse ano era de 6,0 - índice considerado de qualidade pelos países desenvolvidos.

A questão é complexa. Merece atenção e investimentos do governo municipal para que consigamos atingir as metas e com isso dar um ensino de qualidade a todos. Levamos sempre em consideração que educação de qualidade depende muito dos professores, diretores, funcionários da educação, vários outros profissionais atuando na área, além da integração com outras áreas como a cultura, esporte e lazer, com o objetivo de progressivamente aumentarmos efetivamente a qualidade de ensino.


Veja no quadro a pontuação de cada escola do município:


Parabéns à toda equipe da escola Villaça!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VEM AÍ O III Seminário de Pesquisa e aniversário da APA Itupararanga


28 e 29 de novembro de 2012



Estão abertas as inscrições para participação no III Seminário de Pesquisa da APA itupararanga. Este ano o evento tem como tema principal “Água, saneamento e desafios à conservação”.

Este evento que ocorre desde 2009 e está em sua terceira edição visa reunir as pesquisas existentes no território de abrangência da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga, que possam contribuir para a gestão compartilhada do território e sua conservação ambiental.

Neste ano o evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em seu campus Sorocaba. Mais informações sobre a programação do evento, inscrições e envio de trabalhos para apresentação no evento, estão disponíveis no blog da APA Itupararanga. O aniversário acontece no dia 30 de novembro na cidade de Piedade, das 09h00 às 17h00 com oficinas, música e exposições.
Maiores informações acesse:

domingo, 14 de outubro de 2012

A VITÓRIA É DE TODOS E DE TODAS!

O artigo abaixo foi escrito por Henrique Belquior, que é militante do PT e presidente da Juventude Petista de Mairinque. Henrique faz parte do grupo de apoio do meu mandato e seu texto expressa bem os últimos momentos da eleição que culminou na vitória de Binho Merguizo e de mais 9 vereadores da coligação "Nossa Gente do Bem", no último domingo, 7 de outubro.

----
Os últimos dias de campanha foram intensos. Mais do que isso: foram estressantes, cansativos e desgastantes. Rimos juntos. Choramos juntos.



Daí, chegou o grande dia. E as horas foram passando devagar. Todos ansiosos, mas já sabíamos do resultado majoritário. Depois das 17h, as confirmações vieram por telefone: "Ganhamos no Lellis!", "Ganhamos no Paulo Freire!", "Ganhamos no Altina!", "Ganhamos no
 Villaça!". Faltavam o Barreto e Dona Catarina, os maiores e mais angustiantes polos eleitorais de Mairinque. De repente, veio a confirmação com um grito: "Ganhamos na Barreto!". Minutos depois, já sabíamos que também tínhamos ganhado em Dona Catarina. Aí a festa começou. O grito preso na garganta de cada pessoa de bem saiu. As bandeiras em punho, os fogos e aplausos.

Combinada a comemoração. Todos para o Arraial do Sapo! Mais música e festa. Discursos emocionados e emocionantes do prefeito eleito, da vice-prefeita e da primeira-dama. Os fogos iluminavam o céu às 19h. Como se fosse Ano-Novo. Era sim. Era um novo tempo se iniciando para os mairinquenses. Eram quatro novos anos que estavam chegando.

Mas a ansiedade, a preocupação e angústia permaneciam. O sorriso no rosto e a mente longe. "Será que a gente também conseguiu?". De repente, uma notícia: 100% das urnas apuradas. Dois petistas entre os dez mais votados. Mas, será que ambos entraram? O coeficiente ainda não estava contabilizado. E a angústia aumentou. Dobrou, triplicou.

Na frente de um computador, a respiração ofegante, o suor escorrendo pelo rosto e os olhos voando pela tela. Fazendo contas, fazendo ligações. Aí, num outro site, veio a confirmação: dois petistas na Câmara em 2013! Liga pra um, liga pra outro... "Deu certo, ganhamos!"

Mais abraços, mais risos. E choramos mais também. Nos alegramos e nos decepcionamos juntos. Perdemos juntos, ganhamos juntos. Essa é a diferença do PT! Mesmo com três folhetos apócrifos, o PT dobrou sua bancada! A Déia está reeleita e mostrará, por mais quatro anos, toda sua competência, inteligência e honestidade. E o Professor Giovani foi o mais votado da cidade! O PT de Mairinque cresceu - muito - nessa eleição. Parabéns companheiros e companheiras. O trabalho valeu a pena. E como diria o Lula, "a esperança venceu o medo!".




----

Parabéns especial aos companheiros e companheiras – candidatos e candidatas - que incansavelmente trabalharam.
De forma alguma, posso deixar de agradecer todas as pessoas que construíram comigo, e com todo o grupo que me apoioi, esta vitória, que não é só minha, mas de toda a pessoa de bem de Mairinque. Agradeço sinceramente a todas as mulheres e homens que participaram das reuniões de campanha, dos comícios, que seguraram a bandeira da minha campanha, enfim, que estiveram assentando tijolo por tijolo nessa reeleição.
Aproveito para reafirmar meu compromisso em trabalhar continuamente pelo bem de todo mairinquense, especialmente por aqueles que mais necessitam. Aprendi mais um pouco nessa construção da vitória; aprendi mais uma vez a ouvir o clamor das mães e mulheres que batalham diariamente por vagas nas creches, por saúde de qualidade a seus filhos e família, por moradia digna para viver, pela igualdade de gêneros e por uma cidade ambientalmente sustentável.
Agradeço imensamente e continuarei agradecendo por meio de ações na Câmara dos Vereadores. Nossa luta por dias melhores continua sempre!

Vereadora Déia, reeleita com 466 votos!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CENTRO DE HEMODIÁLISE DE SÃO ROQUE JÁ ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO

Déia em reunião sobre a instalação do centro de hemodiálise em 2011
Uma luta antiga a qual se juntou o mandato da Vereadora Déia (PT) se efetiva e traz benefícios para a população das cidades de Mairinque (dezenas de mairinquenses), Alumínio, São Roque, Ibiúna e Araçariguama. Já está em funcionamento o Centro de Nefrologia e Insuficiência Renal na cidade de São Roque. Até o final do presente mês estará credenciamento junto ao Ministério da Saúde (MS) para o atendimento pleno de pacientes pelo SUS - Sistema Único de Saúde.


ENTENDA O CASO

Um convênio firmado em 2001 entre Governo Federal - que disponibilizou 300 mil reais - e a Prefeitura de São Roque com 145 mil reais possibilitou a construção do prédio ao lado da Santa Casa de São Roque, em terreno doado pela mesma.

Como em 2010 o prédio ainda estava sem uso, a vereadora Déia oficiou ao MS para saber dos encaminhamentos para inicio do atendimento e a resposta foi que a Prefeitura de São Roque até aquela data não tinha encaminhado ao MS solicitação de habilitação de serviço de nefrologia e que seria feita vistoria ao prédio cujas obras tinham sido concluídas em 2006. No mesmo ofício o MS reafirmou que a finalidade do prédio não poderia ser alterada. O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – São Paulo – NESP - vistoriou o prédio e em seguida várias reuniões com representantes dos municípios foram organizadas.

Para o funcionamento a Prefeitura de São Roque, a pouco mais de um mês firmou parceria com o ISDEM (Instituto Sulamericano para Promoção da Equidade no Desenvolvimento Sustentável e Multisetorial), para atendimento a pacientes com insuficiência renal e para os que precisam fazer hemodiálise se tornou realidade.

SEGUE A LUTA POR UTI

No entanto, ainda continua a luta pela conquista de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pois esse tipo de tratamento requer obrigatoriamente uma UTI à disposição. Esse serviço vem sendo suprido temporariamente pela Unimed São Roque.

Muitas pessoas se beneficiarão desse novo serviço. Os pacientes fazem hemodiálise pelo menos três vezes na semana, e, além do cuidado à saúde, um serviço mais perto de casa evitará o desconforto e o tempo de viagem que as pessoas despendem, pois algumas precisam sair de casa de madrugada e voltar somente a noite. Essa unidade conta com mais 60 profissionais

Isso é sem dúvida um marco para a saúde da região visto que atenderá grande parte da população. Mas ainda precisamos de mais! Precisamos conquistar uma UTI para atendimento aos usuários do SUS próxima ao Centro de Nefrologia, pois para que o serviço seja de excelência é necessário uma UTI que atenda os usuários do SUS. Um requerimento já foi enviado ao Dr. João Marcio Garcia, Diretor Regional de Saúde, que muito se esforçou para o inicio do atendimento, para que nos informe quando será implantada a UTI.



Vereadora Déia (PT)
Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MERENDA ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL PARA MAIRINQUE

Déia e Dona Ercília, produtora rural do bairro Capuava
Durante a campanha eleitoral há muitas oportunidades de se conversar sobre assuntos que, no decorrer dos anos, não conseguimos discutir com a população.

Como a novidade, de um ano para cá, é a compra de produtos frescos – verduras e legumes – para a merenda escolar. Estou aproveitando para enfatizar junto aos pais o significado dessa medida garantida por lei federal. (veja link abaixo).

De um lado essa compra de verduras e legumes melhora a qualidade da merenda. Do outro lado, garante a compra desses produtos diretamente dos produtores, evitando que atravessadores ganhem em cima deles.

Pergunto aos pais se os filhos estão gostando, se começaram a mudar os hábitos alimentares entre tantas outras indagações. Concluo que é recente a mudança para alterar hábitos, mas é urgente que se integre os pais nessa questão de forma a produzir efeitos positivos com essa medida.

Outro aspecto da questão é o apoio aos produtores da agricultura familiar que, ao contrário do que muitos pensam, temos muitos espalhados pelo município e que podem intensificar a produção e se tornarem fornecedores. Está aí um resultados que precisamos alcançar num futuro breve: mais produtores de alimentos em Mairinque, já que temos muita terra para plantar e uma demanda escolar razoável.

Esses produtores, além do consumo local, podem inclusive ampliar sua produção pois estamos num local privilegiado entre Sorocaba e São Paulo e isso contribui para o escoamento rápido,  e a certeza de bons negócios.

Para conhecer melhor o assunto acesse os links abaixo recomendados. Além disso, nas postagens mais antigas do nosso blog você encontra as quantidades e produtos comprados pela Prefeitura.

Curso de apoio aos agricultores – Ibiúna:

Agricultura familiar veja:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE. E O JOVEM MAIRINQUENSE?

Em agosto último comemoramos o Dia Internacional da Juventude.

Em Mairinque, 11.230 pessoas possuem de 16 a 29 anos, segundo a Fundação Seade. Desses, menos de 15% trabalham formalmente, segundo o Caged.

É preciso muita mobilização da juventude para melhorar esses números, lutando pela capacitação do jovem para o mercado de trabalho e por mais oportunidades.

Tenho percebido que os jovens de hoje se mobilizam pela internet, o que é muito bom e muito positivo. Nos anos 80, eu participei de mobilizações nas ruas do centro de Mairinque, como vocês podem observar na foto. Era assim que fazíamos as autoridades ouvirem nossas propostas.

Em Mairinque, o jovem está relegado à própria sorte já que não temos políticas públicas direcionadas a esse público, tanto no que diz respeito à profissionalização quanto aos espaços de cultura, lazer e esportes.

Algumas quadras esportivas nos bairros, alguns centros de cultura sequer se configuram em serviços de qualidade que ofereçam ao jovem alternativas e locais onde possam se formar efetivamente enquanto cidadãos, com autonomia e emancipação.

É por isso que o Governo Federal criou inúmeros programas através da Secretaria Nacional da Juventude, para que o diálogo com os jovens e o estímulo para o progresso na formação da juventude, tais como o ProJovem que oferece elevação da escolaridade, capacitação profissional e inclusão digital.

Mairinque continua na contramão da história. Não há no município nenhum programa com o objetivo de formar jovens cidadãos.

Fizemos recentemente uma indicação ao Prefeito para que o municipio estabeleça parcerias com as instituições da região tais como a ETEC Mairinque, o Instituto Federal de São Roque para que nossos jovens tenham a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho; outra indicação foi para que o Prefeito torne o Centro de Lazer Ida Ponsoni no bairro Três Lagoinhas, um centro de convivência, lazer, cultura e esportes nos moldes de um centro de convivência.

Além disso, uma das metas do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU para 2015 discute a parceria entre governos, setor privado e sociedade civil. E a internet é a maior mobilizadora de jovens atualmente, ou pelo menos, é um instrumento que potencializa os questionamentos, as indagações juvenis e a problematização do contexto em que vivem.

Exemplo disso é a página “De Olho no Bairro”, criado pela jovem Valquíria e que se propõe a divulgar as carências do bairro Monjolinho, assim como questionar e cobrar do poder público resoluções para as necessidades públicas seus moradores.

É o poder da juventude!

Para saber mais a respeito de programas para a juventude, acesse http://www.juventude.gov.br

Página “De Olho no Bairro” – Monjolinho, acesse http://www.facebook.com/groups/374690089271341/

Jovem, contribua com suas sugestões e mobilize-se!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

REUNIÃO PÚBLICA NO BAIRRO TERRAS DE SÃO JOSÉ

A caravana "Binho no Bairro" percorreu o Terras de São José na última semana. Novamente, a vereadora Déia teve a oportunidade de usar o microfone para apresentar suas propostas à reeleição.

Déia também comentou sobre a história de luta que teve naquele bairro, quando maus loteadores queriam enganar a população. Além disso, Déia lembrou que foi indicado ao prefeito a construção de uma escola em um prédio já existente no local, mas ao invés de aceitar a proposta, o prédio foi alugado e se transformou numa padaria da família do ex-vice-prefeito da cidade. Assista ao vídeo.

#Déia13123 com #Binho15

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LIVRO CONTA A HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE SOROCABA E REGIÃO

Será lançado na próxima sexta-feira, 31 de agosto, o livro "Histórias Dos Movimentos Sociais Da Região De Sorocaba: Origens, Conquistas e Desafios", no Núcleo ETC da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Entre os autores, estão especialistas de diversas instituições de Sorocaba e região, como representantes do PLENU - Instituto Plena Cidadania, da própria UFSCar, do FLAMAS - Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba, do Grupo de Trabalho Ambiental Jerivá, do Sindicato dos Metaluúrgicos de Sorocaba e Região, do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, do CEADEC - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região, da APEOESP - Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo e do Centro Cultural Quilombinho, entre outros.

Vale a pena conferir o lançamento e se aprofundar no assunto lendo o livro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MULHERES MIL

Vereadora Déia (PT), em parceria com o Instituto Federal, campus São Roque, traz o Programa "Mulheres Mil", do Governo Federal, dirigido às mulheres em vulnerabilidade social da nossa região. Mais uma ação para melhorar a qualidade de vida das mulheres e de suas comunidades.

Veja abaixo um documentário sobre o Programa:

ÚNICA PISTA DE SKATE DE MAIRINQUE É DEMOLIDA


No último dia 31 de julho, ao amanhecer o dia, tal foi a surpresa de um grupo de adolescentes skatistas de nossa cidade. Ao chegarem na pista que existe ao lado do Ginásio de Esportes "Chiquinho Bertolini", na Vila Sorocabana, se depararam com ela totalmente demolida.

A Prefeitura não consultou os frequentadores daquele local, nem sequer apresentou alguma proposta alternativa para a reforma ou construção de um novo local substitutivo temporariamente aos skatistas e frequentadores daquele local.

É fato que ali já estava inadequado como um espaço de lazer, já que não havia iluminação e a noite o local era absolutamente escuro, os obstáculos para a prática do skate estavam deteriorados além de estar próximo a um córrego totalmente poluído e com forte odor.

O que se questiona aqui é a maneira como foi feita a demolição e a falta de um projeto ou proposta de substituição.

O Departamento de Esportes informou que será construída no local, uma nova pista de skate em até 40 dias. Mesmo assim, alguns jovens, sem ter onde praticar o esporte, o fazem na área central da cidade, correndo o risco de sofrer acidentes, já que as manobras são feitas em espaços que não são apropriados para a prática.

Mairinque já é uma cidade carente de espaços de lazer e convivência por inúmeras administrações que não se preocuparam em oferecer alternativas saudáveis para os nossos jovens e crianças.

Abandonado há muitos anos, agora aquele espaço recebe verba do Governo Federal para sua reforma. Embora o local estivesse precário, era utilizado por jovens e crianças se divertirem. Nesse momento nos resta aguardar, já que consultar os interessados ou agir com transparência na gestão pública não tem sido rotina em Mairinque. A atual administração faz o sentido contrário ao progresso.

Mais um patrimônio público que é destruído pela atual administração, que está e sempre esteve no rumo errado

terça-feira, 14 de agosto de 2012

REUNIÃO PÚBLICA NA VILA SOROCABANA

No último mês, o candidato a prefeito Binho Merguizo (PMDB) esteve na Vila Sorocabana realizando uma reunião pública com a população daquele bairro.

Na tenda do projeto "Binho no Bairro", a vereadora Déia (PT) teve a oportunidade de apresentar as propostas de sua campanha à reeleição e comentar sobre os descasos da atual administração.

Veja um trecho da fala da vereadora no vídeo abaixo, comentando sobre o desmonte do posto de saúde da Sorocabana e sobre a tradição de lutas do PT, que elegeu duas vezes o presidente Lula e também a presidenta Dilma.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MAIRINQUE, MUITA GENTE ACREDITA NESTA CIDADE!

Mesmo com todo o desânimo que as vezes se abate sobre a nossa cidade, resultado das sucessivas e desastrosas administrações que passaram pela nossa prefeitura, Nosso povo continua esperançoso.

Setores da nossa economia formal rompem as barreiras da dificuldade para buscar seus espaços como empreendedores da nossa cidade.

O outdoor colocado na Av. Mitsuke é prova disso!

Os pastéis da Tia Fia e o bolo de milho e a coxinha da Padaria Estrela, fazem sucesso e os quituteiros lançam mão da propaganda para ampliar seus negócios. É o roteiro gastronômico da Nova Mairinque se firmando.

PLANO DE METAS SERÁ PROTOCOLADO ESSA SEMANA

A vereadora Déia (PT) protocolará, na Câmara, a emenda à Lei Orgânica de Mairinque e o Projeto de Lei Complementar para a instituição do Plano de Metas no município.

Depois de muitas reuniões e debates com a população, o projeto finalmente chegou à sua versão final para o protocolo na Câmara.

Veja na imagem ao lado como funciona o Plano de Metas. (Clique na imagem para ampliar).

terça-feira, 7 de agosto de 2012

LEI MARIA DA PENHA COMPLETA SEIS ANOS

Déia e Maria da Penha: mulher guerreira que ficou tetraplégica
depois de levar um tiro nas costas do ex-marido
A Lei Maria da Penha completa neste dia 7 de agosto, seis anos de existência. E nesta data, há de se relembrar - e comemorar - todas as conquistas.

A lei, sancionada em 2008 pelo sempre presidente Lula, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, e da Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar esse tipo de abuso. Ainda, dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência doméstica e Familiar, altera o Código de Processo Penal, o Código Penal, a lei e Execução Penal, além de outras providências.

Além do aniversário da lei, hoje aconteceu outro evento importante para as mulheres: foi o primeiro dia do encontro "O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres", em Brasília/DF.



Fontes: Arquivo do mandato; Terra Notícias; YouTube.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A GRANDE LARGADA

Sábado passado aconteceu a primeira carreata da campanha "GENTE DO BEM".

Com muita alegria e confiança num futuro melhor, nosso povo esteve presente.

Na foto, da esquerda para a direita:
Minha mãe Nair, eu, Henrique Belquior, Henrique Alves, Geninho, Douglas e minha irmã Adriana.

CENTROS DE CONVIVENCIA E ESPAÇOS DE LAZER: MAIRINQUE TEM?

Os centros de lazer e convivência são espaços destinados ao fortalecimento das atividades de convivência e contribuem definitivamente para a autonomia, vida ativa e saudável, prevenção do isolamento social, socialização e até geração de renda.

É o local onde gerações se encontram e ali desfrutam de um ambiente que facilita e estimula a melhoria da convivência entre os membros da comunidade a que pertence.

Num centro de convivência é necessário que aconteçam atividades planejadas e sistematizadas, porém de forma simples e em parceria com as divisões de esporte, lazer e cultura do município respeitando os valores sócio-culturais e as necessidades manifestas das pessoas que irão freqüentar o espaço.

Outra característica muito importante é que o espaço seja de fácil acesso e, preferencialmente, próximo à rede de saúde, comércio ou demais serviços que fazem parte do cotidiano das pessoas, para que estas possam participar ativamente da qualificação desse espaço de convivência.

Em Mairinque, temos o Centro Esportivo Ida Ponsoni, situado atrás do Posto de Saúde da Lagoinha. Este espaço está abandonado à própria sorte. Sem banheiros, iluminação, telhados quebrados. A Prefeitura alega que a divisão de esportes tem atividades regulares no referido espaço, no entanto, fica muito aquém de cumprir com as reais finalidades de um centro de convivência para a comunidade.

O Ida Ponsoni poderia servir a cerca de 3.000 pessoas que residem nos bairros Lagoinha e Terras de São José. Milhares de jovens estão sendo violados em seu direito mais básico que é o acesso ao lazer, cultura e esporte, sendo que temos no município um espaço que poderia ser voltado à convivência artística, esportiva e ou simplesmente de convivência.

VEREADORA DÉIA

PROMOTORAS LEGAIS POPULARES PROMOVEM PALESTRA

A COORDENAÇÃO DE MAIRINQUE DO CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES PROMOVEU PALESTRA SOBRE ORATÓRIA E DESINIBIÇÃO

O curso de Promotoras Legais Populares promoveu mais um evento voltado às mulheres.

No último dia 19 de julho, no CEMEC, Nanaia de Simas, professora de oratória e desinibição proporcionou à dezenas de mulheres uma reunião dentro do PLP, para pensar a “voz” da mulher na sociedade contemporânea. Numa discussão informal e descontraída, as mulheres tiveram a oportunidade de pensar a sua “voz” diante da sociedade atual. A mulher tem sua voz valorizada e legitimada na sociedade? Sua voz é reconhecida em sua comunidade, ela tem o poder de transformação?

Nesse sentido, Nanaia foi aos poucos abordando a função e o papel da mulher em sua comunidade, em sua família e especialmente, o poder que a mulher tem para a transformação da sociedade.

Ao final da palestra, Nanaia ofereceu uma atividade dinâmica com técnicas vocais e de respiração o que muito animou as mulheres. Foi a oportunidade de vivenciar naquele momento tudo o que foi conversado durante a palestra.

O evento se realizou com o apoio do CEMEC – Centro Educacional e Cultural de Mairinque e do Polo Educacional Uniasselvi e por isso nossos sinceros agradecimentos.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FATOS QUE REGISTRAMOS

A vereadora Déia esteve prestigiando o encontro da Embaixada Japonesa com a Colônia Japonesa de Mairinque, que aconteceu nas dependências do CEMEC - Centro Municipal de Educação e Cultura, no mês de março.



Um dos objetivos desse encontro foi fazer o recadastramento das famílias japonesas e seus descendentes em Mairinque.

REFLEXÃO

LAURECY FELIPE MATOS da EE Prof. Maria Oliveira Lellis Ito

Vencedor do concurso de foto em comemoração ao Dia do Meio Ambiente organizado pela comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal


terça-feira, 10 de julho de 2012

SINAL VERMELHO PARA NOSSA REPRESA

 GILCLEY GABRIEL DOS SANTOS da EE Prof. Maria Oliveira Lellis Ito
Vencedor do concurso de desenho em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
organizado pela comissão de Meio Ambinte da Câmara Municipal



Foi veiculado no dia 6 de julho, na Agência de notícias da FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo, um estudo recente sobre a qualidade da água da Represa de Itupararanga.



A publicação traz uma preocupação muito grande sobre o futuro da nossa represa. Estamos caminhando a passos largos para a “luz vermelha”. Os resultados sobre indicadores de qualidade da água na represa demonstram que o manancial está sofrendo uma rápida deterioração da sua qualidade devido, principalmente, a falta de políticas públicas relacionadas ao saneamento ambiental e a ocupação territorial desordenada. Essa informação vem corroborar o que foi apresentado no relatório de qualidade das águas da CETESB de 2011


É preciso, com urgência, que se monte uma agenda de ações, envolvendo as Prefeituras, o Conselho Gestor da APA Itupararanga e o Comitê de Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tiete, para enfrentar esse grave diagnóstico elaborado pela FAPESP.


Acompanhe a matéria que saiu no site da FAPESP no dia 06/07:
http://agencia.fapesp.br/15843.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Durante a Rio+20, realizada entre 15 e 23 de junho passado o IBGE divulgou os 62 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS 2012 do país, ou seja indicadores referentes a quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional. Esse indicadores mostram aspectos positivos, mas também as fragilidades do país


POSITIVOS
-redução em 77% do desmatamento bruto da Amazônia Legal em 6 anos de
-queda da mortalidade infantil pela metade, em 10 anos de acompanhamento

FRAGILIDADES
-temos a permanência das desigualdades socioeconômicas e de gênero
-combate a poluição nas áreas urbanas, saneamento e violência.

A reflexão sobre o meio ambiente abre a pesquisa. No levantamento de 20 indicadores que avaliam diretamente a qualidade do ar, terras e águas, a Dimensão Ambiental do IDS – 2012 retomam temas de debate constante, como o do uso de agrotóxicos. Mas, a complexidade da questão ecológica também pode ser avaliada no âmbito de um tema menos explorado, o das espécies invasoras, que podem se transformar ainda em pragas agrícolas ou vetores de doenças, tal como aconteceu com o mosquito da dengue, originário da África.

A publicação completa dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IDS 2012 está disponível na página www.ibge.gov.br

Se, no nosso município também queremos desenvolver de forma sustentável, esse é um importante documento base para se estudar e, podemos avançar em direção á sustentabilidade, em menor tempo, pois, não estamos em áreas de conflito como muitos países, falamos um só idioma, entre tantas vantagens.



Vereado Déia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

VEREADORA DÉIA LANÇA CARTILHA PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Conhecedora da situação e solidária aos trabalhadores autônomos de Mairinque que caminham sem a devida proteção da Previdência Social, a vereadora Déia lançou recentemente uma cartilha para esclarecimentos de um Projeto Federal lançado em 2009 pelo então presidente Lula, o Microempreendedor Individual – MEI.

Trata-se de um projeto voltado para os autônomos de inúmeras atividades tais como cabeleireiros, alfaiates, animadores de festas, caminhoneiros, catadores de recicláveis, pedreiros, manicures, vendedores de cosméticos e outros, com a finalidade de garantir os benefícios e proteção do INSS como aposentadoria por idade, por invalidez, auxilio-doença, salário-maternidade.

Para ingressar é necessário um faturamento anual de até 60 mil reais, com apenas 1 funcionário recebendo salário mínimo. As taxas cobradas pelo Estado são apenas o INSS, ICMS e ISS (Prefeitura). Todos os valores são recolhidos numa única guia, a DAS – Documento de Arrecadação Simplificada.

Para Déia, o momento positivo que o Brasil vive tem que ser compartilhado com os trabalhadores e trabalhadoras que ainda se encontram na informalidade: “Em Mairinque temos uma considerável parcela da população que pode aderir ao MEI. Isso é bom para a economia da cidade e é bom para o trabalhador que passa a ter mais segurança ao longo da sua jornada de trabalho”, afirmou Déia.

Para obter mais informações acesse

terça-feira, 26 de junho de 2012

DEBATENDO O MEIO AMBIENTE

 A cada ano que passa o debate envolvendo a questão do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta ganham mais força. Não devemos atribuir essa mudança de postura a iniciativas involuntárias ou altruístas. Essa mudança de comportamento está intrinsecamente ligada aos resultados preocupantes e alguns trágicos, que temos verificado no nosso planeta.


Déia e Gabriel
Estamos acompanhando uma série de ações no sentido de bloquear o quanto possível a degradação do meio ambiente. Nos últimos dias aconteceu um evento da maior importância sobre a sustentabilidade do planeta, que foi a Rio+20. E para nos brasileiros a satisfação de ser realizada no Brasil.

Em cada lugar do nosso planeta é importante fortalecer o debate e as ações para garantir qualidade de vida as futuras gerações. Em Mairinque organizamos vários eventos no dia Mundial do Meio Ambiente, que já veiculei pela imprensa e pelo nosso blog. Também estive presente em outros como simples participante e nesse caso não posso deixar de registrar a palestra do meu amigo Gabriel Bitencourt.

Gabriel é um histórico ambientalista militante, ex-vereador por três mandatos em Sorocaba e foi o palestrante convidado da Uniasselvi para falar no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Desenvolvimento Sustentável, energias limpas, redução de consumo, entre tantos outros assuntos foram por ele abordados. É sempre muito bom ouvir o Gabriel, que não é um ambientalista de gabinete. O polo Uniasselvi de Mairinque esta de parabéns por abrir à comunidade eventos desse porte.

domingo, 24 de junho de 2012

CULTURA PELA INTERNET

A UNESCO já disponibilizou a Biblioteca Digital Mundial. Acesse gratuitamente www.wdl.org e lá há preciosidades - mapas, textos, filmes, enfim reliquias da cultura mundial em vários idiomas: português, frances, árabe, etc.
Lá você encontrará fotos, documentos e textos do Brasil. Isso porque a Biblioteca Nacional do Brasil faz parte do projeto assim como centenas de entidades incluindo a Biblioteca de Alexandria do Egito.



É só navegar.....e navegar é preciso!


Vereadora Déia

CÂMARA APROVA CONTAS DO PREFEITO

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) emitiu parecer final pela aprovação das contas do prefeito referente ao ano de 2009, primeiro ano da presente legislatura.

Meu voto foi contrário à aprovação e no vídeo abaixo, você pode conferir essa votação.

O que embasou meu voto contrário:

1. O próprio TCE apontou que a prefeitura não tinha Plano Municipal de Saúde exigido pela legislação. A importância disso é que se existisse tal plano, nele poderiam ter sido apontados os problemas que levaram ao fechamento do hospital e, talvez, apontaria caminhos para que tais problemas fossem contornados de forma a se reabrir o hospital. Se o próprio TCE pede o Plano de Saúde, então, o descumprimento deveria levar à rejeição das contas?!

2. No ano de 2009 a prefeitura fez pagamento de serviço não executado, como o de combate às drogas, o que é ilegal;

3. Entre outros pontos, o caso do NEPOTISMO que perdura nesta administração. Como é um processo que tramita no judiciário, as contas do prefeito deveriam aguardar até que decisão final seja dada. Se o NEPOTISMO é ilegal, as contas de um ano todo, em que foram pagos salários a beneficiários dessa prática não poderia ser aprovada.

Enfim, meu voto expressa a minha indignação com o desleixo no trato do erário público.

7x1 – FOI O RESULTADO DA VOTAÇÃO QUE APROVOU AS CONTAS DO PREFEITO DE 2009

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SERVIÇO PÚBLICO DO BLOG

Recebemos através deste blog duas reivindicações do blogueiro Alexandre. Em uma Alexandre solicita providências quanto a um recape na Rua Victorino Villiotti no Jardim Cruzeiro. Pois, o estado da rua dificulta até a circulação de pedestre. Nesse caso, já protocolamos uma indicação na câmara, solicitado a realização dos serviços.

A outra reivindicação é sobre o reparo de luminária da rede de iluminação pública. Já estamos encaminhando o pedido a CPFL para realizar a manutenção das luminárias da rua. Para ter mais precisão nessa reivindicação seria importante informar uma referencia ou numero da casas onde está localizada a luminária.

Agradecemos a manifestação do blogueiro e nos colocamos a disposição.



sábado, 16 de junho de 2012

5 SÃO AS VAGAS EM CRECHE PARA 2012


“...nenhuma deficiência de vagas há nas creches municipais, tratando-se de mera desinformação do povo sobre o acesso a estas, o que pois fazem recorrer diretamente ao Conselho Tutelar...” – Dennys Veneri, Prefeito Municipal

Creche é um direito da criança e da mãe!

Parece-nos que a atual administração municipal não respeita a Lei, nem as crianças e nem as mães de Mairinque. A promotora de Justiça de Mairinque, Dra. Fernanda Priscila B. Moretti instaurou inquérito civil questionando a falta de vagas em creches públicas de Mairinque. O prefeito alegou número insuficiente de funcionários, mas que em 2012 resolveria definitivamente o problema. Alegou ainda que existem vagas, mas que as mães são desinformadas a respeito delas.

Em nossas visitas às creches, qual foi nossa indignação ao constatar que somente 5 vagas foram abertas e somente na Creche Maria Haak Pereira (CDHU).

As creches “Modesta Gianelli” do Recanto dos Eucaliptos e “Benedito Euzébio Cruz” da Vila Granada nem sequer foram citadas pelo prefeito.

Grande é a necessidade em bairros como Terras de São José, Jardim Vitória, Dona Catarina, Monjolinho e Granada e várias indicações foram feitas para a construção de novas creches. Indicamos ainda a adaptação de prédios na Vila Sorocabana e Bairro Lagoinha para ampliação das EMEIs, porém, mais uma vez o Prefeito mostrou sua falta de compromisso com as mães e crianças do município.

Mais uma vez o direito à creche vem sendo sistematicamente descumprido. O Prefeito acredita que 5 novas vagas resolverão o problema das mães e crianças e que esse número irrisório elimina a deficiência de vagas.

Veja o quadro a seguir, que mostra a quantidade real de vagas existentes em cada creche:


quarta-feira, 13 de junho de 2012

PRESÍDIO EM MAIRINQUE – MENOSPREZO PELO NOSSO POVO

A inauguração do presídio de Mairinque está prevista para abril do ano que vem. Porém já produziu uma triste história, a de desrespeito a um povo e invenções de um prefeito.

Se não bastasse destruir a tranquilidade de uma região cercada por nascentes, lagos, matas e sítios, ainda a sujeita a toda sorte dos impactos social e ambiental, gerados pela movimentação normal de um presídio que abrigará 750 detentos. Será o fim da vida pacata, de mairinquenses, aluminenses e sorocabanos, que estão há mais de quarenta anos enraizados naquela área rural, no entorno do futuro presídio.

O custo da obra é de quase R$ 37,6 milhões, dinheiro convidativo para as construtoras que vêm com seus maquinários e uma tropa de trabalhadores nômades, que ao término da obra deixam muitas lembranças provocadas pelo agito nos bares e nos humildes comércios, mas nenhuma compensação pelos estragos produzidos pela obra. Ah, sim, esse preço será pago pelos que resistirem em continuar vivendo na turbulenta vila rural.

O governo tucano do PSDB, que há muito tempo não tem proposta para enfrentar o embaraço do sistema penitenciário, inventa uma solução estapafúrdia, enfia seus problemas goela abaixo da população e alimenta as inverdades de um prefeito.

Em recente reportagem da TV Tem, pudemos constatar um pouco dos reflexos da instalação do presídio. Afirmações dos moradores, como “falta de estrutura do local”, “onde há matas e lagos preservados”, dão a dimensão dos possíveis danos. Por outro lado, os protagonistas desse incômodo projeto, tentam convencer as pessoas com a ideia de benfeitorias e desenvolvimento. Vendem a ideia de que comerciantes locais vão faturar com o os futuros visitantes, mas não contam o quanto será a desvalorização de toda a região.

Quanto ao município de Mairinque, o prefeito poderia argumentar que em Mairinque existe uma lei proibindo a construção de presídios ou que a área escolhida é inadequada ou até mesmo ser porta voz dos sentimentos da população. Mas, infelizmente, o prefeito não deu atenção aos sentimentos dos mairinquenses. Preferiu se curvar aos interesses do tucanato justificando sua posição com inverdades e argumentos duvidosos como: “o local foi deferido por meio de uma pesquisa”, “duas estradas vicinais serão asfaltadas, uma no bairro Mato Dentro e outra no bairro Cristal”.

Num breve futuro saberemos o resultado dessa obra, e talvez pouco se consiga fazer para minimizar seus impactos. Porém, espero que o futuro seja implacável com os responsáveis por essa obra.



DÉIA

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No último dia 6 de junho, realizamos no CEMEC a etapa final do I Concurso “Nosso Meio Ambiente de Cada Dia”.


Foram convidadas as escolas de ensino médio da rede pública para o concurso, cujos trabalhos – fotos, redações e desenhos – foram analisados e escolhidos pela Comissão julgadora formada pelo Fotógrafo Renan Amorim, Pedagoga Thais, Professora Roberta (Uniasselvi) e o Artista Plástico Déco.
Participaram alunos da EE Profª Maria Lellis Ito e EE Profªº José Pinto do Amaral.

A palestrante convidada foi Dra. Alessandra C. Fattori Machado, Consultora Ambiental e bióloga do Centro Tecnológico da Marinha. Dra. Alessandra falou aos participantes sobre “Mudanças Climáticas e Energias Limpas”.

O tema abordado é instigante, pois a energia nuclear esta entre as fontes de energia considerada limpa. Porém, essa é uma fonte presente nos exames de imagens para saúde, conservação de alimentos entre outros.
Após a palestra foram entregue os prêmios aos vencedores do concurso.
Para o concurso contamos com o apoio e  parceria CEMEC, APAPS – Associação dos Amigos da Porta do Sol, Odilon Informática e Estética Harmonia.

O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente que é presidida por mim e tem como membros os Vereadores Chicão do Flora e Dr. Arlindo

Vereadora Déia

domingo, 3 de junho de 2012

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E A RIO+20

Penso que é uma oportunidade de tratar o tema Rio + 20 com a comunidade estudantil e que naturalmente vai multiplicar e apurar as informações nos demais cantos da comunidade – trabalho – casa – igreja, etc.


Na próxima quarta feira, dia 6 de junho, às 15h, estaremos socializando essa reflexão. O evento será no CEMEC e com as escolas de segundo grau e todos que queiram participar. Na oportunidade vai acontecer a etapa final do I Concurso “Nosso Meio Ambiente de Cada Dia”.

É fato que nas salas de aula os professores e alunos desenvolvem atividades e estão discutindo a temática Meio Ambiente, mas a Rio+20, infelizmente, é muito menos popular que as Olimpíadas e a Copa. Portanto, esta atividade vai colaborar para essa popularização.
Haverá exposição no hall do CEMEC(Centro Municipal de Educação e Cultura) dos trabalhos – fotos, desenhos e redações – das escolas participantes entre os dias 4 a 6 de junho. Na quarta-feira, 6, a partir das 15h30, acontecerá a premiação dos trabalhos por modalidade e, na mesma ocasião, será proferida a palestra “Mudanças Climáticas e Energias Limpas”, pela consultora ambiental e bióloga do Centro Tecnológico da Marinha(ARAMAR), Alessandra Carla F. E. Machado.

Será uma ação da Agenda 21 – Agir localmente e Pensar Globalmente.

Rio+20

No Rio+20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 15 a 23 de junho, os debates e deliberações serão no rumo da sustentabilidade: se há fome tem que haver mudança profunda no sistema alimentar e na agricultura mundial .
Hoje, são 925 milhões de famintos e até 2050 – daqui a pouco – serão 2 bilhões de famintos e uma em cada 4 pessoas viverá em país afetado por falta de água. O setor de alimentos e agricultura oferece soluções chave para o desenvolvimento sustentável, e é central para erradicação da fome e da pobreza.

Na Conferência Rio+20 os países participantes, e não só os governantes, as entidades, movimentos e ONG’s vão conferir os acontecimentos, retrocessos e avanços desde a Conferência que aconteceu em 1992 e que ficou conhecida como ECO92. Já se passaram 20 anos e muita coisa aconteceu. Uma infeliz constatação é a de que se não houver mudanças de rumo a fome, a falta de água e os desastres ambientais afetarão a todos.
Os dois temas em foco na Conferência serão: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Simultaneamente, às plenárias acontecerão eventos do Forum Social Mundial e da Cúpula dos Povos. A expectativa é de que, nesse processo de preparo e do acontecer da conferência, milhões de pessoas pelo mundo se juntem, principalmente os mais jovens.